Reprodução: Exame / Foto: Leandro Fonseca
Gerando Falcões: em busca do voo social ideal
ONG criada por Edu Lyra visa transformar as favelas de todo o Brasil por meio da capacitação, educação da inserção econômica e social
Por Leonardo Zanon
Ainda no começo da década passada, num evento repleto de empresários e seus familiares no hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá, um jovem chamado Edu Lyra subiu ao palco, ainda acanhado, mas com uma força e um foco que fez cada um dos 200 participantes do encontro se calarem e ouvirem atentamente aquele jovem de 20 anos. Ele defendia, com unhas e dentes, o combate à desigualdade social. “Não importa de onde você vem, mas sim pra onde você vai”.
São estas palavras que Lyra traz consigo após um início de vida difícil ao lado dos pais. Mesmo com poucas condições e morador de favela na Grande São Paulo, o jovem tem feito o caminho inverso daqueles que querem estudar, trabalhar e sair da comunidade.
Após idealizar um livro chamado “Jovens Falcões” e vender 5 mil unidades em apenas três meses dentro da favela, ele conseguiu abrir a ONG Gerando Falcões. Depois de 10 anos de trabalho árduo ele conseguiu criar um ecossistema de desenvolvimento social que atua em rede dentro de favelas, entregando serviços de educação para as próximas gerações, cidadania e poderio econômico em locais de vulnerabilidade. O trabalho tem surtido efeito e chamou a atenção de grandes empresas, como Ambev, Motorola, Microsoft, Gerdau, XP Investimentos etc.
Transforme-se
Um dos grandes projetos do Gerando Falcões envolve a ONG, a Serasa Experian e o Senac. O Transforme-se envolve jovens de 18 a 29 anos a serem inseridos no mercado por meio da educação. O programa começou em Fortaleza e teve a formação de 96 alunos nas regiões periféricas da capital cearense. Eles tiveram 260 horas de aulas presenciais gratuitas e se especializaram em tecnologia e dados. Além disso, cada estudante recebeu ajuda de custo por meio de bolsa auxílio, mentoria de carreira com profissionais voluntários da Serasa Experian e acompanhamento social e pedagógico individualizado. “Sabemos que o mercado de tecnologia está em crescimento e carece de profissionais especializados. Estamos muito felizes com os resultados dessa parceria”, destaca Lemaestro, cofundador e COO da Gerando Falcões.
Foto 1: Imersão de Falcons University na formação de lideranças.
Foto 2: Líderes da Gerando Falcões realizam reuniões constantes para formatação dos projetos. Crédito: Malu Monteiro
Falcons University
Outra plataforma célebre da ONG é a Falcons University. Nascida em 2020, é o braço educacional da Gerando Falcões. Com uma metodologia educacional e com base nas 10 competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o objetivo é romper o ciclo da pobreza intelectual, emocional e técnica com formação em gestão, captação, inovação, recursos humanos, uso de dados, finanças, comunicação, autoconhecimento e autonomia. “A Falcons University é uma instituição que nasceu na favela para as pessoas da favela. As lideranças que formamos terão acesso a conceitos de gestão, inovação, uso de dados, finanças entre outros”, comenta Lemaestro. “Eles desenvolvem habilidades socioemocionais e competências de empreendedorismo social que permitem lidar com problemas complexos”.
O programa está em expansão e já conta com polos nas cinco regiões do Brasil. “Residentes de qualquer lugar do Brasil com 18 anos ou mais podem se inscrever nos processos seletivos”. O curso, com duração de 6 meses e aulas presenciais e online, forma líderes com pleno potencial para chegar aos lugares mais inusitados e interromper o ciclo das desigualdades sociais.
Serviços
COMO COLABORAR COM A GRANDO FALCÕES?
A Gerando Falcões recebe doações financeiras pessoais, de empresas e doações de produtos para venda em seus bazares, comandados pela ONG ASMARA.
Você pode realizar a doação por aqui.
Se quiser entrar em contato com a ONG:
Tel (11) 3426-9800
Siga @gerandofalcoes nas redes sociais.