Family Trip Magazine

Publicidade

Como ensinar sobre sustentabilidade para as crianças

A importância de ensinar para as futuras gerações que sustentabilidade não se trata apenas de preservar o meio ambiente

Por: Redação

Sustentabilidade é um conceito que se refere à capacidade de suprir as necessidades atuais da sociedade sem comprometer as necessidades das futuras gerações, garantindo ao mesmo tempo um equilíbrio entre o crescimento econômico, o respeito pelo meio ambiente e o bem-estar social. Neste sentido, ensinar sobre sustentabilidade para as crianças é fundamental porque elas que se tornarão os próximos líderes e tomadores de decisão do mundo.

Os três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico

Para ensinar sobre sustentabilidade para as crianças, o ideal é começar esclarendo que, diferente do que muitos pensam, ela não se trata apenas de preservar o meio ambiente, mas que também leva em conta aspectos sociais e econômicos.

É importante destacar que os três pilares da sustentabilidade – ambiental, econômico e social – não são independentes e sim interdependentes, ou seja, as ações em um pilar afetam diretamente os outros dois. Por exemplo, a exploração excessiva dos recursos naturais (pilar ambiental) pode levar à escassez de recursos e afetar a economia (pilar econômico) e a qualidade de vida das pessoas (pilar social).

Publicidade

Para mostrar como os três pilares da sustentabilidade se interconectam, o ideal é recorrer à situações que elas vivenciam no dia-a-dia para apontar como nossas ações impactam o meio ambiente, afetam a economia e a sociedade e, por consequência, também afetam nossa qualidade de vida atual e futura. Uma ideia seria aproveitar momentos em que a qualidade do ar está visivelmente ruim para explicar que a poluição atmosférica afeta não só a saúde das pessoas, mas também a economia, já que a poluição pode causar prejuízos para a agricultura e para o turismo.

Também é interessante mostrar como ações positivas em um pilar podem impactar positivamente os outros pilares. Por exemplo, quando fazemos escolhas conscientes e sustentáveis em relação ao consumo de energia elétrica em casa, estamos contribuindo para a preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, reduzindo nossos gastos com a conta de luz. E isso acaba contribuindo para a economia do lar, possibilitando que os pais trabalhem menos ou que destinem mais recursos para outras coisas, como as viagens em família. Inclusive, elas também são excelentes oportunidades para ensinar sobre a importância da sustentabilidade para as crianças (veja aqui).

Rolar para cima
Pular para o conteúdo