Family Trip Magazine

Para aprender e refletir: um giro pelo Museu do Amanhã

Um museu de ciências diferente. Um espaço interativo que fala de Sustentabilidade e mostra os possíveis caminhos para os próximos 50 anos.

Por: Redação

Questões do meio ambiente, do espaço e da humanidade não são, em geral, temas que interessam às crianças. Mas quando apresentados de forma diferente e divertida, podem prender a atenção, educar e surpreender. Essa é exatamente a proposta do Museu do Amanhã que, como o próprio nome já diz, aborda questões sobre o futuro do mundo diante dos tempos que vivemos. Continua achando que esses temas não têm nada a ver com uma criança? Espere, então, até se deitar sob o enorme domo do edifício de arquitetura futurista e assistir à impressionante projeção 360 graus que apresenta as questões do planeta e da natureza: impossível desgrudar os olhos. 

Uma das coisas que mais pode fascinar os pequenos é o fato de que não se trata de um lugar contemplativo, mas de um espaço onde interagir faz parte da experiência. Para isso há muita tecnologia, arquitetura e ilusão envolvida. A exposição principal do museu – que recebe mostras paralelas frequentemente, consulte programação – é dividida em cinco grande área: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós.

Publicidade

Veja o que você não pode deixar de fazer em uma visita:

  1. Uma linda foto com o edifício futurista, projetado pelo arquiteto Santiago Calatrava, e a baía de Guanabara ao fundo. O Museu do Amanhã fica no centro do Rio de Janeiro, na zona portuária revitalizada.

  2. Depois da projeção de introdução na sala Cosmos, siga para a seção Terra do museu e acompanhe os “tubos” que percorrem a questão principal da humanidade (“quem somos”) através de imagens muito impactantes desde o movimento dos ventos até questões culturais. 
     
  3. No espaço Antropoceno, ao observar os enormes totens de 6 metros de altura com fotografias, vale refletir com as crianças sobre como nossas atitudes moldam o planeta e o impacto que isso causa no futuro: reciclagem, atitudes ecológicas e tolerância são temas dessa seção.
  4. Ao chegar à área Amanhãs, imensos telas interativas, como numa sala futurista de uma estação espacial, abordam as questões dos impactos que a hiperconectividade, e superpopulação e as questões sociais vão trazer para o futuro.

  5. O final da exposição, no ambiente Nós, faz um apanhado de tudo o que se pôde absorver e aprender até ali e exige um exercício de consciência e imaginação, propondo o engajamento do visitante na questão do “amanhã”. 

#DicaFamilyTrippers: leve um lanche e faça um piquenique nas mesas nos jardins laterais do Museu, com vista para a Baía de Guanabara.

Publicidade

  Conheça o Museu do Amanhã: www.museudoamanha.org.br
  Endereço: Praça Mauá, 1 – Centro,  Rio de Janeiro.
  Horários: Terça a Domingo, das 10h às 18h
  Ingressos a partir de R$30. Venda on line

Rolar para cima
Pular para o conteúdo