Reservar antes para viajar melhor
Só viaja bem na alta temporada quem planeja antes
Por: Redação
Dica preciosa para viajantes: planeje e antecipe-se. Não, não dá pra esperar o mês de maio para decidir se você vai ou não esquiar na América do Sul nas férias de julho; ou março para resolver se você vai viajar para um hotel fazenda na Páscoa; ou, ainda, junho para decidir ir à Disney na “semana do saco cheio”, só para dar alguns exemplos.
Bom, na verdade até dá, mas as chances de você não conseguir passagens nas datas que gostaria, hospedagem no hotel que queria e não pagar os preços que poderia ter pago – e sim bem mais – são enormes. Fora os outros perrengues: não conseguir assentos juntos no voo, não conseguir alugar um carro do tamanho da sua necessidade, não conseguir reservas em atrações ou restaurantes…ninguém merece!
Alta temporada, viajantes, é para os planejados! Ainda mais quando se viaja com filhos, a antecedência é a palavra de ordem. Afinal, todos os pais esperam os feriados prolongados e as férias escolares para conseguir viajar em família e, justamente por isso, são esses os períodos mais concorridos e mais caros. Isso tudo, no entanto, vai ficar muito atenuado se você organizar sua agenda antecipadamente de acordo com as datas que pode e pretende viajar.
Tenha em mente pelo menos seis meses de antecedência – ou até um pouco mais, dependendo da época, tipo Natal Luz em Gramado, Réveillon em Noronha ou em Nova York, Carnaval na Bahia – para fazer todas as reservas. Vale lembrar que ainda estamos em período de pandemia, por isso faça reservas com cancelamento ou mudanças gratuitas, mas deixe tudo acertado.
Em tempo: se seu plano incluir a Europa nos próximos meses, reforce a necessidade de boas políticas de cancelamento de voos e hotéis, levando em consideração o período de animosidade da guerra atual e seus possíveis desdobramentos.
#DicaFamilyTrippers: se você ainda não tem filhos na escola – ou se eles ainda são bem pequenos, naquela fase em que viajar por alguns dias não vai custar nota e nem conteúdo – fuja da férias escolares: viajar em abril, maio e setembro, por exemplo, para destinos como a Disney costuma ser bem mais tranquilo, com chance de aproveitar melhor as atrações e evitar enormes filas, por exemplo.