Family Trip Magazine

criancas_Amazonia_Projeto_Escola_Viagem_do_Bem

A transformação promovida pelo Projeto Escolas do Rio Negro

Sua família pode ser um agente do bem na Amazônia apoiando um projeto de construção de escolas sustentáveis

Por Claudine Blanco e Caroline Sundfeld

Promover bons valores, como cuidar do meio ambiente e estimular a formação de novos cidadãos contribui diretamente para uma transformação geracional. E que bom que existem pessoas que já tomaram essa consciência e desenvolvem projetos incríveis para transformar a realidade.  É o caso do Projeto Escolas do Rio Negro, uma iniciativa para fortalecer a educação básica nas comunidades ribeirinhas, resultado de uma parceria entre a Fundação Almerinda Malaquias, (sobre a qual já escrevemos aqui), Expedição Katerre e a prefeitura de Novo Airão.

O Projeto Escolas do Rio Negro: uma iniciativa transformadora

Este projeto partiu de diversas constatações: a Amazônia tem uma enorme parte fluvial feita de ilhotas onde vivem diversas famílias e crianças espalhadas em um perímetro imenso. Uma situação que não permite aos professores irem e voltarem da escola todo dia; muitas vezes, eles deixam suas famílias por semanas ou meses para poder se dedicar aos alunos. Isso, depois de 24h de viagem de barco, por exemplo. Ao se deparar com essa realidade, Ruy Tone, apaixonado pela região há mais de 15 anos e já diretor da Fundação Almerinda Malaquias, uma ONG de Novo Airão, onde atua com educação e sustentabilidade, decidiu ampliar o projeto e criar novas escolas.

Veja abaixo, o projeto que a Família Way foi visitar na Amazônia: 

Esse projeto adota uma abordagem holística para criar escolas eficientes, locais e sustentáveis para as comunidades ribeirinhas.

Três premissas fundamentais orientam o seu design:

Uma arquitetura sustentável: as escolas são projetadas conforme a tipologia da arquitetura regional, respeitando o ambiente local e oferecendo segurança, iluminação natural e ventilação adequada.

Uma flexibilidade modular: as escolas são modulares, adaptadas para atender diferentes necessidades, tamanhos de comunidades e condições locais. Algumas ilhas/regiões têm 10 crianças, outras têm 30… Isso facilita a construção, manutenção e acoplamento de novos módulos caso seja necessário.

Uma inteligência construtiva: a construção das escolas segue métodos semelhantes aos da construção tradicional, otimizando a logística e manutenção.

A escola ribeirinha Tancredo Neves antes e depois

Fases do projeto

O Projeto Escolas na Amazônia está dividido em três fases distintas.

A fase 1 concentra-se na construção e reforma das escolas, coordenando o trabalho operacional e executando as obras.

A fase 2 tem em vista capacitar os professores das comunidades, oferecendo cursos que aprimoram suas habilidades e preparação.

Já a fase 3 envolve intercâmbios pedagógicos entre educadores e a equipe da Fundação Almerinda Malaquias, promovendo a troca de experiências.

A meta é ter 25 escolas ativas, trazendo benefícios como: estruturas escolares mais adequadas, conectividade com a internet, professores motivados e bem preparados, redução nas taxas de evasão escolar, aumento da alfabetização nas comunidades ribeirinhas e enriquecimento da cultura local.

O foco inicial é a educação, mas o projeto também desempenha um papel importante em sensibilizar as pessoas para a importância da preservação da Floresta Amazônica. O propósito é criar uma geração que entenda, ame e cuide desse ambiente tão precioso para o planeta. É uma iniciativa linda, que visa transformar a realidade das comunidades, educar as futuras gerações e tornar o mundo um lugar melhor para todos.

Embarcação Jacaré Açu | Foto Caio Vilela

Viajar com propósito

Viajar em família para a Amazônia pode despertar um profundo senso socioambiental. Aqui na Family Trip Magazine, visamos inspirar as famílias viajantes a explorarem o mundo com um propósito e levantar uma rede de famílias solidárias. Acreditamos que viajar pode ser uma ferramenta poderosa para a educação e conscientização ambiental, além de ter o poder de despertar o senso de responsabilidade que temos em cuidar do nosso planeta.

Por isso, investimos em viagens em família, usando todo o nosso know how e nossas marcas para despertar uma nova geração.

As agências Viajar com Crianças e  Viajar com Adolescentes terão um grupo especial para realizar uma expedição de Barco pela Amazônia e convida as famílias da nossa comunidade a embarcarem nessa ideia e investirem na construção de uma escola. A saída visa fazer do turismo convencional uma viagem transformadora e uma oportunidade única de promover, ensinamentos, valores e propósitos maiores aos filhos adolescentes. 

Te convidamos a se juntar a nós nessa jornada!

Para contribuir diretamente com o projeto, entre em contato pelo Instagram: @fundacaoalmerindamalaquias

Juntos, podemos ensinar nossos filhos a amar, preservar e cuidar do nosso planeta, garantindo um futuro sustentável para todos. Se o seu projeto casa com nosso propósito, fale conosco que iremos te ajudar com projetos que envolvam as nossas três marcas, assim como estamos fazendo com o Projeto Escolas do Rio Negro.

Serviços

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Rolar para cima
Pular para o conteúdo