Roupas de neve: alugar ou comprar?
Confira diversos fatores pró e contra para decidir se vale mais a pena comprar ou alugar roupas para neve
Por: Redação
Ao planejar uma viagem para destinos de neve, especialmente para estações de esqui e snowboard, a etapa do planejamento da mala é uma das mais desafiadoras para os turistas brasileiros. Ao perceberem que suas roupas de inverno não são o bastante para os proteger de um frio mais intenso, e que precisam, portanto, de peças mais específicas para o clima que irão encontrar na viagem, logo surge a grande questão: vale mais a pena comprar ou alugar roupas para neve? A resposta não será a mesma para todo mundo e pode ser um pouco mais complexa para famílias que viajam com crianças.
Para começo de conversa, antes de decidir entre o aluguel e a compra, é preciso esclarecer o que são roupas de neve. Como já foi falado aqui, o traje apropriado para neve envolve várias camadas de vestimenta e acessórios confeccionados em materiais técnicos e resistentes. As calças e blusas de segunda-pele absorvem o suor e mantém o corpo seco. Em seguida, uma camada de roupas de isolamento térmico garante maior retenção de calor. Por cima de tudo, calças e jaquetas impermeáveis e respiráveis são fundamentais para proteger da neve e do vento. Além disso, os acessórios para cobrir as extremidades, como luvas, gorros, cachecóis e meias, também devem ser resistentes à água, ao vento e ao atrito. Não esquecendo do mais importante: as botas de neve, que além de manter os pés secos e aquecidos, evitam escorregar ao caminhar sobre o gelo.
Enquanto algumas destas peças só são usadas durante a prática dos esportes de neve, outras são boas companheiras em qualquer situação em que seja necessário se manter aquecido no frio. Até mesmo ao sentar para almoçar em um restaurante ao ar livre ou simplesmente para passear pelas ruas da cidade, uma segunda-pele e um agasalho de isolamento térmico por baixo do look garantem que as pessoas consigam desfilar seus blusões fashionistas e seus elegantes sobretudos sem bater os dentes. Estes, portanto, são o tipo de peça técnica que com certeza vale garantir já trazer de casa. Sem elas, o conforto em qualquer momento da viagem fica comprometido. Inclusive, por serem itens fundamentais, eles nem costumam ser oferecidos para aluguel.
Compra ou locação de trajes para esportes de neve
Os itens que você encontra com facilidade para alugar são justamente aqueles destinados à prática de esportes de neve, tais como casacos e calças impermeáveis, luvas, botas, capacetes e óculos de proteção. Para decidir entre comprar ou alugar estes trajes para esportes de neve, tudo vai depender de quantas vezes você pretende praticá-los na vida. E isso é algo difícil de saber quando você está indo viajar para ter seu primeiro contato com o ski e o snowboard. Inclusive, só depois de colocar essas roupas em uso real que você consegue sentir melhor qual tipo prefere. É por isso que, na primeira vez, a maior parte dos viajantes opta pelo aluguel.
Um dos principais fatores que são levados em conta na decisão entre comprar ou alugar as roupas de neve é a limitação do tamanho da bagagem. Apesar das vestimentas de neve serem leves e poderem ser bem amassadas para caber em malas pequenas, inevitavelmente trata-se de volume adicional. Uma boa solução é usar kits de sacos à vacuo na mala. Se a viagem for totalmente voltada para a estadia em estações de ski, o problema se reduz bastante, pois nelas todo mundo circula quase que o tempo inteiro com os trajes esportivos. Neste caso, os itens adicionais se limitam a poucas peças casuais para usar nas áreas internas aquecidas do hotel, como camisetas e calças leves e talvez um par adicional de sapatos. Agora, se o roteiro incluir mais destinos ou muitas outras atividades que exijam outro tipo de vestimenta, deixar para alugar os trajes de neve na viagem pode ser uma boa opção para otimizar o espaço na mala.
Disponibilidade e variedade de tamanhos das roupas de neve
No caso das crianças, alugar os trajes de neve no destino pode parecer uma decisão óbvia, pois elas costumam crescer entre uma viagem de neve e outra. Contudo, isso vai depender do quanto elas se incomodam em usar roupas que não se ajustam muito bem. E a questão vai além da preocupação estética. Uma jaqueta muito apertada, uma calça muito comprida ou uma bota folgada podem prejudicar seriamente os movimentos durante a prática esportiva, sendo uma questão não só de desempenho, como de segurança. Sobretudo para os pequenos que nunca tiveram contato com os esportes de neve ou para aqueles mais inseguros ou sensíveis, o desconforto das roupas desajustadas pode impactar o potencial de se divertir com a atividade. O mesmo vale para os adultos, é claro.
Comprar roupas de neve no Brasil
Ao adquirir as roupas no Brasil, com antecedência, há tempo hábil para provar peças de várias marcas diferentes para encontrar aquelas que vestem melhor, aguardar reposição de estoque caso o tamanho desejado esteja esgotado e até mesmo ir a um ateliê de costura para realizar ajustes diversos. Para quem não mora em grandes cidades, há lojas especializadas que também contam com e-commerce, como a Decathlon, que disponibiliza um guia de medidas em seu site e prazo para trocas e devoluções sem custos extras. Também estão começando a surgir algumas lojas brasileiras que oferecem aluguel de trajes de neve, como a virtual Dress & Go. Contudo, a variedade de peças e tamanhos ainda é muito limitada e praticamente não há opções para o público infantil.
Alugar roupas de neve no destino
O leque de tamanhos que você encontrará ao alugar trajes de neve no destino, apesar de grande, irá variar conforme a demanda, o que significa que quem viaja na altíssima temporada, como os períodos de férias escolares, acaba tendo uma oferta menor ao seu dispor. Embora haja diversas lojas de aluguel de roupas de esqui nos destinos mais populares, a limitação de estoque de cada uma delas pode significar perder um precioso tempo de viagem batendo perna em diferentes lojas na caçada pelo caimento perfeito. Ainda mais para quem viaja em família e precisa encontrar vestimentas para várias pessoas de tamanhos e faixas etárias diferentes. Então, especialmente para quem tem medidas fora do padrão ou até mesmo para quem veste os tamanhos mais concorridos, que esgotam mais rápido, levar as roupas de neve de casa otimiza o tempo de lazer.
Como economizar com roupas de neve
Engana-se quem pensa que alugar é sempre o caminho para economizar. O preço do aluguel de roupas de neve é alto, sobretudo em destinos mais badalados e exclusivos, como estações de ski mais isoladas e intimistas. Fora que há multas para caso as peças sejam danificadas durante o uso. Portanto, a economia só acontece para quem vai passar poucos dias esquiando ou para quem acredita que não irá fazer esse tipo de viagem novamente tão cedo. Se o uso das peças for exceder quatro dias, muitas vezes acaba saindo mais em conta comprar.
Outra opção mais alternativa, para os adeptos do consumo consciente, é tentar conseguir algumas peças emprestadas de amigos e familiares ou de segunda mão. Como as crianças crescem, encontrar roupas de neve de tamanhos infantis usadas é mais fácil do que para os adultos. No caso dos empréstimos, é preciso alinhar expectativas e não ficar chateado em caso de recusa. Afinal, como os esportes de neve desgastam as peças, é possível que elas não voltem da viagem no mesmo estado. Por isso, vale oferecer de antemão substituição dos itens emprestados em caso de avaria. Neste sentido, muitos preferem já comprar logo de uma vez, pois paga-se por algo que é seu, evitando preocupações durante a viagem.
Se forem de boa qualidade, essas peças têm o potencial para durar anos a fio. E caso as crianças cresçam e percam as roupas antes da próxima viagem ou a família não tenha espaço suficiente para as armazenar em casa, as doar, vender ou trocar pode ser uma boa solução para fazer a sua parte na cadeia da moda circular.
Comprar ou alugar roupas de neve: qual vale mais a pena?
No fim das contas, para muitas famílias a solução perfeita acaba sendo a combinação entre o empréstimo, a compra e o aluguel de roupas de neve para montar um guarda-roupas estratégico e uma bagagem funcional durante a viagem. Deixar para alugar no destino itens com menor variação de tamanho, como capacetes, óculos e luvas, já economiza um bom espaço na mala. E levar de casa pelo menos uma calça e uma jaqueta de esqui é uma maior garantia de tranquilidade.
Para quem for esquiar só um dia ou outro, além das camadas de roupas de baixo, só uma calça e uma jaqueta de neve costumam ser o suficiente, pois elas secam rápido com o aquecimento do quarto do hotel. E, como não ficam em contato direto com a pele, não pegam odor tão fácil. Mesmo para quem for esquiar vários dias e requeira maior quantidade de trocas de roupa, já ter uma peça de cada no tamanho certo evita o estresse de ter que sair correndo desesperadamente logo no primeiro dia da viagem em busca de vestimentas adequadas.
Opções de compra e aluguel de roupas para a neve:
Para compras com melhor custo-benefício veja a nossa lovemark Decatlhon
Para aluguel existem a Dress & Go e a Closet BoBags
#DicaFamilyTrippers: Confira as nossas dicas de roupas e acessórios para as férias na neve.