Family Trip Magazine

Publicidade

Guias de turismo para famílias em Paris e Londres

As famílias podem conhecer as capitais com especialistas que tem formas diferenciadas de atendimento

Por: Redação

Geralmente, as famílias que vão para a Europa gostam de aproveitar e visitar mais de uma capital e uma das dobradinhas tradicionais é Paris-Londres. Mas você sabia que é possivel visitar museus, catedrais, castelos, bairros e saber um pouco mais sobre a história de cada lugar, de forma lúdica e animada para toda a família? E isso em cada capital? Estamos falando da Aureliana Florêncio do Parci Parla Paris e da Clarissa Donda do Dondeando por aí.

Parci Parla Paris 

Aureliana começou em 2015, muito por causa de sua filha que, aos 3, fez uma visita guiada para crianças no Museu do Louvre (os museus na França tem dias e horários específicos para crianças e famílias). Ela acabou se apaixonando pela ideia e quis compartilhar esse tipo de experiência com outras famílias brasileiras e fazer disso o seu trabalho. Hoje Aureliana guia famílias com crianças nos variados museus, Louvre, Musée d’Orsay, Centre Pompidou, Opera de Paris ou castelos como Versailles ou Vincennes. Tudo de forma lúdica, com linguagem, histórias e atividades direcionados para as diversas faixas etárias. 

Nós pedimos para ela nos contar alguma história que aconteceu em suas visitas guiadas: “Eu fiquei muito marcada com uma experiência que tive com a Carolina de 5 anos. Durante uma visita ao Museu do Louvre, ela me perguntou porque a Vênus de Milo não tinha braços, onde estava a cabeça da Vitória de Samotrácia, etc. Eu sempre dava a mesma resposta, de maneira diferente, para ela se convencer de que as esculturas um dia foram inteiras mas, com o tempo, alguns pedaços sumiram. No dia seguinte, fomos ao Museu d’Orsay dedicado às obras da metade do século 19. Eu fiquei muito surpresa com a reação dela. Com um grande sorriso ela me disse: “Tia Auréliana, aqui todas as esculturas têm braços, pernas e cabeças”. Sinceramente, eu nunca vi um adulto ter essa percepção. Eu olhei para o museu com o olhar da Carolina e, óbvio, ela tinha razão: ali não tem esculturas da Antiguidade! Não é maravilhoso uma observação tão natural de uma criança de 5 anos? Museu é sim lugar para crianças! Engana-se quem pensa o contrário! Depois desse dia, me tomei de paixão por divertir crianças e famílias com arte, histórias e museus!”

Parci Parlawww.parciparla.com.br | Instagram 

Publicidade

Dondeando por Londres

Clarissa Donda já trabalhava com turismo e quando se mudou para Londres, encantada pela cidade, decidiu se especializar e se profissionalizou como Guia de Turismo Blue Badge, o certificado oficial do Reino Unido. Esse nicho de famílias surgiu espontaneamente, quando duas famílias com crianças quiseram passear juntas e, como era dia 25 de dezembro, com tudo fechado em Londres, Clarissa teve que se desdobrar para achar histórias e formas interessantes de cativar as crianças. Desafio devidamente vencido! Hoje as famílias são a maioria do seu público, para passar o dia todo, visitar museus, castelos ou até roteiros fora de Londres. 

Nós pedimos para ela nos contar alguma história que aconteceu em suas visitas guiadas: “Posso dizer que o que as crianças mais curtem são as histórias. E quando digo histórias, falo do conteúdo – afinal, quem não se encanta por histórias de reis, rainhas, cavaleiros, mundos mágicos, castelos e descobertas? – mas também da forma de contar, lúdica e divertida, que converse com as referências e o universo da criança. Acho que é um engano pensar que um tour para crianças precisa ser simplificado – pelo contrário, crianças são exigentes, curiosas, inquisitivas e não tem papas na língua na hora de fazer perguntas diferentes, como por ex: “o Rei Henrique VII tinha diabetes? E Shakespeare fumava?” Acho interessante as associações que eles fazem! Mas o que eu mais gosto é quando, passada a viagem, os pais me escrevem, orgulhosos, contando que a criança fez um trabalho fantástico na escola! Isso é a prova de que viagens também são uma forma de aprendizado sobre o mundo. Eu amo saber que estou contribuindo, também, com alguns tijolinhos nessa construção!”

Dondeando por Londres: www.dondeandoporlondres.com.br | Instagram

 #DicaFamilyTrippers: Muitas famílias que visitam as duas capitais contratam o serviço das duas guias. Saibam que ambas são excelentes e uma complementa bem o trabalho da outra, já que as duas trabalham muito a parte histórica e lúdica dos lugares e a história de ambos países é indissociável. É uma forma e tanto de incrementar a sua viagem em família.

Rolar para cima
Pular para o conteúdo