
O que é “Quiet Luxury”, a tendência de moda sem ostentação
Esqueça logos e excessos: peças “silenciosamente” luxuosas – que prezam pelo primor da matéria-prima e da produção – personificam uma visão mais sustentável de consumo
Por: Redação
O luxo discreto é a bola da vez na moda e a nova cara da riqueza. Roupas e acessórios mais minimalistas, que não anunciam o seu valor de maneira óbvia (com logotipos aparentes e decorativistas), evocam o alto padrão com base no primor de matérias primas, modelagem e acabamento. Essa é a tendência do “Quiet Luxury”, que traz como proposta um luxo mais silencioso e secreto na moda, que só é percebido por quem é capaz de reconhecer a qualidade superior das peças.
Menos modismo e mais qualidade também acabam sendo sinônimo de menos peças e mais durabilidade, o que personifica uma visão mais sustentável do consumo. No cenário econômico e político global atual, tem havido uma crescente conscientização sobre os impactos negativos da indústria da moda no meio ambiente e na sociedade, o que pode ter sido um dos principais fatores que influenciou o surgimento do conceito de “Quiet Luxury”.
A grande questão é: será que este é um passo definitivo em direção ao consumo consciente na moda ou esta é apenas mais uma tendência passageira, voltada para a alta sociedade? Cabe a cada um de nós aproveitar esta pauta que está em alta para tentar mudar a mentalidade de quem está em nosso convívio. Para quem tem filhos, isso é ainda mais relevante, pois eles são o futuro do nosso planeta.
Por meio da moda do “Quiet Luxury”, as famílias estão diante de uma boa oportunidade para estimular as crianças e adolescentes a consumir com mais responsabilidade, priorizando a qualidade, a durabilidade e o significado de cada peça em vez de buscar excessos, ostentação de marcas e tendências passageiras. Isso pode ajudá-los a desenvolver uma mentalidade menos voltada para o consumismo e mais voltada para a valorização do que realmente importa na vida, como relacionamentos e experiências.
#DicaFamilyTrippers: conheça o Repassa, maior brechó online do Brasil e que incentiva a economia circular.