Family Trip Magazine

Lisboa em família: uma viagem que vale a pena a cada estação

A capital de Portugal merece ser explorada em todas as suas nuances, proporcionando experiências diversificadas ao longo do ano, tanto para adultos como para crianças e adolescentes

Por Natália Faria G. Viana

Lisboa tem muito a oferecer para viajantes em busca de entretenimento e novas descobertas durante todas as estações do ano, com cada uma delas trazendo consigo particularidades que convidam a retornar à capital de Portugal diversas vezes ao longo da vida, para a explorar em todas as suas nuances. Independentemente da época que se tenha disponível para a viagem, Lisboa oferece uma infinidade de atrações e atividades divertidas para famílias, de modo que vale a pena sempre a manter no radar como opção de destino a cogitar.

Com voos diretos disponíveis a partir dos principais aeroportos brasileiros, é possível conhecer a cidade em um feriado prolongado ou como porta de entrada para um roteiro mais longo pela Europa. Há quem fique por lá apenas uma ou duas noites, só para ter um panorama geral da atmosfera lusófona e visitar um ou outro dos seus atrativos mais emblemáticos; mas para quem gosta de conhecer um destino a fundo – ou com calma, como costuma ser o mais indicado para quem viaja com crianças – compensa dedicar uma semana inteira. E uma coisa é fato: não importa quantos dias se tenha para explorar a capital portuguesa, é bem provável que se vá embora já pensando em uma próxima visita.

Quando ir para Lisboa em família? A melhor época é agora, é sempre

Para as famílias brasileiras, as Férias de Julho são disparado o período mais popular para viajar para a capital portuguesa, especialmente para quem quer fugir do inverno daqui, uma vez que na Europa as estações são invertidas em relação às nossas. O verão em Lisboa, portanto, vai de junho a setembro e está em seu auge bem no meio do ano, quando a garotada está de recesso escolar.

Na mais vibrante das estações, Lisboa brilha sob o sol radiante, encorajando os visitantes a aproveitar suas praias de rio e atividades ao ar livre, como piqueniques em família e passeios de bicicleta pelos parques urbanos. Esta época é especialmente convidativa para desfrutar das água do Rio Tejo, que corta a cidade, realizando passeios de barco com vistas panorâmicas e praticando esportes aquáticos como o stand-up paddle. Para quem tem dias suficientes no roteiro, vale também fazer um bate-e-volta até as praias de Cascais ou da Costa da Caparica, para dar um mergulho do lado de lá do Atlântico. Nas noites de verão, os bairros históricos e centrais ficam bastante movimentados com festivais de música, feiras de rua e uma animada vida noturna, com opções de entretenimento para todos os gostos e perfis.

Com a chegada do outono, que ocorre entre setembro e dezembro, as folhas das árvores começam a mudar de cor, criando paisagens pitorescas em seus parques e jardins. Lisboa se transforma então em um aconchegante cenário de tons alaranjados e clima ameno, perfeito para desacelerados passeios em família. É uma das melhores estações para bater perna pelos bairros históricos da cidade, como o Bairro Alto e o Chiado, descobrir os encantos escondidos de suas vielas estreitas e fazer diversos pit-stops para degustar um quitute português atrás do outro – até eleger os favoritos de cada membro da família. Além disso, o outono é a temporada das vindimas, quando as vinícolas da região oferecem não só degustações de vinhos para os adultos, como também passeios que encantam as crianças.

No inverno, que vai de dezembro a março, Lisboa assume um charme especial, iluminada pela decoração natalina e com um friozinho suave, que convida a desfrutar as delícias gastronômicas sem pressa. Essa é a hora de conhecer os restaurantes mais renomados e tomar seu tempo para se esbaldar da entrada à sobremesa – e ainda fazer uma pausa entre as visitas turísticas para se aquecer com uma chícara de chocolate quente em uma das charmosas cafeterias da cidade.  Os mercados de Natal são outro grande atrativo da estação. Sucesso garantido com os pequenos, neles há uma abundância de artesanato local e iguarias típicas, envoltos em uma atmosfera lúdica.

Mesmo os mais friorentos não precisam se preocupar: devido à topografia suave da região e às correntes oceânicas favoráveis, o frio de Lisboa não é tão intenso quanto em outros pontos do país ou do continente. Nas festas de fim de ano e nas Férias de Janeiro, a temperatura na cidade dificilmente chega abaixo de 10ºC durante o dia e de 8ºC na madrugada. Nem em caso de chuva a viagem fica menos completa: há um enorme leque de opções de atrativos cobertos para se demorar, como o Oceanário de Lisboa e o Pavilhão do Conhecimento, um museu interativo de ciência e tecnologia que estimula a exploração do mundo físico e a experimentação. E engana-se quem pensa que o frio ameno significa ausência de esportes típicos de inverno. Apesar de não haver neve, todo ano a cidade conta com pistas artificiais de patinação no gelo, a maior parte delas a céu aberto e bastante espaçosas. O Wonderland Lisboa, que é o espaço mais famoso, também possui uma roda gigante com vista panorâmica.

Publicidade

Enquanto em terras brasileiras as águas de março fecham o verão, em Lisboa elas descortinam a primavera, que se estende até junho. A chegada da estação traz uma explosão de cores das flores que adornam os jardins, praças e parques da cidade, como o Jardim Botânico ou o Parque das Nações, onde as famílias podem fazer piqueniques, passear de bicicleta ou simplesmente relaxar em meio à natureza. Esses espaços ficam especialmente fotogênicos no período, estimulando as famílias a fazerem ainda mais registros para eternizar as memórias vividas na viagem. Por fim, a primavera é a época perfeita para fazer uma day-trip para explorar os arredores de Lisboa, como a encantadora vila de Sintra, que fica ainda mais deslumbrante com o florescer da vegetação que circunda seus palácios e castelos, dignos de contos de fada.

Serviços

Dicas da Família Way do que não pode faltar na mala

Gate

Ele adora levar eletrônicos para a viagem: celular, drone, máquina fotográfica, carregadores,..

Fly

Ela é apaixonada pelo mochilão de viagem colorido, mas adora também outros acessórios como garrafas, fones…

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rolar para cima
Pular para o conteúdo