Family Trip Magazine

Publicidade

Armário cápsula para crianças: como ele pode facilitar a logística na hora de fazer as malas para viajar em família

Garanta que os pequenos tenham sempre à mão uma seleção de roupas adequadas para as diferentes estações do ano, com peças versáteis e de qualidade, prontas para serem colocadas na mala e embarcar para qualquer destino

Por: Redação

A pessoa que falou que o melhor da viagem é esperar por ela certamente não estava encarregada de fazer as malas de seus filhos. Se no dia-a-dia, mesmo diante de um guarda-roupas abarrotado, já é uma batalha montar um look funcional para as crianças (que ainda por cima as agrade), imagina então quando é preciso antecipar diferentes possibilidades climáticas e cenários de passeio. Uma maneira de facilitar a logística desta etapa inevitável da viagem pode ser aderir a uma prática do minimalismo: montar um armário cápsula para as crianças – e, por que não, até mesmo para os demais membros da família.

Basicamente, ter um armário cápsula consiste em restringir todas as suas roupas para uma seleção limitada de peças atemporais, que combinem entre si e que possam ser usadas para criar várias combinações diferentes, pensadas estrategicamente para atender a todos os momentos da rotina. O conceito não é novo, tendo sido criado na década de 1970 pela estilista Susie Faux. Porém, o sucesso das redes fast-fashion fez com que o mercado não estivesse pronto para aderir a ele em larga escala até então. Foi só recentemente, com a crescente preocupação com a sustentabilidade e a popularização do movimento minimalista que a proposta começou a ser colocada em prática de forma mais expressiva.

Princípios do armário cápsula

  • Peças versáteis: composto por peças de roupas versáteis que podem ser facilmente combinadas entre si, ele permite maximizar o número de opções de looks, mesmo que com um número menor de itens.
  • Quantidade limitada: ele geralmente tem um número limitado de peças de roupa, variando entre 20 e 50 itens, excluindo roupas íntimas, pijamas e vestuário de exercício. Isso ajuda a simplificar a escolha do que vestir e a reduzir o excesso de consumo.
  • Cores coordenadas: as peças de roupa escolhidas para o armário cápsula geralmente seguem uma paleta de cores coordenada, o que facilita a combinação e criação de looks harmoniosos. Cores neutras costumam ser preferidas por garantir maior versatilidade e facilidade de combinação.
  • Variações por clima: o armário cápsula pode ser planejado para uma estação do ano específica ou pode ser adaptado para ser usado durante o ano todo, dependendo das necessidades e do clima local. Para quem opta por ter uma versão do guarda-roupas para cada clima, vale tirar do campo de visão as peças que não serão usadas naquela estação, as guardando fora do alcance.
  • Qualidade sobre quantidade: é preferível investir em peças de boa qualidade, atemporais e que vistam bem, em vez de acumular um grande número de roupas de baixa qualidade.

Publicidade

Armário cápsula infantil

Adaptar as regras do armário cápsula para crianças não é difícil. A principal particularidade é que elas crescem de um ano para o outro, o que exige que as peças sejam substituídas com maior frequência. Isso não significa que se deva abrir mão da qualidade, uma vez que 

bons materiais e costuras resistentes são essenciais para aguentar o desgaste provocado pelas brincadeiras. Roupas duráveis também podem ser passadas adiante, permitindo realizar doações ou trocas com outras famílias. Aliás, o “não serviu” é uma ótima desculpa para trocar roupas que a criança ganhou de presente e dificilmente usará, sem gerar mágoas.

Outro ponto é que o neutro e o básico não têm tanto apelo para o público infantil, de forma que é preciso usar uma dose um pouco maior de criatividade e ousadia para combinar cores alegres e estampas de personagem, criando looks diferentes uns dos outros. Uma opção, para facilitar a tarefa, é tentar concentrar as estampas chamativas nas camisetas e optar por itens da parte de baixo do corpo e casacos lisos ou com estampas mais discretas e fáceis de coordenar, como xadrez, listras e poá.

O importante é que toda escolha de peça seja sempre feita com intencionalidade e planejamento, evitando compras por impulso e exercendo o desapego. Desse jeito você garante que seus filhos tenham sempre à mão uma seleção de roupas estrategicamente versátil, adequada para diferentes estações do ano, prontas para serem colocadas na mala sem precisar pensar muito. E de bônus você ainda estará ensinando as crianças a praticar o consumo consciente.

Rolar para cima
Pular para o conteúdo