Europa: destinos com acessibilidade
Confira 5 destinos europeus kid’s friendly que também se destacam pela oferta turística com base na acessibilidade para todos
Por: Redação
Muitos turistas se deparam com problemas de acesso, especialmente aqueles com deficiências físicas ou sensoriais, pessoas mais velhas e talvez um pouco mais frágeis, como pessoas com problemas de saúde crônicos ou incapacidade temporária, bem como mulheres grávidas e famílias com crianças pequenas ou carrinhos de bebê. O acesso físico e o acesso à informação muitas vezes não são adequados nos destinos turísticos, nos transportes, nas acomodações e em todos os tipos de locais e atrações. Esta falta de acessibilidade tem um efeito direto e negativo no número de turistas e na qualidade dos destinos e produtos turísticos. A boa notícia é que, com o intuito de promover inclusão a este público, a Europa está se mobilizando para garantir que cada vez mais pessoas possam usufruir plenamente dos espaços no velho mundo.
Por meio da Rede Europeia de Turismo Acessível (ENAT), que é uma associação sem fins lucrativos, a Europa tem reunido esforços para promover a melhora na acessibilidade de informações turísticas, transporte, infraestrutura, design e serviço para visitantes com todos os tipos de necessidades de acesso, fornecendo modelos de excelência em turismo acessível para toda a indústria. A associação reúne atores do setor para compartilhar experiências, colaborar e promover conscientização sobre a necessidade de acessibilidade em todas as áreas do turismo na Europa. Ela apoia o desenvolvimento e disseminação de boas políticas e práticas, bem como o avanço do conhecimento e experiência em acessibilidade no turismo europeu.
A seguir estão cinco destinos turísticos na Europa que, além de serem adequados para famílias com crianças, se destacam por sua oferta turística acessível para todos.
Paris, França
Consagrada como o destino turístico mais visitado no mundo por anos a fio, a capital da França segue padrões internacionais de acessibilidade, proporcionando conforto e segurança para todos os visitantes. Desde 2002, o conselho regional de turismo de Paris trabalha para tornar a cidade acessível e consolidá-la como o destino turístico número um do mundo. O site oficial de turismo da cidade criou um guia com informações sobre transportes, passeios e hospedagens acessíveis e tem uma página específica no site com todas as informações.
Madri, Espanha
O Ayuntamiento de Madrid, junto com a associação Predif (Plataforma Representativa Estatal de Discapacitados Físicos) e diferentes entidades do setor do turismo, criaram o Guia de Turismo Acessível, que proporciona informações detalhadas sobre a acessibilidade dos pontos de interesse turístico, incluindo passeios, museus, teatros, cinemas e restaurantes. Além deste guia são desenvolvidas outras ações, como o programa anual de visitas guiadas adaptadas a pessoas com deficiência, ou a progressiva adaptação e modernização dos seus centros de informação turística. O site oficial de turismo da cidade também possui uma seção dedicada a informações sobre acessibilidade em Madri.
Barcelona, Espanha
Museus adaptados para deficientes visuais, hotéis acessíveis, praias acessíveis e passeios com guias em linguagem de sinais são algumas das ações que contribuem para a posição de destaque de Barcelona dentre os destinos de turismo acessível na Europa. O site Barcelona Turisme fornece informações detalhadas sobre a acessibilidade da cidade.
Londres, Inglaterra
Londres possui uma política de design inclusivo que visa garantir que o maior número possível de pessoas possa desfrutar da cidade. Após os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2012, foram realizadas várias melhorias para tornar Londres mais acessível, incluindo informações aprimoradas, transporte e acomodação. Como resultado, a cidade passou a ser reconhecida como um dos destinos turísticos mais acessíveis da Europa.
Lisboa, Portugal
Portugal recebeu o prêmio “Destino Turístico Acessível 2019” da Organização Mundial de Turismo da ONU em reconhecimento aos esforços do país na promoção da acessibilidade. Lisboa, a capital de Portugal, é um dos destinos turísticos mais acessíveis do país. Embora apresente algumas ladeiras, a cidade oferece boas condições para pessoas com deficiência, incluindo transporte público adequado e estabelecimentos acessíveis.
#DicaFamilyTrippers: Viagens de bate e volta pela Europa com Crianças!