Aproveite para viajar com crianças pequenas e economizar
Existem muitas vantagens (e economias) em viajar com crianças pequenas. Descubra e aproveite para tirar a viagem do papel.
Por: Redação
Muitos acham que viajar com crianças custa muito mais caro. É claro que, sendo mais do que duas pessoas, os gastos aumentam, mas ainda assim, a proporção é bem menor enquanto as crianças são pequenas. Depois sim, os gastos aumentam, porque elas passam a contar como adultos. Portanto, aproveite enquanto seus rebentos são pequenas e economize! Vejam algumas razões e dicas para viajar com elas já.
AVIÃO E MEIOS DE TRANSPORTE
Na maioria das companhias aéreas, crianças com até 2 anos não pagam ou, no máximo, pagam 10% da passagem. Por que não aproveitar para fazer aquela tão sonhada viagem e que é mais cara? (Observação: elas não pagam, porém, viajam no colo. Se quiserem um assento para elas, é necessário pagar).
De 2 a 12 anos, dependendo da companhia aérea, as crianças pagam de 50% a 75% da passagem. Além disso, elas passam a ter um cartão de milhagem e acumulam milhas.
Para crianças pequenas que ainda não estão na escola, é possível evitar as férias escolares, quando tudo fica mais caro. A baixa temporada é um excelente momento para viajar em família.
Siga dicas de perfis especializados que postam sobre promoções aéreas como o Melhores Destinos ou Passageiro de Primeira. É ainda melhor assinar esses sites para receber as promoções por e-mail em primeira mão ou baixar o aplicativo gratuito que envia notificações para o celular.
Façam uma pesquisa detalhada:
- Evitem viajar nos finais de semana. Se puderem viajar na segunda ou terça, as tarifas serão melhores;
- Verifiquem as taxas de embarque, que são as mesmas, com ou sem promoção, mas alguns sites mostram os preços sem as taxas e depois há uma surpresa;
- Observem o tempo de voo, as escalas e as conexões. O barato pode sair caro. Já é difícil para adultos, imaginem com crianças: sair de madrugada, fazer 2 ou 3 paradas, conexões de 5 horas, etc. Se houver opções, é melhor evitar essas situações.
- Milhagem: aproveitem as promoções que exigem menos milhas.
- Aproveitem eventuais promoções específicas onde as crianças viajam de graça.
Nas viagens de ônibus, as crianças de até 5 anos não pagam se viajarem no colo dos pais ou acompanhantes. Embora as viagens de trem sejam menos comuns no Brasil, na Europa, crianças com menos de 4 anos não pagam (embora não tenham lugar reservado), e de 4 a 12 anos, elas têm 50% de desconto da tarifa adulta.
HOSPEDAGENS
Em muitos hotéis e pousadas, as crianças não pagam até os 5 ou 6 anos ou até 11 anos. Alguns hotéis permitem a gratuidade apenas para crianças até 2 ou 3 anos, mas felizmente, eles são minoria. Após os 5 anos, muitos estabelecimentos cobram 30% pela cama extra.
Existem muitas promoções com gratuidade para crianças até 12 anos no mesmo quarto de dois adultos pagantes (muitas delas compartilhamos aqui ou em nossas redes sociais).
A rede internacional Novotel possui o programa “Family & Novotel“, que oferece gratuidade para duas crianças até 16 anos ou 50% de desconto no segundo quarto.
Outra opção econômica e prática ao viajar com crianças são os apart-hotéis com cozinhas ou até mesmo alugar um apartamento em vez de se hospedar em um hotel.
REFEIÇÕES
Crianças comem pouco, por isso é sempre interessante quando há opções de menus infantis, mais baratos e com porções menores. Além disso, crianças pequenas podem até dividir o prato com os pais.
PASSEIOS
Muitas vezes, crianças não pagam entrada em monumentos turísticos até os 5 ou 6 anos. Depois disso, pagam meia-entrada até os 12 ou 18 anos.
Na França e na Europa, os museus são gratuitos para crianças até 18 anos. Nos Estados Unidos, até os 16 anos.
Aproveite os programas gratuitos, como visitar parques, playgrounds, praias, conhecer curiosidades locais, visitar museus e galerias com entrada gratuita… Crianças não são exigentes, qualquer coisa as diverte.
Aproveite os grupos de compras. No Laçador de Ofertas, por exemplo, sempre há promoções para o Snowland em Gramado. Ou o Clubinho de Ofertas, sempre tem promos para parques, peças de teatro e shows.
O principal, como para toda boa viagem (com ou sem crianças), é pesquisar e programar! Prever um orçamento, juntar um pouquinho todo mês para as férias, estabelecer e dividir as regras na família, inclusive com as crianças: quanto gastar com lembrancinhas, sorvetes, lanches… Aproveite e leia as dicas do consultor financeiro Gustavo Cerbasi. E saibam que podem até ter boas surpresas como a de ganhar um up grade em Hotel, só por estarem com crianças.
#DicaFamilyTrippers: Veja que temos uma seção inteira para ajudar a economizar!