Jogo digital interativo do Sesc PR auxilia no combate à dengue
Plataforma disponível pelo aplicativo do Sesc no Paraná foi desenvolvida para ajudar a eliminar focos do mosquito Aedes aegypti
Por: Redação
Há quatro anos o aplicativo do Sesc PR é um aliado importante no combate à dengue. O Departamento Regional da entidade no Paraná uniu forças com o Governo do Estado para driblar os altos índices relacionados a doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue, a chikungunya e a zika por meio da Campanha “Aqui o Mosquito Não Entra”.
De acordo com o informe epidemiológico, divulgado nesta terça-feira (6) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Paraná contabiliza 55.422 casos prováveis, sendo 29.075 confirmados em 304 municípios, totalizando oito óbitos, dois na última semana. Os dados são muito preocupantes e fazem parte do período epidemiológico atual 2023/2024, iniciado em 30 de julho do ano passado. O Estado permanece na 4ª posição em coeficiente de incidência no país. O Ministério da Saúde registrou, até o dia 7, 392.724 casos prováveis da doença, 54 óbitos confirmados e outras 273 mortes ainda em investigação.
“A ação tem como objetivo conscientizar a população e criar uma mobilização estadual na eliminação de possíveis focos e criadouros do mosquito. É uma maneira de inibir o avanço da dengue no estado com o envolvimento da população por meio de diferentes ações educativas e de uma disputa virtual, uma espécie de jogo interativo disponibilizado pelo aplicativo do Sesc PR”, explica o diretor regional do Sesc PR, Carlos Alberto de Sotti Lopes.
Como funciona?
Pelo app do Sesc PR, o usuário pode registrar, por meio de fotos, o possível foco de água parada (antes) e sua eliminação (depois). As fotos são compartilhadas no próprio aplicativo e somam pontos ao participante. O cadastro é gratuito e não há restrições de idade para entrar na competição, sendo possível participar nas categorias individual ou por equipes. A ideia é juntar forças para reduzir a proliferação do mosquito no Paraná!
Dinâmica de pontos
Ao longo da campanha, missões serão divulgadas para aumentar o engajamento da população. As missões são atividades especiais, com data e hora para começar e terminar, que vão multiplicar os pontos dos participantes que realizarem aquela ação específica durante o período.
Premiação
A premiação será feita aos seis primeiros colocados da categoria individual estadual, que ganharão hospedagens no Hotel Sesc Caiobá.
O regulamento completo está disponível no site www.sescpr.com.br/contradengue e também no aplicativo, disponível na versão Android e iOS (link no fim da matéria).
Histórico
Na primeira edição da iniciativa, realizada em 2021, 3.128 paranaenses de 249 municípios participaram e eliminaram 108.551 possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Já na segunda edição, em 2022, 259.227 possíveis criadouros do mosquito foram eliminados por 5.764 participantes de 284 municípios. Na terceira edição, realizada em 2023, foram 11.309 participantes e 325.625 focos eliminados.
“A expectativa é que o próximo ciclo continue mobilizando cada vez mais a população, contribua ainda mais para impedir o avanço da dengue no Paraná, e que não seja apenas um projeto, mas sim uma campanha permanente, começando por nossa casa, nossas unidades e sendo difundida em todas as abordagens de eventos, palestras e ações em grupos”, reforça o diretor regional do Sesc PR, Carlos Alberto de Sotti Lopes.
Mais informações:
O app está disponível nas plataformas Google Play (Android) e App Store (iOS).
Para conferir o regulamento e acompanhar a campanha, acesse: www.sescpr.com.br/contradengue
#DicaFamilyTrippers: Adesivo repelente de insetos: funciona?