A importância da dança no desenvolvimento infantil
Descubra como a dança pode contribuir para a saúde física e emocional das crianças, além de despertar a sensibilidade cultural desde cedo.
Por: Redação
O Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril de cada ano, tem como objetivo promover a arte da dança em todo o mundo e destacar seu valor educacional e cultural, como forma de expressão e de inclusão social. Para as famílias e escolas, esta é uma ótima oportunidade de parar para refletir sobre a importância da dança para o desenvolvimento infantil.
Aulas de dança podem contribuir para a saúde corporal das crianças de várias maneiras. Em primeiro lugar, a dança é uma forma divertida e estimulante de atividade física que pode ajudar a melhorar a aptidão cardiovascular, o equilíbrio, a coordenação, a postura, a flexibilidade e a força muscular. A prática regular de dança também permite que as crianças compreendam a relação entre o seu corpo e o espaço ao seu redor, o que pode melhorar sua coordenação espacial, consciência corporal e a percepção do mundo ao seu redor.
Dançar pode exercer ainda um papel importante no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, uma vez que tende a melhorar a autoestima e a confiança, além de promover a comunicação não verbal. Como a dança envolve a interpretação de músicas e histórias por meio da expressão corporal, aguça o desenvolvimento da imaginação e da criatividade. Ademais, se praticada em grupo, apresenta uma oportunidade de desenvolver habilidades sociais, como o trabalho em equipe e a cooperação.
Não há dados oficiais sobre a porcentagem de crianças que fazem aulas de dança no Brasil. No entanto, a dança é uma atividade muito popular entre as crianças e jovens brasileiros, com uma grande variedade de estilos e escolas de dança disponíveis em todo o país. Muitas escolas e projetos sociais oferecem aulas gratuitas de dança para crianças de baixa renda, democratizando o acesso à atividade.
Gostem as crianças de dançar elas mesmas ou não, os pais ainda podem ensiná-las a apreciar apresentações de dança. Ver dançarinos profissionais em ação pode ser uma forma poderosa de inspiração e desenvolvimento da valorização da arte. Assistir a espetáculos de dança também pode ajudar as crianças a expandir seu conhecimento cultural e sensibilidade estética. Para isso, os pais devem procurar incluir mais programas culturais relacionados à dança em sua rotina no tempo livre com as crianças, como visitas a museus e galerias de arte, espetáculos de dança e festivais culturais.
Existem diversas maneiras de se manter informado sobre as datas das apresentações e espetáculos de dança que acontecem pelo Brasil. Uma opção é seguir os perfis de teatros, casas de espetáculo e grupos de dança nas redes sociais, onde costumam ser divulgadas as programações. Além disso, é possível acompanhar as agendas culturais de jornais e sites especializados em cultura e eventos. Outra opção é entrar em contato diretamente com os espaços de dança de sua cidade e pedir para ser incluído em sua lista de e-mails ou mensagens, para receber informações sobre suas programações.
As viagens de férias também são excelentes oportunidades para aproximar as crianças da dança. O mais fácil é procurar por atividades de dança oferecidas em resorts ou acampamentos de férias. Outra possibilidade é buscar por apresentações ou eventos de dança que acontecem na cidade ou região que pretendem visitar. Os pais podem até mesmo pesquisar por estúdios locais ou academias de dança e se inscreverem para uma aula em grupo em família, proporcionando uma experiência divertida e memorável para todos.
#DicaFamilyTrippers: Confira 5 motivos para adolescentes praticarem esportes.