Family Trip Magazine

Publicidade

Conhecer o Pantanal para conhecer o Brasil

Nas férias de julho a maior planície alagada do mundo é opção ideal para férias com crianças maiores

Por: Redação

Das coisas mais importantes que uma viagem pode fazer por você, e pela sua família, é ensinar. Viajar traz novos panoramas sobre o mundo e suas necessidades. E, nesse momento, o Pantanal precisa ser visto e notado, mais do que nunca. A maior planície alagável do mundo, berço de enorme diversidade de fauna e flora e parte essencial do bioma brasileiro está sob ameaça. E fazer turismo consciente, trazendo de volta na mala, além de ótimas recordações, um propósito, é o que o Pantanal espera de seus turistas agora. E, mais ainda, dos seus filhos, que são os viajantes do futuro e pelas mãos de quem, se espera, o mundo conheça destinos melhores. Por isso, e também porque é uma viagem inesquecível, considere colocar o Pantanal em seu roteiro para as férias de julho. 

Julho é o mês em que as suas chances de pegar as estradas secas e trafegáveis aumentam bastante, assim como a possibilidade de ver mais animais terrestres.  A paisagem é bem diferente da temporada alagada: os níveis dos rios baixam e os bichos saem em busca de alimento e água, incluindo os cobiçados felinos. Também nessa época do ano a amplitude térmica aumenta, com dias abafados e noites bem frescas, às vezes até geladas.

Publicidade

Ir com crianças ao Pantanal é uma aventura cheia de possibilidades. Vale saber, no entanto, que crianças maiores, a partir dos seis anos, certamente vão aproveitar mais a programação (que não contempla bebês e nem infantes menores). A rotina pantaneira é de caminhadas, cavalgadas, paciência e silêncio para observar os animais durante os safáris e nas torres de observação, passeios de barco (nem sempre é possível na seca) e overdose de natureza. É preciso estar pronto para pequenos perrengues, por isso tenha com você: farmacinha em dia, repelente, roupa adequada e extra, lanchinhos não perecíveis na mochila podem facilitar muito seu programa. 

Para chegar é preciso voar até Campo Grande, principal porta de entrada, e percorrer mais três horas de estrada até o município de Miranda, onde estão os principais hotéis. 

Outra dica bem importante é escolher bem seu hotel e fazer o roteiro proposto por eles, para ter conforto e segurança. Um dos mais completos complexos do Pantanal, o Refúgio Ecológico Caiman conta com um hotel (na casa sede da fazenda) e duas pousadas e uma programação cheia de nuances, com safarias de bicicleta, focagem de jacarés e uma vivência plena da cultura pantaneira. Outra boa opção é a Pousada Araras Eco Lodge com quartos familiares com ar-condicionado, janelas com telas e piscina natural. Todos funcionam em sistema de pensão completa.

 #DicaFamilyTrippers: Veja o que não pode faltar na farmacinha.

Rolar para cima
Pular para o conteúdo