Family Trip Magazine

Publicidade

Paraty com crianças

Cinco programas para fazer em família na charmosíssima cidade histórica 

Por: Redação

Patrimônio cultural e natural pela UNESCO, Paraty é destaque por seu casario histórico, sua localização à beira mar num lindo ponto do litoral fluminense, sua intensa atividade gastronômica e cultural e seu potencial para encantar todo o tipo de turista. Inclusive os que viajam com crianças. 

Vale saber, antes de ir, que a viagem a partir de São Paulo deve durar cinco horas de carro (com sorte) e quatro horas a partir do Rio de Janeiro. Para pais com bebês, atenção aos carrinhos que podem ter dificuldade de se locomover no calçamento de paralelepípedo e irregular do centro histórico. Ambas são, no entanto, dificuldades que valem a pena ultrapassar para conhecer a linda região. 

Veja quais são os programas imperdíveis de Paraty: 

1 – Conhecer o centro histórico é tão rico quanto divertido. Enquanto se explora os quase 500 casarões preservados, é possível fazê-lo entrando e saindo de lojas, galerias, sorveterias e restaurantes instaladas nessas edificações antigas.  

2 – A linda Fazenda Bananal, do século 17, se confunde com a própria história de Paraty. Na visita é possível conhecer o casarão, totalmente restaurado, os propósitos de preservação e sustentabilidade, suas hortas, animais e, claro, seu maravilhoso e celebrado restaurante. 

Publicidade

3 – A “praia urbana” de Paraty não é uma boa opção, por isso vale conhecer as mais afastadas, caso da Praia do Cedro. O acesso é, a partir da Praia de Iriri, de barco, um trajeto bem curto, que leva até a linda ilha, onde há praias lindas e calmas, além da estrutura de dois restaurantes simples. Há outras praias, como São Gonçalo e São Gonçalinho, no sentido de Angra,  que podem ser acessadas de carro, lindas e deliciosas para os pequenos. 

4 – O grande momento é, com certeza, conhecer Paraty pelo mar. Vale contratar o serviço de uma lancha privativa – ou embarcar em um passeio de “escuna”. Veja com o Niquinho: +55 (24) 99965-4649 – e partir para um dia inteiro al mare desbravando a baía. Uma boa opção é conhecer o Saco de Mamanguá, único “fiord brasileiro”. A programação é curtir o visual, visitar diversas ilhas da Costa Verde e almoçar em uma delas (o condutor do barco pode indicar os melhores lugares), mergulhar, fazer snorkeling e construir um dia inesquecível em família. 

5 – Mais uma vez vale pegar o carro, dessa vez em direção à Cunha, para conhecer um lugar superdivertido para as crianças, a Cachoeira do Escorrega e o Poço do Tarzan. Ambos ficam na Estrada Paraty-Cunha km 8, em frente ao alambique Engenho d’Ouro. Na cachoeira, um “escorregar natural” desagua em um poço de água límpida de gelada, uma delícia nos dias de calor. O Poço do Tarzan é uma piscina natural onde se refrescar é a melhor pedida. O restaurante local, no melhor estilo “casa na árvore” é gostoso para petiscos ou uma refeição despretensiosa. 

Onde ficar 

Para se hospedar há todo tipo de acomodação. Mais afastada do centro, cerca de 10 minutos de carro, a Pousada Apple House é a mais moderna da região, com apartamentos elegantes com piscina privativa, flats, vilas familiares e estrutura de resort. Se a ideia é ficar no próprio centro histórico, o Sandi Hotel (antiga Pousada do Sandi) fica em um casarão histórico e oferece uma experiência bem mais original. Outras opções são a Pousada Porto Imperial ou a elegantíssima Pousada Literária.

#Dica FamilyTrippers: A Flip (Feira Litarária Internacional de Paraty) acontece este ano de 23 a 27 de novembro 2022 e sempre tem a parte infantil com programação especial, a Flipinha. Programe-se. 

Rolar para cima
Pular para o conteúdo