Family Trip Magazine

Publicidade

Exposição OSGEMEOS no CCBB do Rio de Janeiro

De 12 de outubro de 2022 a 23 de janeiro de 2023, quase mil itens, que revelam vida e obra dos artistas, estarão disponíveis para a visitação do público

Por: Redação

A arte de Gustavo e Otávio Pandolfo, mais conhecidos como OSGEMEOS, faz parte do nosso dia a dia. Ela pode estar num muro da rua – e ter uma vida efêmera, sobrevivendo até que alguém decida passar uma tinta na parede –, na pintura de um avião, na lateral de um prédio de uma cidade qualquer do mundo ou dentro de um museu.

De 12 de outubro de 2022 a 23 de janeiro de 2023, o Rio de Janeiro terá a honra de receber uma reunião especial das obras da dupla, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ), que completa agora 33 anos de atuação, com patrocínio do Banco do Brasil.

Quase mil itens compõem a mostra OSGEMEOS: Nossos segredos, que tem curadoria dos próprios artistas e foi escolhida pelo CCBB para comemoração ao seu aniversário. É a segunda vez que a instituição recebe OSGEMEOS: a primeira foi há 12 anos, com Vertigem, exposição individual de estreia da dupla em solo carioca. A mostra seguirá depois para o CCBB  Belo Horizonte, com inauguração programada para 14 de fevereiro de 2023 – a primeira exposição d’OSGEMEOS no estado de Minas Gerais.

Trajetória e técnicas

O trabalho de Gustavo e Otávio ganhou destaque quando os artistas começaram, no início de 1990, a produzir diversos tipos de arte, com destaque para os grafites nas laterais dos edifícios. Diversos murais criados por eles ocuparam grandes espaços em São Paulo, cidade de nascimento da dupla. OSGEMEOS partiram do bairro de Cambuci, na zona central da capital paulista, para diversas cidades e museus mundo afora.

A questão técnica é uma característica fundamental do trabalho. O domínio de diferentes formas de pintar veio da necessidade de trabalhar, desde os anos 1980, com a diversidade de suportes e, muitas vezes, com a escassez de recursos. Frequentemente precisavam combinar o uso de tintas à base de água com o spray, por exemplo. Um desenho podia ter uma parte pintada sobre madeira e outra sobre uma parede de alvenaria ou, ainda, poderia incorporar um resto de lona de feira. Também desenvolveram a técnica de contorno de traço fino com spray para poder materializar todas as ideias e detalhes que tinham em mente.

Fará parte da mostra um trabalho que fez parte de uma intervenção de um dia realizada em Nova York, em parceria com Banksy. Nele OSGEMEOS inserem um personagem em uma obra do artista britânico – famoso por seus estênceis, seu ativismo político e anonimato –, e este inclui um personagem em meio a uma tela d’OSGEMEOS. A combinação é um exemplo da mundialização das obras da dupla, que dialoga com outros artistas da vanguarda da arte feita na rua, em que o debate estético caminha lado a lado com a intervenção crítica e política.

Múltiplas influências

Com essa exposição, o CCBB propõe um registro organizado do processo de criação d’OSGEMEOS. Desde crianças, nos anos 1980, os irmãos atuam em conjunto. Nascidos numa família que valorizava a visitação a exposições, OSGEMEOS também foram fortemente influenciados pelas séries japonesas para a TV, como o Ultraman, por animações, como as de The Wall, do Pink Floyd, ou as do filme Heavy Metal, pelas músicas eruditas que ouviam com o avô, pelos desenhos que faziam com o irmão mais velho, Arnaldo. A partir das ruas do Cambuci, um dos berços da cultura hip-hop nos anos 1980, conviveram com o graffiti, o rap e o break, ou seja, com a força da estética visual, da poesia, da música e da dança de rua, que foram elementos fundamentais de formação da dupla.

Essas influências deram origem tanto a personagens peculiares – que habitam as ruas em forma de graffiti –, a telas, pinturas e desenhos em papel e madeira, como a uma infinidade de objetos planos e tridimensionais que ganharam vida e cores, num estilo diverso, ao mesmo tempo popular e sofisticado.

Os irmãos costumam afirmar que nunca repetem personagens: embora perceba-se semelhanças entre as figuras humanas e os ambientes retratados, eles são únicos. Essa diversidade pode ser observada, por exemplo, em esculturas, como é o caso de B-girl, personagem do mundo hip-hop, ou de uma mulher de vestido azul ou de uma cabeça de Boombox.

A exposição revela de maneira inédita os cadernos de desenho dos irmãos e apresenta ainda anotações em cadernos e papéis avulsos, pinturas e esculturas que remetem à experiência espontânea de criar na rua. Segundo OSGEMEOS, foi na rua que tudo começou e é nela que eles se sentem em casa.

OSGEMEOS: Nossos segredos
12/10/2022 a 23/01/2023

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro, RJ
Segundas: das 9h às 21h
Terças: fechado
Quartas a sábados: das 9h às 21h
Domingos: das 9h às 20h
Ingressos: retirados gratuitamente na bilheteria do CCBB RJ ou em ccbb.com.br/rio-de-janeiro/programacao/osgemeos-nossos-segredos

#DicaFamilyTrippers: Leve as crianças e adolescentes para ver esta exposição que fez tanto sucesso em São Paulo. Vocês podem almoçar no próprio CCBB, que tem o Café Colombo, filial da famosa Confeitaria do Centro ou no Restaurante Cais do Oriente, que fica ali pertinho. 

Rolar para cima
Pular para o conteúdo