Family Trip Magazine

Segóvia com Crianças: um bate-e-volta saindo de Madri

Razões para incluir uma escapada para a cidade medieval de Segóvia nos roteiros de viagem em família que passam pela capital da Espanha

Por Natália Faria G. Viana

Um castelo digno de contos de fadas, ruínas romanas e paisagens quase cenográficas fazem de Segóvia, na Espanha, um destino imperdível para famílias que viajam com crianças. Localizada a apenas 96 km ao norte de Madri, essa cidade medieval aos pés da Serra de Guadarrama foi consagrada como um dos passeios de bate e volta mais populares para os turistas que se hospedam na capital.

Em trem de alta velocidade, a viagem entre as cidades dura menos de meia hora; de carro, cerca de 1h30. Há também diversas opções de excursões rodoviárias guiadas que passam pelos seus principais atrativos. As atrações mais visitadas por quem fica apenas um dia na cidade são o Aqueduto Romano, a Catedral de Segóvia, o Castelo de Alcázar e as ruas da histórica Cidade Velha.

Não é preciso procurar pelo Aqueduto: ele é praticamente um portal para quem chega ao Centro Histórico de Segóvia, impactando os visitantes logo à primeira vista. Patrimônio Mundial pela UNESCO, ele é um dos mais bem preservados aquedutos romanos do mundo, formado por 167 arcos de pedra que se estendem por quase um quilômetro e meio e alcançam uma altura de quase 30 metros, se mantendo de pé há mais de 2 mil anos. Além de ser uma oportunidade de despertar o interesse pela história romana e da engenharia, passear pelo Aqueduto de Segóvia com as crianças gera a oportunidade de apreciar a vista da cidade a partir dos imensos arcos e usar a criatividade para tirar fotos inusitadas.

Por detrás das muralhas da cidade, surge imponente e suntuosa a Catedral de Segóvia, com sua torre de quase 90 metros de altura visível a vários quilômetros de distância. Conhecida como “a dama das catedrais” devido à sua elegância, harmonia estética e riqueza ornamental, ela foi construída ao longo dos séculos XVI e XVIII, sendo considerada um dos melhores exemplos de arquitetura gótica espanhola. A beleza e a grandiosidade do edifício certamente poderão chamar a atenção dos pequenos. A visita ao museu da catedral, que abriga uma coleção de arte sacra, também pode ser atrativa para as crianças, especialmente se os pais conseguirem explicar as histórias por trás das peças expostas de maneira lúdica e didática.

Mas o atrativo que realmente faz uma viagem para Segóvia com crianças valer a pena, indiscutivelmente, é o seu emblemático castelo. Erguido em posição dominante sobre um penhasco rochoso, na confluência de dois rios, o Alcázar é um palácio fortificado em pedra considerado um dos mais distintos da Europa em virtude da sua forma – que se assemelha à proa de um navio.

Visitar o Alcázar de Segóvia com crianças talvez seja uma das experiências de viagem mais inesquecíveis que uma família pode experienciar no velho mundo. Isso porque ele estabeleceu o estereótipo para a própria ideia de palácio medieval, oferecendo o pacote completo: a localização dramática, o fosso, a ponte levadiça, as muralhas, as torres pontudas, os salões suntuosos, os tetos decorados, os vitrais coloridos e as armaduras de cavaleiros. Inclusive, há quem diga que ele serviu de inspiração para o Castelo da Bela Adormecida, da Disney.

Ademais, o que torna um passeio de um dia por Segóvia com crianças agradável do começo ao fim é que o trajeto entre seus pontos turísticos é sempre muito charmoso. As ruas estreitas e as construções decoradas em baixo-relevo, na centenária técnica do esgrafito, são marcas da cidade que encantam os visitantes. As crianças podem se divertir descobrindo os desenhos e detalhes nas fachadas, enquanto os adultos apreciam a arquitetura. Explorar as suas ruas medievais cheias de encanto é como voltar no tempo e mergulhar na história, enquanto a família se surpreende com muitos outros atrativos menos conhecidos – e nem por isso menos interessantes – pelo caminho.

Tudo isso cercado de muita natureza. Emoldurada pelas belas paisagens naturais do Parque Nacional da Sierra de Guadarrama, incluindo montanhas, bosques, lagos e riachos, Segóvia é um sopro de ar fresco para quem a visita. Muitos parques e jardins bem cuidados se espalham pela cidade, podendo servir como espaços de descanso e de piquenique entre uma visitação turística e outra, permitindo que as crianças se divirtam ao ar livre, em momentos de muita conexão e cumplicidade em família.

 

Publicidade

 
 
 

Aqueduto de Segóvia

Catedral de Segóvia

Alcázar de Segóvia

Ruas do Bairro Judeu

Crianças em Segóvia

Dicas da Família Way do que não pode faltar na mala

Gate

le adora levar eletrônicos para a viagem: celular, drone, máquina fotográfica, carregadores,..

Fly

Ela é apaixonada pelo mochilão de viagem colorido, mas adora também outros acessórios 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rolar para cima
Pular para o conteúdo