Family Trip Magazine

Descubra a magia da Tailândia em família

Com uma cultura bem diferente, a Terra do Sorriso é cheia de encantos. Uma viagem que mistura cultura, culinária, natureza e muita beleza arquitetônica. A família vai adorar!

Por Sut-Mie Guibert

A Tailândia é um país fascinante e acolhedor, com uma riqueza de experiências para todas as idades. Desde o cenário deslumbrante das praias de areia branca e águas cristalinas até os templos majestosos e a vibrante cidade de Bangkok, há algo para todos. A hospitalidade tailandesa é lendária e “a Terra do sorriso” (de tanto que os tailandeses são sorridentes) receberá vocês de braços abertos em todos os lugares que visitarem. Prepare-se para uma viagem inesquecível que vai marcar muito a sua família! 

Grande Palácio, Bangkok

Explorando Bangkok com crianças

Bangkok, a capital da Tailândia, é uma cidade movimentada e cheia de vida. É pela capital que vocês vão chegar e começar o roteiro. É interessante passar 3 ou 4 dias em Bangkok para conseguir visitar todos os templos, conhecer a cultura budista e toda essa riquíssima arquitetura. A Tailândia é um país com uma rica herança cultural, e explorar essa cultura com sua família será uma experiência enriquecedora. Visite os templos magníficos, como o Wat Arun, o Wat Phra Kaew, e o Buda gigante deitado de Wat Pho e aprenda sobre a história e a espiritualidade tailandesas. Todos esses templos serão visitados de barco, já que eles ficam às margens do rio Chao Phraya que corta a capital. Bangkok é uma capital elétrica com muito movimento de carros. Muitas vezes é mais fácil se deslocar de BTS (metrô de superfície), barco ou até tuk tuk (as motinhas com lugares atrás). Táxi e Uber também são em conta, mas depende do horário para não pegar trânsito. 

Dá para intercalar templos com outros programas para não cansar crianças pequenas. O Aquário de Sea Life Bangkok dentro do Shopping Siam Paragon é uma boa pedida, onde as crianças podem aprender sobre a vida marinha e até mesmo mergulhar com tubarões! Esse shopping também tem uma praça de alimentação com excelentes opções, para todos os gostos. 

Da esquerda para a direita –  Foto 1: Templo Wat Arun / Foto 2: Templo Wat Phi, Buda deitado / Foto 3: Templo do Buda de Esmeralda /
Foto 4: família no tuk tuk

Outro programa de meio dia (porque não fica dentro da capital) é visitar o mercado flutuante de Damnoen Saduak, que fica a 1h de carro de Bangkok. O resto do dia, vocês podem aproveitar o ar condicionado de um shopping ou conhecer um restaurante interessante como Hajime Robot Restaurant, um japonês onde um robô serve a comida e dança.

Se quiserem conhecer uma capital menos vibrante e original, podem fazer o passeio de dia inteiro por Ayutthaya, Patrimônio Mundial da UNESCO e que foi antiga capital do Sião. Os templos são antigos e muito bucólicos.
Aqui vale um aviso: vários templos propõem o passeio de elefante, mas evite encorajar esse tipo de turismo que explora os animais. Se tiverem a oportunidade de ir para o norte do país, há diversas fazendas de elefantes soltos, para um turismo mais respeitoso. 

De noite, se ainda houver forças, vale jantar a bordo de um cruzeiro no rio Chao Phraya, que vai ver todos os templos iluminados à noite. Um espetáculo!

Mercado flutuante
Budas em Ayutthaya

Publicidade

Uma experiência autêntica no Norte

Saindo da vibrante Bangkok, e dependo do tempo e circuito, muitas famílias vão até Chiang Mai de trem ou avião, onde a região é conhecida por oferecer oportunidades para passeios de elefante. Certifique-se de escolher um local que promova o bem-estar dos elefantes, como santuários de elefantes respeitáveis, onde a família pode aprender sobre esses majestosos animais e interagir com eles de forma ética. Nossas sugestões são Save Elephant Foundation e Elephant Jungle Sanctuary. Vale escrever para eles e tirar todas as dúvidas. Vocês podem fazer passeios de meio dia ou dia inteiro, passeando com os elefantes, alimentando, dando banho… uma experiência que ninguém na família vai esquecer! Todos oferecem a oportunidade de “adotar” um elefante e seguir contribuindo para o resgate desses animais tão charmosos. Vocês verão que o elefante é o animal mascote da Tailândia: ele é encontrado sob todas as formas e tamanhos, como boneco, nas camisetas, nos imãs de geladeira…  

Outra sugestão para aproveitar a região é fazer uma aula de culinária tailandesa em família! A comida também é uma excelente fonte de lembranças emocionais e quando comerem um pad thai em suas casas, vão poder lembrar com afeto dessa viagem…

E, com adolescentes e para quebrar a repetição de ver templos, que tal fazê-lo de forma diferente e divertida, como de bike pela cidade velha? Certamente, os jovens vão ficar mais interessados. Se estiverem com preguiça, também podem optar pelos tuk tuks

Falando em templos e santuários, em Chiang Mai, vale conhecer os templos Wat Phra Singh e o Wat Phra That Doi Suthep. E se ainda estiverem curiosos de templos diferentes, vale fazer uma viagem de 3h de carro até Chiang Rai e conhecer o Wat Rong Khun, mais conhecido como White Temple.

Santuários de Elefantes em Chiang Mai

Relax no Paraíso no Sul 

O sul do país é conhecido por suas ilhas e praias paradisíacas, como Phuket, ilhas Phi Phi (conhecidas graças ao filme “A Praia” com Leonardo Dicaprio) ou a costa de Krabi. Todas são de areia branca e água transparente e as ilhas têm falésias altas que caem dramaticamente no mar. Um deleite para os olhos dos geólogos! 

Em Phuket, é melhor evitar a famosa praia de Patong, muito lotada de turistas. As praias de Kata ou Karon Beach são mais simpáticas e familiares, com resorts à beira mar como o Club Med ou Novotel, restaurantes e lojinhas. De Phuket, muitos fazem o passeio de barco até as Ilhas Phi Phi ou até a Ilha do James Bond, também conhecida por aparecer no filme 007 com Roger Moore. São passeios de dia inteiro: não esquecer chapéu, óculos, filtro solar…Durante o trajeto, vocês vão passear de caiaque, fazer snorkeling. São dias divertidos mesmo se o trajeto é um pouco longo. 

Em Phuket tmabém existem santuários de elefantes, caso não tenham tido a oportunidade de ir até Chiang Mai: Green Elephant Sanctuary Park ou Elephant Jungle Sanctuary. Existem também algumas fazendas de tigres, mas, como já dissemos, é melhor evitar esse tipo de turismo exploratório de animais. 

Phuket Fanta Sea é um complexo com restaurante e show noturno. É interessante se ainda não tiveram a oportunidade de ver danças típicas com roupas folclóricas. Um show para todas as idades e as crianças costumam gostar. 

Em Krabi, as melhores praias são Railay Beach, Maya Bay, Ao Nang… Krabi é menor e menos desenvolvida que Phuket, portanto é mais natural e com vista linda para as montanhas. Os passeios vão incluir praias, cavernas, cachoeiras… além dos passeios de barco, já que são muitas ilhas. Daqui também dá para conhecer Phi Phi e James Bond Island. O Railay Bay Resort ou o Amari Vogue Krabi são pé na areia, de frente para a praia. 

Algumas considerações

A Tailândia é majoritariamente budista e os monges são muito respeitados. Eles têm preferência em filas e assentos no metrô, por exemplo. Quando forem visitar templos, vistam-se adequadamente, com as pernas cobertas (por calças ou lenços- sarongs) e camisetas. Evite os ombros descobertos. Como é necessário tirar os sapatos, é mais prático ir de sandálias ou Havaianas. 

A comida geralmente é picante. Peça as coisas “no spicy” e ainda assim, vale provar antes. O Pad Thai é feito com massa. Também tem arroz frito, camarões, peixes, carnes e muitos restaurantes internacionais em Bangkok. Ainda sobre comida, é possível encontrar gafanhotos ou escorpiões fritos em mercados populares para os que gostam de provar tudo. 

A Ásia é conhecida por suas massagens! Experimentem no Hotel ou em algum SPA. 

A língua tailandesa tem uma grafia bem difícil para nós, que somos de língua latina. Será impossível compreender as coisas em tailandês. A maioria tem a tradução em inglês. 

Leve dinheiro trocado se quiser fazer compras em mercados populares e não esqueça de negociar. 

Realmente, a Ásia se apresenta de forma bem diferente para os ocidentais; por isso também essa viagem e destino são tão interessantes e deixam memórias inesquecíveis!

Ilha de James Bond
Passeio de barco pelas ilhas

Serviços

Como chegar

A maior parte dos trajetos passam pela Europa com parada (KLM, Air France, Lufthansa), pela África (Ethipioan) ou pelo Oriente Médio (Qatar, Emirates). 

Vistos e vacinas

Brasileiros devem apresentar o Certificado Internacional de vacinação contra a Febre Amarela. (lembrando que esta vacina deve ser tomada no mínimo 10 dias antes da viagem). 

Quando ir

As épocas mais secas são de novembro a março. 

Onde ficar em Bangkok

Anantara Riverside Bangkok na beira do rio; localização prática para v visitar os templos. Quartos grandes e alguns com vista para o rio. 
Novotel Bangkok Sukhumvit 20, a 05 mn a pé de um metrô de superfície BTS, com linha direta para o Shopping Siam Paragon 

As agências Viajar com CriançasViajar com Adolescentes, podem organizar essa viagem para a sua família. 

Dicas da Família Way do que não pode faltar na mala

Gate

Ele adora levar eletrônicos para a viagem: celular, drone, máquina fotográfica, carregadores

Fly

Ela é apaixonada pelo mochilão de viagem colorido, mas adora também outros acessórios 

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Rolar para cima
Pular para o conteúdo