Family Trip Magazine

Publicidade

Caraíva em família no sul da Bahia

Férias para não esquecer jamais na tranquila e colorida Caraíva, vilarejo no sul da Bahia

Por: Redação

No Sul da Bahia, na região conhecida como Costa do Descobrimento, Caraíva é um vilarejo parado no tempo, feito de chão de areia e casinhas coloridas. É lugar de férias em slow motion: ao deixar o carro do outro lado do rio – o acesso é feito através de curta travessia de barco – é preciso também deixar para trás a ansiedade e os pequenos luxos mundanos, o luxo aqui é a natureza. 

O mar de temperatura perfeita, que encontra o rio formando um lindo panorama, é suficiente para deixar de lado os inconvenientes de viajar com crianças para um destino remoto – carrinhos de bebê, por exemplo, terão dificuldade para circular, visto que o chão é de areia fofa. Um kit completo de remédios básicos também deve constar na mala, ou será preciso voltar à Trancoso ou Arraial d’Ajuda para encontrar atendimento adequado. O lugar, vale saber, também de hotspot entre jovens, por isso não espere apenas calmaria: há festas, agito e movimento, principalmente na alta temporada. Outro ponto importante: a energia chegou há poucos anos, por isso há chance de faltar luz, em especial quando a vila está lotada e há sobrecarga no uso.

Publicidade

  • Reserve muito tempo para ficar à beira do rio, onde as crianças amam brincar – a correnteza é bem fraca, e a diversão é ficar horas ali, no vai e vem das águas.

  • O mar, mais agitado, pode não agradar tanto os menores. Mas quando a maré está baixa, as piscinas naturais garantem muita diversão. 

  • Programe o passeio para descer o rio de bóia, um percurso que dura cerca de 30 minutos, super tranquilo: o barco leva até certa altura do rio e de lá a descida é pura alegria. Só tente escolher um horário em que o sol não esteja a pino, pois isso pode atrapalhar o programa. 

  • Visite os corais de Tatuassu, onde há chance de avistar tartarugas marinhas e fazer mergulho de snorkel, entre corais e peixinhos coloridos.

  • Visite a Reserva Indígena Pataxó, um programa muito legal de contato com a cultura indígena. Reserve antecipadamente e vá de buggy, a apenas 20 minutos da vila.   

  • Há muitos restaurantes na cidadezinha, mas vale lembrar que tudo que chega ali vem de barco, daí a escassez de alguns produtos e os preços mais altos. Para comer bem, com estilo, o Boteco Mangaba tem bons pratos baianos – com opções básicas para crianças. Popular e charmoso, o Principado, serve cozinha italiana, japonesa e hambúrguer, ou seja, agrada todo mundo. 

  •  Intimista e charmosa, a Vila Fulô é um hotel super family-friendly que oferece vários mimos, entre eles amenities L’Occitane, Nespresso nos quartos, piscina e jacuzzi, além de lençóis de 400 fios – alguns dos quartos têm ofurô. O contraponto perfeito para dias mais rústicos entre o sol e a areia. Diárias a partir de R$2035 com café da manhã. Reservas: aqui.
    Outra opção com decoração regional e praiana, piscina com borda infinita e vista imperdivel para a praia e atendimento extremamente acolhedor é a Pousada Caraíva Bela Vista

#DicaFamilyTrippers: Se por acaso passarem por Trancoso (a 40 Km), não deixem de provar o restaurante Capim Santo da Chef Morena Leite.

Rolar para cima
Pular para o conteúdo