Family Trip Magazine

escola-maramar-pousada-lagoa-do-Cassange

Escola comunitária Maramar: quando o turismo promove o Bem

Quando estiver na Península de Maraú, na Bahia, aproveite para conhecer este projeto sensacional

Por Sut-Mie Guibert

Esta é a história do fantástico trabalho que foi iniciado pelos sócios da Pousada Lagoa do Cassange, na Península de Maraú, Bahia. Há 12 anos, eles decidiram contribuir para o desenvolvimento social e sustentável de sua comunidade através da educação e criaram o que hoje se tornou a Escola comunitária Maramar

Eles começaram oferecendo aulas de alfabetização para os adultos, equipe da Pousada. A turma concluiu o ensino médio, fato inédito na região. Em seguida, foram os pais que se formaram que pediram para ter uma escola infantil, já que não havia nenhuma na área. Maraú é um paraíso, mas de difícil acesso. Foi assim que nasceu o Jardim das Bromélias, uma escola de educação infantil, com Pedagogia Waldorf, dentro da própria pousada, em salas emprestadas. 30 crianças aprenderam ali a serem felizes, seguras, a viver em comunidade e a cuidar do planeta. Desde o início, a escola foi inclusiva, misturando raças, origens e realidades sócio econômicas. 

Cinco anos depois, eles receberam a doação de um terreno dentro da comunidade do Saleiro, de onde vinha a maioria dos alunos. Daí veio o nome da escola: já que ela está em uma península e que a escola se situa no meio da Mata Atlântica, ela vai de mar a mar, entre o rio/mangue e o mar. Foi um momento de muita esperança e a nova escola foi construída com financiamento coletivo e pela própria comunidade, que ajudou, por exemplo, a fazer as paredes com tijolos de barro produzidos no local. Junto com a escola, outros projetos foram criados como um Centro Cultural com aulas gratuitas de música, trabalhos manuais e arte. Foi na mesma época que também nasceu o ensino fundamental, já que foi necessário dar continuidade ao ensino Waldorf iniciado. 

Com doações de famílias e fundações internacionais, conseguiram construir uma sede própria, estruturada, e com novas salas de aula. 

Hoje são 8 salas de aula, sala de música, cozinha/refeitório, biblioteca, sala de professores e secretaria, 19 banheiros, quadra poliesportiva coberta, campinho e espaço de agrofloresta pedagógica. A escola Maramar atende atualmente mais de 90 crianças, a partir de 1 ano e 6 meses até o 5º ano do Ensino Fundamental e os educadores também são capacitados em outras pedagogias inovadoras.  

Além do lado pedagógico, toda a arquitetura foi pensada para ser sustentável e causar o menor impacto possível no meio ambiente. Essa é uma herança e filosofia forte da Pousada Lagoa do Cassange, da qual falamos aqui

escola-maramar-pousada-lagoa-do-Cassange
escola-maramar-pousada-lagoa-do-Cassange

Hoje a escola é mantida por doações e parcerias e a Pousada Lagoa do Cassange segue propondo um turismo social, onde famílias hóspedes podem fazer um passeio eco-social: vão conhecer a escola, interagir com as pessoas, brincar com as crianças… depois vão descobrir a área dos manguezais, berçário dos oceanos e terminam pela comunidade do Saleiro, onde vão degustar um delicioso sorvete de cacau, feito por um dos mais antigos colaboradores da Pousada.

Quando você for à Bahia, na Península de Maraú, você pode descansar em meio àquela natureza exuberante e pode também aproveitar para conhecer uma iniciativa como esta, que vai além do turismo convencional e ajuda a transformar vidas, reduzir a taxa de analfabetismo e desenvolve a região. Tem exemplo melhor para mostrar para os seus filhos? 

Serviços

COMO COLABORAR COM A ESCOLA MARAMAR?

Você pode fazer uma doação em dinheiro, mas também ser um doador mensal (veja aqui)

Para contribuir de outras formas, você pode entrar em contato através do e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (73) 99992 2299

Escola comunitária Maramar | @escola.maramar

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Rolar para cima
Pular para o conteúdo