Family Trip Magazine

Chegou a hora de brincar na neve no Chile

Que tal uma viagem que soma a capital do país, Santiago, e a maior estação com área esquiável da América do Sul, Valle Nevado?

Por Denise Bobadilha

Tão perto quanto um bom resort de praia no Nordeste, o Chile é um vizinho surpreendente para conhecer em família. Sim, a terra que atrai adultos pelos vinhos e as paisagens de montanha, deserto e mar é também uma excelente pedida para crianças, sobretudo no inverno. Afinal, que criança não sonha em brincar na neve e um boneco quer fazer? Uma viagem que soma a capital do país, Santiago, e a maior estação com área esquiável da América do Sul, Valle Nevado, vai trazer experiências culturais, esportivas, gastronômicas e até meteorológicas para a família toda

Vamos começar por Santiago. A capital é plana e muito bem servida por transporte público, facilitando o acesso às atrações. Um programa clássico é subir o funicular do Cerro San Cristóbal. O topo do Cerro permite uma vista panorâmica da cidade e da Cordilheira dos Andes; depois, a descida pode ser feita de funicular ou de teleférico até o Parque Metropolitano. As duas alternativas já preenchem uma cota de brincadeira para todos, mas você pode ir além e reservar uma tarde para se divertir no MIM Museu Interactivo Mirador, um museu de ciências muito interessante e interativo no estilo do Catavento em São Paulo. Ou divertir-se no Parque Bicentenário, mais central, ao ar livre, com parquinhos bacanas, aluguel de bikes, possibilidade de fazer um piquenique no gramado ou experimentar o restaurante gourmet Mestizo.

Os passeios além da capital chilena valem a viagem o ano todo, mas, no inverno, têm um atrativo incomparável: a neve nas montanhas. O que, para muitos, se traduz pura e simplesmente em esqui e snowboard. Quem nunca esquiou pode achar o esporte difícil, ou mesmo supervalorizado, mas o fato é que descer na neve usando esquis é garantia de momentos inesquecíveis, lindas fotos – e boas risadas. Em Valle Nevado, há aulas para todos, inclusive os muito pequenos, que se saem muito bem, por sinal.

Antes de pisar na neve, no entanto, é preciso ter algumas instruções básicas sobre Valle Nevado. A estação é um resort na neve, com três hotéis diferentes, a 3.200 metros de altitude. Fica a apenas 40 quilômetros de Santiago, mas não se engane: a estrada é difícil e muito sinuosa; são mais de 70 curvas (atenção com as crianças que enjoam!). Vale a pena contratar um serviço especializado para o traslado. O carro alugado muitas vezes precisa de correntes nas rodas para poder subir com neve escorregadia. Outra precaução antes de se esbaldar na neve é comprar roupas térmicas, toucas e luvas impermeáveis, garantindo assim o tamanho adequado. Já as botas de esqui, os casacos,  calças impermeáveis e capacetes podem ser alugados em Valle Nevado mesmo ou na Plaza la Gondola, uma parada antes do resort. Se a criança for muito pequena e para ter a certeza de ter a roupa no tamanho adequado, vale alugar a roupa antes de subir a montanha, em algumas lojas que existem no caminho, na saída da capital.

Publicidade

As 40 pistas de Valle Nevado somam cerca de 40 km de extensão e ficam próximas dos hotéis. O mais luxuoso dos três, o Hotel Valle Nevado, é ski in/out, ou seja, já se sai direto do hotel para as pistas. O Hotel Puerta del Sol é o que tem o maior complexo de entretenimento, e o Três Puntas é ideal para quem viaja em grupos maiores, com quartos que se ligam. Mas todo mundo pode usufruir dos restaurantes do complexo e áreas em comum, independente do hotel. 

Junto das pistas ficam as Kids Zones, as áreas onde os pequenos desenham, pintam e fazem bonecos de neve entre uma tentativa na pista de esqui e outra. As crianças, aliás, podem ter aulas de esqui a partir de 4 anos e contam com um divertido Magic Carpet, uma esteira rolante para subir neve acima na pista. Há também o teleférico, a via dos adultos até as pistas, que também podem apreciar o spa, o pub, piscinas aquecidas e jacuzzi ao ar livre para os momentos além da neve. Para ambos, o frio não vai mesmo incomodar – as atrações são próximas, muitas ligadas por corredores fechados, e há aquecedores, lareiras e pontos de calor por toda parte, incluindo chocolates quentes, pratos da cozinha italiana e de montanha e, claro, vinhos. 

Se sobrar energia, as crianças têm à disposição recreadores no hotel, com atividades que entram na noite. Por mais que o cansaço bata, não deixe de apreciar o pôr-do-sol nas montanhas branquinhas de neve. A luz que vai do amarelo ao violeta, o ar gelado, o sorriso e as bochechas coradas pelos dias de vento e neve são imagens que farão parte das memórias da família por muito tempo.   

Serviços

Dicas da nossa Comunidade, de onde ficar em Santiago:

Hyatt Centric Las Condes
Novotel Vitacura

Mais informações sobre Valle Nevado, inclusive promoções Early Book: www.vallenevado.com

Dicas da Família Way do que não pode faltar na mala

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Rolar para cima
Pular para o conteúdo