As crianças como influenciadoras no planejamento de viagens em família
Como os nativos digitais das Gerações Z e Alpha exercem maior poder de decisão e o que os pais devem considerar ao planejar uma viagem com os filhos
Por: Redação
Cada vez mais as crianças exercem um papel ativo no planejamento das viagens da família. Os membros das gerações mais recentes, como a Z e a Alpha, que são nativos digitais, acabam exercendo mais influência sobre as decisões dos pais em relação às férias do que era comum às gerações anteriores. Com o aumento da presença da tecnologia na vida cotidiana, por meio de redes sociais como Tik Tok e YouTube, essas crianças têm acesso a uma grande quantidade de informações e entretenimento que lhes permite formar opiniões bem mais “fundamentadas”, que sejam levadas mais a sério pelos pais.
As crianças podem começar a exercer influência na escolha dos destinos de férias e dos passeios a serem incluídos no roteiro da família desde muito cedo, muitas vezes antes mesmo de completarem 5 anos de idade. No entanto, é só a partir dos 6 anos que as crianças começam a ter maior capacidade cognitiva e a desenvolver habilidades de comunicação mais avançadas, o que as torna mais influentes na decisão final dos pais. A partir dos 10 anos, as crianças já são capazes de entender melhor os destinos e as atividades oferecidas, além de poderem expressar suas preferências de forma mais clara e articulada, tornando-se assim uma parte importante do planejamento das férias em família.
Vale ressaltar, contudo, que o poder de influência das crianças durante a organização da viagem pode variar de acordo com o perfil da família e das próprias crianças. Alguns pais podem dar mais liberdade de escolha para as crianças, tornando-as até mesmo o centro da viagem, enquanto outros podem ter a cultura de “quem paga é que decide”. Além disso, algumas crianças podem ser mais extrovertidas e expressivas, enquanto outras podem ser mais tímidas e reservadas, o que pode afetar sua capacidade de influenciar as decisões da família.
Mesmo que as crianças hoje em dia tenham cada vez mais voz ativa na decisão do destino das viagens, os pais ainda são os principais responsáveis por tomar as decisões finais, idealmente levando em conta as necessidades e interesses de toda a família. Como essa não é uma tarefa fácil, o ideal é que se mantenham informados por meio de publicações editoriais voltadas para o segmento, como a Family Trip Magazine, e que sempre que possível recorram ao suporte de agências especializadas, como a Viajar com Crianças ou Viajar com Adolescentes.
#DicaFamilyTrippers: Veja o que aprendemos quando viajamos em família.