O que viajar em família representa?
Dicas valiosas da nossa comunidade de pais viajantes para tornar a sua viagem em família ainda mais especial
Por Sut-Mie Guibert e Flávia Oliveira
Nossa comunidade de famílias viajantes tem uma importante voz dentro de nossa plataforma porque nos traz experiências reais e ensinamentos que ajudam muitas famílias em suas dúvidas, ansiedades, medos, desafios e alegrias ao viajarem. É muito bom poder contar com a experiência de outras famílias. Falamos dos mais diversos assuntos, entre roteiros e dicas, mas também dividimos as delícias e dificuldades de viajar em família. Ou seja, falamos do que conhecemos e estabelecemos essa rotina de troca com muita frequência.
Hoje, escolhemos perguntar o que viajar em família representa, já que a paixão é tão grande. Vamos ver as respostas? Veja se você se identifica com alguma.
De um Pai: “Significa ainda mais tempo com as meninas, novas descobertas, inúmeros aprendizados, diversão, bagunça e muita brincadeira!”
De uma Mãe: “Memória afetiva. Oportunidade única de compartilhar descobertas, ensinar e aprender. Redescobrir lugares pelo olhar fresco e puro da infância. Uma forma preciosa de educar! Por isso malas sempre prontas.”
Outra Mãe: “Significa passar tempo de qualidade com meu filho. Compartilhar experiências e descobertas. E aprender com meu filho a ver as coisas com alegria e inocência.”
De outro Pai: “Sair da zona de conforto. Olhar o mundo com outros olhos. Ir mais devagar.”
De uma mãe: “Ter tempo para conversar, amar e descobrir o mundo recheado de sentimentos! Viajar com minha filha é a melhor parte do ano!”
De outra Mãe: “Fazer os olhos deles brilharem com coisas que nunca viram! Tem um monte de coisas que eu poderia falar aqui, mas isso é o que mais me encanta. Me pego várias vezes em viagens só admirando-os enquanto eles se encantam!”
Mais uma mãe: “Descobertas e memórias que ficam para sempre. Foi assim para mim, com meus pais e acho que tem sido com meu pequeno também.”
De outra mãe que lembra da infância: “Eu tenho lembranças incríveis das viagens que fiz na minha infância, Depois que perdi meu pai, parece que isso ganhou novo significado, e me mostrou o quanto devo aproveitar o tempo com meu filho, criar memórias e lembranças. Afinal, essa é a melhor herança que recebemos e podemos deixar! Então, viajar com meu filho representa isso, criar memórias e deixar momentos marcados, tanto pra mim, quanto pra ele.”
Apaixonada pela filha: “Amor, descobertas, cumplicidade e realização de sonhos. Minha filha é super companheira de viagens.”
Uma mãe de agora adultos: “Momentos para criar vínculos,laços,memórias, mas também para apresentar/descobrir um mundo que vai muito além do nosso. Mostrar que as pessoas podem ser diferentes da forma mais concreta possivel quando são crianças: as comidas sao diferentes, as roupas, as crenças, as brincadeiras, as rotinas..crescer acreditando e respeitando a diversidade era o nosso objetivo de vida.”
Mais uma apaixonada pela diversidade: “Principalmente memória afetiva e o aprendizado que nossa cultura, nossa crença e nossas “verdades” são apenas mais uma dentre milhares de outras.”
Uma mãe objetiva: “Representas as lembranças, mas representa também eu não deixar de fazer coisas que sempre amei fazer antes de ter filho. Viajar é uma delas. Por isso tento equlibrar viagens para resorts e viagens para destinos que eu me interesso mais que meu filho.”
De uma mãe de uma criança muito questionada: “Meu filho, quando tinha 11 anos, contou que os colegas ficavam dizendo na escola que ele era rico porque viajava em todas as férias. Aí ele me disse que respondeu aos amigos que enquanto outros pais preferiam comprar carros e apartamentos “grandes”, os pais dele preferiam investir em viagens. Senti muito, muito orgulho da resposta que ele deu. E, de certa forma, isso resume a minha resposta à pergunta.”
De uma mãe experiente: “Representa união, desafios, novas experiências, amadurecimento, memórias, perrengues… Nem tudo sai as mil maravilhas mas voltamos sempre mais conectados e felizes. Minha filha de 8 anos já ajuda a definir os locais e as atividades. Meu filho de 4 anos está começando a se interessar pelo tema e a pedir viagem de presente. Sempre que me perguntam porque eu viajo com meus filhos ou quando afirmam que criança dá muito trabalho eu respondo que criança dá trabalho em qualquer lugar, melhor ter trabalho conhecendo o mundo! Não abro mão de viajar com meus filhos, até fazemos viagens menores sem eles, mas com as crianças fica tudo mais completo!”
Uma visão 360º: “Diversão, oportunidade de crescimento e amadurecimento, união, afinidade e diminuição do ritmo… É fato que só casal, a gente consegue acelerar, fazer mais coisas, andar mais, pois nossa energia é outra…
E acho que pra uma família ser 100% feliz em relação ao lazer, tem que ter espaço pras duas coisas: viagem em família, e viagem só pro casal! (E um dia, viagem só pros filhos também! É que os meus tem 5 e 9 anos, mas nas férias já vão pra praia com avós e a gente fica!).”
E para terminar, uma pitada de bom humor: “Gente, vocês são super românticos, eu já acho a loucura mais gostosa da vida, são as melhores recordações do nosso tempo em família. E vamos combinar que ficar em casa seria mais fácil, viajar com crianças é sempre uma aventura imprevisível!”
E para você, o que viajar em família representa, agora que viu várias visões e opiniões?
Sut-Mie Guibert é fundadora e mediadora da nossa comunidade de famílias viajantes, a Family Trippers – Viagens em Família, um grupo fechado com mais de 11.000 famílias compartilham suas experiências reais e dicas de viagens para ajudar outros pais a viajarem melhor. Sócia-fundadora da Family Trip Magazine e mãe da Clara e da Nina, traz uma matéria nova a cada edição contando as descobertas de outras famílias pelo mundo afora.
Flávia Oliveira, mãe da Duda e do Bernardo, também modera o grupo com muito humor e é viajante frequente.
Serviços
Dicas da Família Way do que não pode faltar na mala
Gate
Ele adora levar eletrônicos para a viagem: celular, drone, máquina fotográfica, carregadores,…
Destiny
Fly
Ela é apaixonada pelo mochilão de viagem colorido, mas adora também outros acessórios como garrafas, fones…
Trip
Hope
Nick
O Nick precisa da caixa transportadora, da coleira prática, da garrafa para beber água em passeios e de ração, claro!