Family Trip Magazine

Publicidade

Dicas de uma família para viajar com uma criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista)

Na nossa comunidade de Family Trippers, temos vários pequenos e grandes viajantes com TEA e as famílias dividiram suas experiências conosco

Por: Redação

Nós da Family Trip Magazine acreditamos em um mundo melhor, com crianças mais empáticas, abertas sobre o mundo (e, consequentemente, futuros adultos). Por isso gostamos tanto de falar sobre o assunto de viagens em família e o quanto tudo isso pode ser enriquecedor para todos. Neste Dia Mundial da conscientização do Autismo, pedimos que famílias que viajam com suas crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) nos contassem suas experiências. Ninguém melhor do que elas, que se aventuram de verdade e têm efetivamente lugar de fala, para nos inspirar. Hoje, quem nos dá dicas é a Suzani Fernandes; no próximo post, falaremos de outras famílias. 

Como todos nós, cada criança tem suas características individuais e é importante saber que quando abordamos o espectro autista, é comum falar em 3 níveis. Por isso é necessário, distinguir e adaptar as diferentes dicas. Mas o intuito principal aqui é inspirar vocês leitores: tanto a viajar com crianças com TEA, quanto respeitá-las quando as encontrarem pelo caminho. Boa leitura! 

A Suzani Fernandes é mãe da Manu, de 11 anos, autista suporte 2 e eles viajam desde que ela é pequena, com 1 ano de idade: 

“Primeiro de tudo:
ENFRENTE O MEDO!
NÃO SE IMPORTE COM OLHARES!
NÃO SE PREOCUPE COM AS POSSÍVEIS CRISES QUE PODEM ACONTECER.
 
Vamos lá…😉
 

1- Pesquise o local e faça um bom roteiro de entretenimento para seu filho(a).

Deixe ele aproveitar do jeito que quiser, não o obrigue a ir ao brinquedo ou tal atração, praia, piscina… só porque você quer 😊
 

2- Dos cuidados:

Antecipo a Manu sobre a viagem na semana em que vamos viajar, antes disso fica muito distante para ela realizar mentalmente sobre o tempo, faltando 1 semana por exemplo, passa mais rápido.
Digo a ela: “Filha, vamos viajar e passear muito. Vamos para (tal destino e mostro algumas fotos do lugar)”.
Alguns lugares ela já conhece então só digo o destino e ela já sabe.
É importante frisar que, a Manu não tem problemas com mudança de rotina, então isso torna um pouco mais fácil.
Sugiro que qualquer destino que seja, imagens (fotos e vídeos) do lugar sejam mostradas a criança, isso ajuda a concretizar sobre o lugar onde ela vai estar.
 

3- Organize a documentação da criança

Se a criança toma medicação e em viagem internacional, leve receitas das medicações em inglês e português, por precaução. Leve remédios a mais, caso aconteça algum imprevisto e precise permanecer mais tempo no local.

Identifique a criança (não é nenhuma obrigação) mas ajuda muito no trato das pessoas e funcionários dos locais por onde irá passar (a Manu usa um crachá de identificação com seu nome e identidade. Este crachá fica em um cordão dupla face, de um lado estampa com símbolo do autismo, quebra-cabeças colorido,  e do outro girassóis, indicativo de doenças ocultas. O cordão é facilmente encontrado na internet). 
 
Leve todo o entretenimento e objetos que a criança já está acostumada a brincar e se organizar.
 
Roupas e calçados confortáveis de tecido e material que ela já esteja acostumada, não é hora de testar coisas novas 😬

4- Certifique-se que o lugar para o qual irão tenha atrações para a criança

Pesquise bastante, pois a experiência tem de ser agradável para todos.
 

5- Certifique-se sobre alimentação

É interessante ter locais onde possam fazer suas refeições. Isso facilita muito caso a criança tenha restrições (alergias). Informe-se sobre onde fazerem suas refeições ou se podem levar as refeições da criança ou se tem onde armazenar/preparar. (Em alguns locais, ficamos em hotel com cozinha).
 

6- Em caso de momentos de crise da criança

Procure um local tranquilo até que ela fique mais calma. Faça o que for necessário para ela se organizar novamente. Caso algum funcionário do local o aborde, informe que seu filho (a) é autista e está em crise.
 
Busquem sempre por prioridade no atendimento, é um direito.
 
Estas foram algumas dicas simples gerais sobre viagem.
Já fomos para o Nordeste, Gramado, Miami, fizemos um cruzeiro para Bahamas…
Minha última viagem com a Manu foi para a Disney (já fomos 6 vezes com ela. Ela adora 😊)”

Obrigada por nos inspirar, Suzani, e nos contar as experiências da sua família! 
Rolar para cima
Pular para o conteúdo