Rolê Cultural em São Paulo para curtir em família
Aproveite a ótima safra de exposições na cidade e leve sua família para viajar pelo universo de grandes artistas
Por: Redação
Mora em São Paulo ou nos arredores e não vai viajar nos próximos feriados? A cidade vive um momento cultural de pura efervescência e viajar pelo mundo de cores, forma olhares e inspirações de grandes artistas nunca esteve tão acessível. Conheça, a seguir, três exposições para levar as crianças e se entregar à arte de Van Gogh, Portinari e Sebastião Salgado.
Portinari Para Todos
Em cartaz no MIS Experience desde o início do mês de março, a exposição, a mais completa já realizada sobre o celebrado pintor paulista, reinterpreta a arte de Portinari através de projeções audiovisuais – e também comemora o centenário da Semana de Arte Moderna. Ao todo são mais de 150 pinturas e um mural do artista Eduardo Kobra. Além de poder fazer parte da arte de Portinari através das projeções e conhecer o legado do importante pintor, o público infantil ganha o Quintal de Portinari, um espaço de 600 metros quadrados, com instalações interativas que vão permitir às crianças revistar a infância do artista, marcando um gol à Portinari, por exemplo, ou interagir com personagens de sua obra, “empinando pipas, rodando num gira-gira, passeando em uma carroça”, entre outras interações quase mágicas.
Portinari para todos: ingressos a partir de R$45 (meia-entrada). Até 31.07.22
Beyond Van Gogh
O antigo estacionamento descoberto no topo do Shopping Morumbi recebe a imensa tenda que abriga a esperada exposição imersiva em torno do pintor. Trata-se de uma experiência sensorial que leva o público literalmente para dentro da vida e de mais de 300 obras do artista holandês com projeções nas paredes e no chão, o que permite “tocar” a arte de forma muito peculiar, tudo isso embalado por uma trilha sonora que envolve ainda mais o espectador. É incrível como crianças de todas as idades ficam tocadas e impressionadas pela profusão de cores e imagens tocantes do grande gênio. Há, ainda, uma sala que conta a vida e as fases da principal figura do pós-impressionismo. Vale levar a família inteira e apreciar sem pressa. Na saída, um café e uma lojinha para comprar uma lembrança.
Beyond Van Gogh: ingressos a partir de R$40 (meia-entrada).
ATUALIZAÇÃO 18.07: a exposição agora foi para o Rio de Janeiro.
Amazônia – Sebastião Salgado
Depois de se encantar com a Amazônia na matéria de capa da primeira edição da Family Trip Magazine e entender como a floresta e pode ser especial para férias em família, uma exposição oferece a chance de conhecer a região sob o olhar de ninguém menos do que Sebastião Salgado. O trabalho do fotógrafo é resultado de longas temporadas com doze tribos indígenas, de navegações pelo rio Amazonas e seus afluentes e sobrevoos na selva durante mais de sete anos. Ao todo são 205 fotografias inéditas no Brasil de um impacto imediato pela sensibilidade e pela força e que também podem ser encontradas no livro Amazônia. Essencial para conhecer a principal potência natural do planeta, suas gentes e apresentar a Amazônia (quem sabe seu próximo destino de férias?) às crianças que tanto precisam aprender sobre sua importância e preservação. Em cartaz no SESC Pompeia.
Amazônia: entrada gratuita.
ATUALIZAÇÃO 18.07: A exposição foi para o Rio de Janeiro, no Museu do Amanhã.
A Tensão – Leandro Erlich
16 obras espalhadas pelos espaços do Centro Cultural Banco do Brasil, incluindo um barco e elevador flutuantes, janelas para jardins imaginários e até uma piscina em que o visitante pode ficar submerso sem medo de se afogar fazem parte da mostra de um dos nomes mais provocativos e populares da arte contemporânea, o argentino Leandro Erlich.
A exposição passou pelo CCBB BH e CCBB RJ fica até 20 de junho em São Paulo.
A Tensão: até 20/06/22. Entrada gratuita, mas tem que pegar ingresso para fixar horário
#Dica FamilyTrippers: aproveite as exposições imersivas, cheias de luzes, cores e sons para levar as crianças em ambientes bem diferentes e estimulantes.