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As experiências da Miolo em três terroirs brasileiros 

Do Vale dos Vinhedos, passando pela Campanha Gaúcha, até chegar ao Vale do São Francisco, grupo oferece vivências em torno do mundo do vinho

Por: Redação

Quando a Vinícola Miolo abriu as portas do porão da casa de pedra erguida pelo imigrante Giuseppe Miolo para receber turistas, o Vale dos Vinhedos estava florescendo. As estradas ainda eram de chão batido. Naquela época, no início da década de 1990, a Família Miolo já dava as primeiras investidas no enoturismo, antes mesmo de o roteiro se tornar oficial. A Osteria Miolo, como era chamado o pequeno restaurante, foi onde a vinícola recebeu os primeiros grupos em torno da boa mesa italiana e de uma bela taça de vinho. De lá para cá, o turismo de experiência só cresceu e hoje a Miolo Wine Group (MWG) oferece nove atrações enoturísticas. Três delas estão entre as novidades: o Roteiro Terroirs no Vale dos Vinhedos e os Roteiros Expedição Lendária e IP Campanha Gaúcha, em Santana do Livramento.

O Roteiro Terroirs chega para proporcionar uma viagem através de vinhos elaborados nas quatro regiões onde a Miolo Wine Group produz, sendo elas: Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves, RS (Miolo), Campanha Meridional – Candiota, RS (Seival), Vale do São Francisco – Casa Nova, Bahia (Terranova) e Campanha Central – Santana do Livramento, RS (Almadén). São quatro rótulos, um de cada terroir. Única no Brasil a produzir em quatro diferentes regiões vitivinícolas, a Miolo cultiva 55 variedades de uvas viníferas, além de outras 14 em fase de teste. Com isso, a marca se distingue por oferecer a maior variedade de produtos ao mercado com 112 rótulos próprios. “Nos dedicamos todos os dias do ano à nossa maior fortaleza, nossos vinhedos. Hoje são mil hectares de vinhedos próprios. É deles que nascem nossos vinhos e espumantes. E ao abrir cada garrafa e compartilhar nossa produção, estamos dividindo com todos o que de melhor sabemos fazer”, destaca Adriano Miolo, diretor superintendente daMWG.

Somente no Vale dos Vinhedos são mais de 200 mil turistas por ano, número que vem crescendo de 10% a 15% a cada safra. Com o Roteiro Terroirs, a empresa espera atrair ainda mais apreciadores em torno da cultura do vinho. A oferta na unidade se completa com o tradicional Roteiro Turístico, Roteiro DOVV Vinhos, Roteiro DOVV Espumantes e Roteiro Os Sete Lendários. São cinco vivências com duração de 1h a 2h. Com exceção do Roteiro Turístico, as demais exigem agendamento prévio.

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Novidades também na Campanha

Outra novidade em operação é o Roteiro IP Campanha Gaúcha, que proporciona um passeio por aromas e sabores do terroir, com rótulos que exibem o Selo da IP. A visita pelo local inclui o Museu Semente, deck panorâmico nos vinhedos, torres, passarela sobre tanques, salas de degustação e o grande diferencial da unidade: o primeiro free shop de vinhos brasileiros em uma vinícola. O novo modelo de venda oferece todos rótulos da Miolo Wine Group com preços até 30% mais baixos.

Outra opção para quem busca viver uma experiência única no mundo do vinho é o Roteiro Expedição Lendária, que passa a integrar as opções daVinícola Almadén, em Santana do Livramento, na Campanha Central do Rio Grande do Sul. É lá, em uma propriedade de 1.200 hectares, sendo 450 destinados, exclusivamente, ao cultivo de uvas, que o grupo inaugurou em setembro o Roteiro Enoturístico Almadén, com a expectativa de atrair 100 mil visitantes por ano. O lançamento, com 5h de duração, entra em ação durante a Vindima 2023, permitindo ao visitante degustar os ícones daMWG num almoço campeiro harmonizado.

Enoturismo no Sertão

Uma das experiências mais inusitadas do grupo fica no nordeste brasileiro, na Vinícola Terranova. É o Roteiro Turístico aliado ao Vapor do Vinho pelas águas do Velho Chico, no Vale do São Francisco. Surpreendente, o tour parte de Juareiro, com degustação de espumantes Terranova no barco até chegar à vinícola, onde os visitantes encontram vinhedos em meio ao semiárido, além de uma estrutura composta por cantina, cave subterrânea, engarrafamento, destilaria, sala de degustação e varejo. Lá, são degustados quatro rótulos que nascem de duas safras alimentadas pelas águas do rio por meio de irrigação (gotejamento).

Investindo no enoturismo

O enoturismo é uma realidade na maioria dos países produtores de vinho e uma prática consolidada, inclusive no Brasil. Ao investir no enoturismo, a MWG aposta na atividade também como ferramenta de divulgação e promoção da cultura do vinho, além de alternativa de renda com agregação de valores para diversos setores econômicos, interferindo no desenvolvimento do trade turístico de cada região. “O consumidor procura experiênciasque estejam relacionadas com a identidade de cada local. É o que propomos há mais de 30 anos”, ressalta Adriano Miolo. Ele explica que o terroir de origem conta muito sobre o produto, além de ser uma forma de se inserir nele.

Mais informaçõesTodas as experiências oferecidas pelo Wine Garden na Miolo estão disponíveis no link clicando aqui. 

MIOLO – VALE DOS VINHEDOS (SERRA GAÚCHA – RS)

  • Roteiro Turístico – R$ 50 (8 turmas por dia, 1h, degustação de 4 rótulos)
  • Roteiro Terroirs – com agendamento – R$ 90 (2 turmas por dia, 1h, degustação de 4 rótulos)
  • Roteiro DOVV Vinhos – com agendamento – R$ 130 (1 turma por dia, 1h20min, degustação de 4 rótulos)
  • Roteiro DOVV Espumante – com agendamento – R$ 130 (1 turma por dia, 1h20min, degustação de 4 rótulos)
  • Roteiro Os 7 Lendários – com agendamento – R$ 280 (sextas e sábados, 2h, degustação de 4 rótulos)

ALMADÉN – SANTANA DO LIVRAMENTO (CAMPANHA GAÚCHA – RS)

  • Roteiro Turístico – R$ 30 (5 turmas por dia, 1h, degustação de 4 rótulos)
  •  Roteiro IP Campanha Gaúcha – R$ 75 (2 turmas por dia, 1h, degustação de 4 rótulos)
  • Expedição Lendária (2023) – R$ 380 (1 turma por final de semana, 5h, almoço harmonizado)

TERRANOVA – CASA NOVA (VALE DO SÃO FRANCISCO – BA)

  • Roteiro Turístico + Vapor do Vinho pelas águas do Velho Chico – R$ 30 (6 turmas por dia, 1h, degustação de 4 rótulos)
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