Family Trip Magazine

Passaporte na mão

Veja o passo a passo para tirar o documento para crianças sem erro

Por: Redação

Item de primeira necessidade e obrigatório para viagens internacionais, o passaporte é o documento que vai autorizar a entrada e saída em qualquer país. Mesmo bebês, sejam eles recém-nascidos, viajando com pai e mãe, precisam de um. Por isso, antecipe seus planos de viagem e tire o passaporte do seu filho o quanto antes. 

A seguir, tudo o que você precisa saber para tirar o passaporte da sua criança, sem erro. 

1- Reúna a documentação necessária:

  • Certidão de nascimento da criança / menor de 18 anos;
  • Documento de identificação e CPF do responsável;
  • Certidão de casamento (no caso de mudança no nome dos pais);
  • Autorização da expedição de passaporte para crianças (são três modelos dependendo do caso, saiba mais a seguir);
  • Foto tamanho 5×7, colorida, sem data e com fundo branco (para menores de cinco anos)
  • Publicidade

    Você vai precisar incluir informações pessoais (ao todo são quatro telas) como números de documentos, filiação, endereço. Depois do preenchimento, no próprio site um protocolo será gerado com a solicitação e o boleto para pagamento, uma guia chamada GRU (Guia de Recolhimento da União) 

    PUBLICIDADE
    [smartslider3 slider=”19″]

    3- Pague a taxa (GRU) no valor de R$257,25 (pela internet, no banco ou em uma lotérica)

    Somente após o pagamento da taxa você será direcionado para a página de agendamento, onde você poderá escolher uma data e um posto da Polícia Federal mais próximo (consulte para sua cidade) para comparecer. Caso você esteja solicitando passaporte para mais de uma pessoa, é possível agendar todos juntos.

    4- Chegue pontualmente na data agendada.

    O menor deve estar acompanhado dos pais (ou dos tutores legais) e com a documentação (listada acima) completa. Se for só um dos pais, é necessário levar uma autorização simples assinada e reconhecida em cartório do genitor ausente (ou certidão de óbito, ou termos de guarda ou certidão de nascimento da criança mostrando que ela foi registrada apensas pelo genitor presente).  Através de uma senha, ocorre o atendimento com um agente federal que vai checar os documentos, tirar a fotografia (maiores de cinco anos) e colher as impressões digitais. Crianças alfabetizadas podem assinar o passaporte. Para as crianças menores, vai constar um carimbo de “não alfabetizado” no lugar da assinatura. O procedimento todo não costuma durar mais do que meia hora (em geral menos ainda). Um protocolo será entregue para a retirada do documento no mesmo local, de seis a dez dias úteis. 

    5- Quando o passaporte estiver pronto

    É preciso comparecer acompanhado do menor (dessa vez só um dos responsáveis precisa acompanhar) com um documento de identidade original e voilá…boa viagem.

     Em tempo: passaportes infantis tem validade mais curta, já que a fisionomia das crianças muda muito ao longo do crescimento: 

     Idade                   Validade
     0 a 1 ano               1 ano
     1 a 2 anos            2 anos
     2 a 3 anos            3 anos
     3 a 4 anos            4 anos
     4 a 18 anos          5 anos

    Rolar para cima
    Pular para o conteúdo