Quando ir para Fernando de Noronha: a melhor época para famílias
Cada época do ano tem as suas particularidades, portanto é uma decisão que vai depender do perfil de cada um.
Por: Redação
Ao planejar uma viagem em família para a praia que saia do lugar-comum, um destino nacional que se destaca é Fernando de Noronha, um arquipélago que fica a 350 quilômetros da costa do Nordeste. Com suas praias de tirar o fôlego, águas cristalinas e vida marinha exuberante, Noronha (como é chamada pelos íntimos) é um paraíso tropical que oferece experiências incríveis para viajantes de todas as idades. No entanto, para aproveitar ao máximo a sua estadia nesta jóia do Atlântico, é importante escolher o momento certo para visitar, conforme o perfil da família e suas expectativas para a viagem. Cada época do ano em Fernando de Noronha traz suas próprias particularidades, tornando essa jornada ainda mais especial e inesquecível.
Fernando de Noronha nas Férias de Janeiro
Com temperaturas mais altas, céu azul e belas ondas emoldurando a costa, o período que vai da semana do Réveillon até as férias de janeiro é a mais alta temporada em Fernando de Noronha, com preços inflacionados e maior agito. Ao contrário do que acontece em muitos destinos de praia, o verão em seu auge traz tempo firme para o destino, com chuvas abaixo de 100 mm. Esta época é perfeita para famílias que desejam passar longas horas curtindo o sol tropical nas praias de areia branca ou explorando as paisagens deslumbrantes da ilha. Se afastando um pouco da beira da água, para fugir da espuma da arrebentação, o snorkel proporciona uma emocionante experiência de íntimo contato com a vida marinha, especialmente porque essa é a época com mais tartarugas em Noronha. Para quem faz mergulho em alto mar, a época traz boa visibilidade.
Fim do Verão em Fernando de Noronha
Para as famílias que querem passar o Carnaval em Fernando de Noronha, de fevereiro até meados de março o clima ainda está ótimo no destino, mas com o agito e os preços diminuindo dia após dia. O céu ainda está bem firme em comparação a outros destinos tropicais e o calor também continua. As ondas começam a ganhar força, atraindo surfistas de todo o mundo – o que proporciona um espetáculo esportivo ao vivo, que costuma fascinar principalmente os adolescentes. Para os membros da família mais aventureiros, essa é inclusive uma ótima época para aprender a surfar ou aprimorar suas habilidades. Para aqueles que não se animam em pegar uma onda, a boa notícia é que fora do período de feriado poderão desfrutar das praias com a faixa de areia menos cheia. Afinal, a turma do surfe fica mesmo é na água.
Fernando de Noronha no Outono
No outono, do fim de março até meados de junho, é quando é a baixa temporada em Fernando de Noronha. Apesar das temperaturas agradáveis e do mar relativamente calmo, essa é a época das chuvas. Mas, elas não inviabilizam a viagem, pois, assim como acontece no verão no Sudeste, tem dia que chove só um pouquinho no começo da manhã e no fim da tarde, há dias com alternância entre chuva forte e sol intenso e há dias em que não chove nada. Essa imprevisibilidade traz como vantagem a ilha mais vazia, o que é perfeito para vivenciar momentos de maior cumplicidade em família. Menos turistas também significam preços mais baixos. Essa é uma ótima oportunidade para as famílias que querem viabilizar passar férias mais longas no destino, alternando dias intensos de passeios com dias de relaxamento em um bom hotel. Os admiradores da vida marinha também têm um bônus no período: devido à redução da espuma das ondas, que arrebentam menos, já é possível praticar o snorkel na beira d’água.
Férias de Julho em Fernando de Noronha
Muitos que têm filhos em idade escolar planejam uma viagem para Fernando de Noronha nas Férias de Julho. Por conta da maior demanda, os preços naturalmente aumentam. O lado bom é que o destino ganha um clima bem familiar no período, sendo perfeito principalmente para crianças e adolescentes mais sociáveis, que gostam de se enturmar com outros viajantes da mesma faixa etária. Outra vantagem é que as chuvas já diminuíram bem e o clima se torna mais firme, aumentando as chances de que quase todos os dias da viagem sejam aproveitáveis. Os peixinhos de plantão vão se animar em descobrir que o mar está calmo, propiciando fazer snorkel e mergulho com boa visibilidade. Até golfinhos há chances de encontrar, sobretudo durante os passeios de barco. Este também é o finzinho da temporada de tartarugas marinhas em Noronha, que ainda podem ser vistas pelos mais sortudos.
Fim do Inverno em Fernando de Noronha
Entre agosto e setembro, conforme o inverno entra em transição para a primavera, Fernando de Noronha entra no melhor período para quem busca o estereótipo que seus cartões-postais consagraram: o mar calmo e cristalino mais parece uma piscina, com tons variando do azul-bebê ao verde-água. Isso, somado à precipitação baixíssima, proporciona a melhor visibilidade do ano para quem mergulha ou faz snorkel. Um detalhe relevante é que, apesar de ser inverno, por conta do sol à pino, durante esse período costuma-se encontrar as águas com temperatura agradável para nadar. Mas, a cereja do bolo é que esta é a temporada de baleias jubarte em Noronha, além de ser o melhor período para ver golfinhos. Apesar de eles habitarem a ilha o ano todo, por conta do mar estar mais flat, é quando se exibem mais pulando para fora da água em volta dos barcos. Vale mencionar, contudo, que os preços em agosto são praticamente de alta temporada, pois as férias escolares do hemisfério norte atraem muitos turistas estrangeiros e o mês costuma abrigar o maior festival de turismo LGBTQIA+, o Love Noronha. Já setembro é provavelmente o mês com um dos melhores custos-benefício.
Fernando de Noronha na Primavera
Entre outubro e novembro, no auge da primavera, a ilha entra no período mais seco do ano, praticamente sem chuvas. Isso a torna um dos destinos de praia nacionais com mais sol-benefício para visitar nos muitos feriados existentes nesses dois meses. No dia 12 de outubro costuma haver uma festa de Dia das Crianças em Fernando de Noronha, voltada tanto para moradores como para turistas, aumentando a diversão das famílias. Como o mar ainda está calmo no início do mês, também é comum ocorrer a emblemática regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno), que adiciona um toque especial ao Porto da ilha ao ser ornamentado por uma variedade de veleiros e iates. Conforme novembro vai chegando, as ondas começam a voltar aos poucos, para alegria da garotada que gosta de brincar de “pegar jacaré” (Body Surfing). Mar à dentro, passando a zona de arrebentação, a água segue com ótima visibilidade para mergulho, por conta da ausência das chuvas. Quem consegue tirar férias e viajar fora de feriados encontra menos agito na ilha, o que se traduz em preços mais convidativos, que dão um alívio no bolso das famílias que querem poder aproveitar muitos passeios.
Fernando de Noronha nas Férias de Dezembro
O mês de dezembro traz de volta a alta temporada a Fernando de Noronha. Com o início das férias escolares de verão e as celebrações de fim de ano, a ilha ganha vida com uma atmosfera festiva e animada. Obviamente isso significa maior densidade de turistas e preços mais elevados, sobretudo a partir da segunda quinzena. Mas, não tanto como em janeiro. O clima segue predominantemente ensolarado e sem chuvas, com o mar cristalino, porém mais agitado. A visibilidade para mergulho, principalmente em alto mar, continua boa e tanto o surfe como pular as sete ondinhas no Réveillon estão garantidos. Este também é o início da temporada de desova das tartarugas marinhas em Noronha, que vai de meados de dezembro a meados de julho. Os mais sortudos já podem conseguir testemunhar as fêmeas chegando à praia para depositar seus ovos na areia no limite da maré cheia, especialmente à noite.
Quando viajar para Fernando de Noronha?
Independentemente da época do ano em que você escolher visitar Fernando de Noronha, essa ilha paradisíaca oferecerá experiências incríveis para sua família. Cada estação traz suas próprias peculiaridades e vantagens, portanto esta é uma decisão individual que deve levar em consideração o perfil de cada família e as expectativas de cada integrante.
Para ajudar nessa missão, se puderem, recorram ao suporte de uma agência de viagens especializada nesse público, como as nossas parceiras Viajar com Crianças e Viajar com Adolescentes, do Grupo Viajar. O importante é que, seja lá quando vocês forem, com certeza serão cativados pela beleza natural deslumbrante e pelas aventuras emocionantes que essa joia brasileira tem a oferecer. Sua viagem em família para Fernando de Noronha certamente será inesquecível e repleta de diversão.
#DicaFamilyTrippers: Fernando de Noronha, o Paraíso mais sustentável do Brasil