Family Trip Magazine

Publicidade

Páscoa pelo Mundo

Como o feriado da Semana Santa é celebrado em diferentes regiões e culturas

Por: Redação

Uma das coisas mais legais de viajar é a chance de conhecer novas culturas e ampliar os conceitos que temos sobre costumes, rituais e tradições. Afinal, em cada parte do mundo as datas especiais são assimiladas e comemoradas de uma forma.
A Páscoa, por exemplo, tem o renascimento (paixão e ressurreição de Jesus segundo a Bíblia) como tema no mundo inteiro, mas não é em todos os lugares que há a figura do coelho com sua cestinha que presenteia as crianças no domingo de Páscoa como no Brasil. Por aqui, o chocolate é a grande estrela por toda a parte: em Gramado e Canela, por exemplo, que já são cidades de tradição chocolateira, o tema é levado às últimas consequências com a Casa do Coelho, ovos gigantes e eventos voltados para a comemoração. 

Na Alemanha e na República Tcheca, por exemplo, a tradição é de pintar ovos coloridos e pendurá-los em uma árvore, a Osterbaum, que fica enfeitando as casas e ruas, o que lembra muito as árvores de Natal. Além disso, há enormes feiras voltadas para o tema vendendo todo tipo de decoração para a festa. Aqui no Brasil, a maior Osterbaum fica na cidade de Pomerode, em Santa Catarina, que também tem festejos especiais nessa data.

Na Grã-Bretanha o momento mais esperado do feriado é a caça aos ovos, organizada pela National Trust (órgão oficial de conservação do patrimônio da Inglaterra) em diferentes partes do Reino Unido. Outra tradição britânica é o hot cross bun, um pão doce decorado com uma cruz, que marca a crucificação de Cristo e só pode ser comido na Sexta-Feira Santa. 

Nos Estados Unidos, um dos eventos famosos é a conhecida Easter Egg Roll, da Casa Branca, um evento que inclui jogos e apresentações, uma grande gincana que, nesse ano, volta a acontecer presencialmente depois de dois anos de atividades virtuais durante a pandemia. Em Nova York o grande momento é a irreverente Easter Egg Parade que colore as ruas da Big Apple enquanto na Guatemala há uma simbólica procissão voltada para o caráter religioso da festa.

Publicidade

Já na Itália, a segunda-feira de Páscoa, a Pasquetta, é o dia mais importante da celebração, assim como no Canadá, a Easter Monday.  

Outra linda tradição é a francesa, que diz que os sinos das igrejas não devem ser tocados de quinta a domingo da Semana Santa porque voam até Roma para serem abençoados e, na volta, derrubam ovos e coelhos de chocolate do céu. Nessa época, os já maravilhosos chocolates franceses ganham lindas e apetitosas formas. 

Na Austrália, país que enfrenta problemas com a superpopulação de coelhos, a figura pascal é Bilby, um pequeno marsupial (um mini canguru), é quem aparece nas representações lúdicas. Há, inclusive, uma infeliz tradição de caça aos coelhos (na Páscoa!!) que, felizmente, por hora está banida.  

Em países como o Chile e Portugal, além do caráter religioso, o feriado é também tema de grandes celebrações gastronômicas com comidas típicas, peixes, cordeiro e especiarias. 

Nos países Nórdicos, a celebração está ligada às bruxas e histórias macabras, uma espécie de Halloween: nessa época as crianças se vestem com fantasias assustadoras em países como Finlândia e Suécia. Já na Noruega, o feriado é voltado para histórias sobre crimes e terror, chamadas de Påskekrim

E mesmo em países de outras fés, como é o caso do Japão, de maioria da população budista ou xintoísta, a chamada Fukkatsusai tem ovos de chocolate e um bolinho de geléia de feijão em formato de pintinho.

#DicaFamilyTrippers: Datas festivas são sempre uma boa ocasião para ensinar para as crianças, as diferentes culturas que existem no mundo. 

Rolar para cima
Pular para o conteúdo