Vacina em Dia
Conecte SUS garante seu passaporte vacinal para viagens nacionais e internacionais
Por: Redação
Hoje em dia, além dos documentos que sempre foram essenciais para viajar, como identidade, passaporte e vistos, é preciso ter o comprovante do esquema vacinal contra Covid-19 completo. A apresentação pode ser feita através da carteira de vacinação em alguns lugares, mas o ideal (e oficial) é mesmo o passaporte através do Conecte SUS, aplicativo oficial do Ministério da Saúde.
Por todo o país, há municípios que passaram a exigir o documento para determinados locais ou tipos de eventos. Há casos em que pode ser apresentada a própria caderneta de vacina ou um papel timbrado da secretaria municipal de saúde, mas o certificado emitido pelo aplicativo Conecte SUS pode servir para qualquer circunstância, e tem opções em português, espanhol e inglês.
O certificado do SUS pode, inclusive, ser usado em viagens internacionais, para onde já é permitida a entrada de brasileiros.
O documento pode ser exibido diretamente do aplicativo e tem uma opção para a exibição do QR Code e comprovação da validade (somente em territorio nacional) por meio de um código. O documento consolida as informações sobre as aplicações e comprova que o cidadão tomou as duas doses e mais a dose de reforço. Ele pode ser emitido também em inglês ou espanhol.
Ele também pode ser emitido em uma versão PDF em formato que possibilita a impressão, por exemplo, em uma folha no tamanho A4.
Além do certificado de vacinação contra a Covid, o aplicativo e o site também permitem a emissão da carteira internacional de vacinação.
Os diversos formatos de apresentação do comprovante – incluindo o impresso – facilitam para pais que precisam apresentar o dos filhos, além do próprio comprovante. Crianças a partir de cinco anos devem estar vacinadas para viajar.
#DicaFamilyTrippers: para famílias muito viajantes, é interessante ter também a vacina contra a febre amarela e comprovante internacional da vacina.