Family Trip Magazine

Publicidade
Foto: Samuel Macedo FIL 2023 - a pequena Ana Gomide de 10 anos estreando “Babauzinha”

FIL completa duas décadas de sucesso e traz diversas atrações ao Rio

Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens traz o tema ‘A Cosmogonia das Infâncias’ De 7 a 15 de outubro no Parque Lage e CCBB/RJ

Por: Redação

O aguardado Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (FIL) está pronto para celebrar duas décadas de vida em 2023, e chega entre 7 e 15 de outubro, com uma programação vibrante no Parque Lage e no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. Esta atmosfera enriquecedora de arte, teatro, dança, artes digitais e performances promete expandir os horizontes das infâncias de todas as idades.

Com curadoria primorosa da dramaturga, encenadora, roteirista e inventora do Festival Karen Acioly, o FIL se estabeleceu como um marco na cena cultural do Rio de Janeiro, do Brasil e também no exterior. Este ano, o Festival vai abordar a temática “A Cosmogonia das Infâncias”, ou seja, o título traduz que é a forma de explicar como o universo surgiu, explorando a criatividade e a multiplicidade de imaginários que caracterizam a infância, reflexões que trazem à tona a formação do mundo a partir do olhar das crianças.

Para a abertura oficial do Festival, no dia 7 de outubro, de 10 às 11h, no Parque Lage duas atrações de tirar o fôlego:

  • a performance gaúcha O lançador de foguetes
  • e o olhar amoroso para as diversas infâncias brasileiras com a exposição “A Cosmogonia das infâncias” do fotógrafo cearense Samuel Macedo. Inspirado no avô que tinha uma oficina de onde saiam traquitanas, acabou recebendo sua primeira câmera, uma caixa escura feita com resto de tudo.

Publicidade

Um outro destaque é a ópera de marionetes com um conto dos povos originários da floresta no espetáculo “Onheama”, (eclipse em língua tupi), do Menor Teatro do Mundo, de São Paulo. Dias 7 e 8, às 16h, no CCBB/RJ.

Arte em família – Os pequenos terão a oportunidade de assistir em primeira mão a pequena Ana Gomide de 10 anos, do Ceará estreando “Babauzinha”, em que apresenta um espetáculo de teatro de bonecos popular em homenagem à tradição do babau, do Cassimiro Coco e do mamulengo. Dias 7 e 8, às 15h, no Parque Lage.

Um espetáculo para toda a família é O lançador de foguetes, onde um personagem excêntrico e virtuoso, com seu triciclo recheado de elementos cênicos, calcula os fenômenos físicos que podem interferir nesta jornada. Dias 7, às 10h e 8, às 11h, no Parque Lage.

Já o RastaPezinho no Parque, do Rio de Janeiro, convida bebês e crianças de até quatro anos para uma apresentação musical interativa. A ideia é brincar, dançar e se divertir com temas circenses durante um sarau. Fiquem atentos pois há sessões diferentes para bebês andantes e para bebês de colo. Dias 12, às 16h e 15, às 11h, no Parque Lage.

A brisa do mar da Restinga de Marambaia será sentida no jardim do Parque Lage, por meio da música e dança do projeto Flautistas de Marambaia e Os Meninos do Mangue. Dia 12, às 10h, no Parque Lage.

O bailarino, coreógrafo, diretor de movimento e terapeuta Paulo Mazzoni, também faz parte da Vivência Espetacular com Família de pernas para o ar! Ele vai convidar o público para uma imersão acrobática, mostrando que a arte pode estreitar a confiança entre os familiares e aprimorar o contato físico entre as pessoas que se entregam ao balanço. através de jogos e brincadeiras lúdicas. Dias 12, às 16h no CCBB/RJ e 14, às 15h, no Parque Lage.

Multimundos vem mostrar as experiências com Artes Digitais dentro do FIL. As artes digitais imersivas inserem o espectador – de todas as idades – em uma experiência multissensorial que transcende a mera observação passiva. Dias 14, das 14h às 16h e 15, das 14h às 18h, no CCBB/RJ.

A magia vai estar solta pelos jardins exuberantes do Parque Lage durante a apresentação do grupo Quintal Mágico. Crianças e suas famílias vão poder brincar, dançar e cantar baião, coco, cacuriá, carimbó, boi, choro e cantigas infantis, ao som de um rico repertório da cultura popular brasileira cantado e tocado ao vivo. À medida que o show acontece, brincadeiras e interações com o público são propostas, criando um espetáculo único. Dia 7, às 11h e 15, às 16h, no Parque Lage.

Serviço:

FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens – 20ª Edição

  • Locais: Parque Lage e Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ)
  • Datas: de 7 a 15 de outubro
  • Parque Lage – programação gratuita – senhas distribuídas 1h antes do início do espetáculo
  • CCBB – programação paga e gratuita – a programação gratuita terá as senhas distribuídas 1h antes do espetáculo
  • No Dia das Crianças (12 de outubro) – todos os eventos serão gratuitos
  • Fil indica: levar cangas, esteiras e cadeiras de praia para a programação ao ar livre, no Parque Lage.
  • Informações completas no site: fil.art.br

Endereços:

  • Centro Cultural Banco do Brasil – Rua Primeiro de Março, 66, Centro
  • Parque Lage – R. Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico
Rolar para cima
Pular para o conteúdo