Consulta médica pré-viagem: cuidados com a saúde da família
Como aproveitar ao máximo o check-up médico para garantir uma viagem com mais tranquilidade e segurança tanto para as crianças como para os adultos
Por: Redação
Quando planejamos uma viagem de férias em família, é comum concentrarmos o nosso entusiasmo nos destinos, passeios e atividades que nos aguardam. No entanto, antes de embarcar nessa aventura, é fundamental lembrar de tomar alguns cuidados e precauções para que tudo ocorra tranquilamente. Sobretudo quando as crianças farão parte da viagem, é necessário se atentar mais ainda a algumas etapas prévias, incluindo não apenas as documentações e a organização da mala. Assim como sempre é necessário revisar o carro com certa antecedência antes de ir para longe de casa, é importante verificar como está a saúde especialmente das crianças para que a família possa viajar com mais tranquilidade e segurança.
Para ajudar nesta tarefa, reunimos a seguir algumas dicas para aproveitar ao máximo a visita não só ao pediatra dos pequenos, como também ao clínico geral da família. Afinal, é imprescindível que os adultos estejam com saúde o bastante para cuidar das crianças quando estiverem longe de sua rede de apoio.
Forneça todas as informações ao médico:
O médico pode fazer recomendações especiais com base na região do mundo que a família visitará e nos tipos de atividades que planeja realizar. Portanto, informe sempre ao médico:
- O destino;
- A duração da viagem;
- O tipo de acomodação escolhida;
- Quais atividades e passeios têm intenção de realizar;
- A condição médica atual de todos os membros da família;
- O histórico médico e de vacinas tanto das crianças como dos adultos;
- Eventuais medicações de uso contínuo;
- Se alguém está gestando, amamentando ou tentando engravidar.
Pergunte sobre avisos de saúde:
Dependendo do destino, o médico pode estar ciente de problemas de saúde pública atuais que possam afetar os planos de viagem. Por exemplo, quando houve o surto do vírus Zika transmitido por mosquitos na América do Sul e Central, mulheres grávidas passaram a ser desaconselhadas a viajar para certos países, e os turistas passaram a receber recomendações para tomar precauções extras para evitar picadas de insetos. Lembrando que um bom agente de viagens também deve informar seus clientes sobre isso antes de realizar qualquer reserva.
Pergunte sobre imunizações necessárias:
Durante o check-up, os médicos podem revisar o histórico de imunização da família e verificar se todos estão atualizados com as vacinas recomendadas. Dependendo do destino da viagem, podem ser necessárias vacinas específicas para proteger contra doenças endêmicas ou surtos de epidemias. Garantir que o paciente esteja adequadamente imunizado é fundamental para a prevenção de doenças durante as férias em família.
Discuta sobre eventuais condições de saúde especiais:
Se alguém da família tiver alguma necessidade de saúde que possa afetar os planos de viagem, como alergias, doenças crônicas ou condições congênitas, o médico poderá ajudar a lidar com quaisquer preocupações e determinar quais medidas serão necessárias para manter o bem-estar do paciente no destino.
Peça orientações sobre o uso e acesso a medicamentos:
Os remédios comercializados no Brasil podem não estar disponíveis em outros países, terem nomes comerciais diferentes ou ainda terem obrigatoriedade de apresentação de receita para serem comprados. Além disso, pode ser necessário apresentar receitas médicas para entrar em alguns países com determinados medicamentos comprados no Brasil. Assim sendo, é prudente pedir ajuda ao médico para montar uma “farmacinha de viagem” e ter um plano de ação para garantir o acesso a medicamentos controlados que possam vir a ser necessários. Especialmente para quem estiver em tratamento médico contínuo, é importante garantir que se tenha suprimentos suficientes de medicamentos para a duração da viagem e às vezes até mesmo prescrições traduzidas para o idioma do destino.
Solicite exames de rotina:
Os exames de rotina também podem avaliar a aptidão física geral, incluindo a função cardíaca, respiratória e muscular. Isso é especialmente relevante se a família planeja realizar atividades físicas intensas durante a viagem, como trilhas ou esportes aquáticos. A avaliação da aptidão física pode ajudar a determinar se todos os membros da família estão em condições de saúde adequadas para participar dessas atividades sem riscos. Os exames de rotina também são importantes para ajudar a identificar problemas de saúde ocultos ou em estágio inicial, mesmo que o paciente ainda não apresente sintomas visíveis. Ao identificar esses problemas precocemente, há a oportunidade de iniciar o tratamento necessário antes da viagem, reduzindo o risco de complicações durante as férias.
Discuta a saúde mental:
Além da avaliação física, o check-up também pode incluir a avaliação da saúde mental. Viajar com a família significa sair da rotina e da zona de conforto, o que pode ser estressante e desafiador para algumas pessoas. Discutir questões de saúde mental com o médico pode ajudar, portanto, a identificar e abordar possíveis preocupações antes da viagem, garantindo que se esteja mentalmente preparado para aproveitar as férias da melhor forma possível.
Agende a consulta com antecedência:
Tenha em mente que algumas vacinas requerem algumas semanas para fazer efeito e que alguns exames de rotina solicitados pelo médico precisam ser realizados em laboratório, mediante agendamento, aguardando-se diferentes prazos para laudo. Portanto, marque as consultas com a máxima antecedência possível em relação à data da viagem. Principalmente caso a família tenha um médico de preferência que possua a agenda muito concorrida, é preciso se organizar para não deixar para entrar em contato muito em cima da hora.
Especialmente quando a viagem é para o exterior, um planejamento mais cuidadoso faz toda a diferença para garantir o bem-estar e a tranquilidade da família longe de casa. Ao visitar um médico com antecedência, evita-se que as tão aguardadas férias no destino escolhido sejam comprometidas por questões de saúde corriqueiras. Cuide da saúde da sua família e aproveite ao máximo o tempo de qualidade que terão juntos.
#DicaFamilyTrippers: Gravidez e viagem: dicas para viajar com segurança durante a gestação