Family Trip Magazine

Paris e Londres, duas super viagens em uma só

Viaje com a família para as maiores capitais da Europa, com atrações que não acabam nunca

Por Ronny Hein

Londres e Paris são a quintessência da Europa. Para quem nem se lembra da palavra, vamos à tradução: quintessência significa o melhor de tudo. Cidades completamente diferentes, uma da outra, elas são, também, as maiores do continente e apesar da distância entre ambas (que inclui o Canal da Mancha), ficam, aproximadamente, a duas horas de viagem, usando o Eurostar, o trem que viaja entre as estações centrais de ambas – e é a melhor maneira de combiná-las.

Você, como bom viajante, já deve tê-las conhecido com o entusiasmo que as duas capitais merecem. Infelizmente, muitos julgam que não são lugares para ir com os filhos, o que é uma espécie de lenda antiquada. Como quaisquer cidades grandiosas, elas têm diversas caras, inúmeras atrações para crianças e novas descobertas que surgem todos os dias. 

Algumas delas serão citadas nesta reportagem. Outras você mesmo vai encontrar na internet ou por sugestão de amigos que já viveram a experiência de levar a família toda para essa dupla urbana imbatível. O fato é que, numa jornada de férias de, digamos, dez dias (cinco em Paris, cinco em Londres), haverá o que fazer o tempo inteiro, sem descanso.

Algumas considerações gerais: as duas metrópoles são grandiosas por suas ricas histórias de grandes conquistas. O reino do rei Charles III, por exemplo, já foi a capital de tantas ex-colônias que, no passado, dizia-se que o sol jamais se punha sobre o império britânico. Já a França, de Napoleão, também ocupou, um dia, vastas porções da Europa, do sudeste asiático, da África, do Canadá, do Caribe e da Polinésia, que ainda é território ultramarino francês. 

Na prática, para o viajante contemporâneo, isso significa que ambas as capitais guardam influência de todos os continentes e têm a presença de um sem-número de imigrantes a enriquecer sua gastronomia, seus hábitos e sua diversidade. São sedes de museus colossais – o British Museum é passeio obrigatório com seu acervo milenar, o Louvre, que dispensa apresentações ou o Museu d’Orsay às margens do Sena, uma espécie de centro mundial do impressionismo e de outros estilos que nasceram em Paris. É menor que o Louvre, mas muito mais fácil de visitar se você estiver na companhia de seus filhos.

Param por aí as semelhanças: o tempo fez com que Londres virasse uma cidade mais influenciada pela riqueza de sua monarquia, pelo rock de grandes bandas, pelos pubs e pela contracultura.  E fez, também, com que Paris se tornasse uma cidade mais romântica, mais intelectual e mais indicada para quem gosta de caminhar sem agenda – flanar é o nome disso. Os cafés, que existem em todas as esquinas (no lugar dos pubs londrinos) são uma espécie de vitrine para quem quer ver e ser visto.

Outra diferença: em Londres os veículos, inclusive os doubledeckers (aqueles mitológicos ônibus de dois andares em que seus filhos vão adorar dar uma volta), andam em mãos distintas. Fundamental é ter atenção para esse detalhe e evitar acidentes.

ônibus_duplo_vermelho_de_Londres

Publicidade

Cidades grandes e com tamanha intensidade são como uma espécie de lista de feira: cada um tem a sua. As atrações mais famosas de Paris – a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e Montmartre de um lado (deixando de fora a Notre Dame, ainda em reforma depois do incêndio que quase a destruiu), essas, sim, todos querem conhecer. Do lado oposto do canal, não há como esquecer da troca de guarda no Palácio de Buckingham, das famosas pontes (Tower Bridge e London Bridge) sobre o rio Tâmisa, dos parques onde todo mundo vai, como o Hyde Park, e da London Eye, a roda gigante da altura de um prédio de 50 andares do alto da qual vê-se toda a beleza da cidade.

Esses são os programas óbvios e há outros mais para a família como viajar pelo rio Sena a bordo de um bateau mouche ou assistir a um dos grandiosos musicais em exibição nos teatros do West End, o único a rivalizar, em qualidade e quantidade com a Broadway de Nova York em todo o mundo.

Se os pimpolhos sentirem falta de diversão, não haverá problema. Nas imediações de Paris, com acesso fácil, ficam a Disneyland francesa e o não menos divertido Parque Asterix, com os famosos personagens de Uderzo e Goscinny em meio a muitos brinquedos como os da Disney. Em Londres, os estúdios de Harry Potter vão levar seus filhos a conviver com as bruxarias e feitiços do menino de óculos consagrado ao redor do planeta e o enorme Castelo de Windsor, a pequena distância de trem da capital, aberto para visitas, em cujos arredores fica a Legoland inglesa, outro programa ideal para famílias com crianças de qualquer idade.

Londres tem, também, lembranças dos recentes Jogos Olímpicos que organizou, enquanto Paris, que vai sediar a mega competição em 2024, oferece muito a ver a quem se interessa pelo tema.

No mundo dos museus diferentes, as obras de cera do Madame Tussauds, em Londres, vão deixar a família toda perplexa pelo seu realismo, enquanto Paris oferece o mesmo encanto no Paradox Museum, um universo de ilusões de ótica além da imaginação. 

Lembre-se, porém, que essa é apenas uma lista de feira. As duas cidades têm, também, mercados deliciosos para quem quiser apreciar a variedade de produtos de cada país, confeitarias e sorveterias para lambuzar de prazer as crianças e seus pais. No que diz respeito à gastronomia, não há quem discuta que Paris tem mais tradição e restaurantes famosos. Sobre Londres – que, no passado, era uma cidade fraca nesse quesito – não deixa a desejar. Há gastronomia de quase todas as etnias, chefs premiados e inúmeros restaurantes. Se esse é um elemento importante em sua viagem, não deixe de escolher e reservar desde já, assim como pegar os ingressos das atrações online. Julho é altíssima estação nas duas capitais e haverá milhares de turistas com intenções iguais as suas.  Só uma lembrança importante: evite comer nos locais muito próximos das atrações turísticas. Eles são, em geral, mais caros e oferecem menor qualidade.

O resto é lugar comum: dias longos com o sol permitindo horas a mais de emoção. Mais calor em Paris do que em Londres – embora isso possa variar. Mais chuva em Londres do que em Paris, mas nada de inundações ou outros inconvenientes. De forma geral, você vai usar bermudas e shorts o tempo todo. Só algumas igrejas não recebem turistas em trajes sumários. 

Londres foi fundada no ano 47 da era cristã; Paris, ainda mais antiga, data de 52 antes de Cristo, quando se chamava Lutécia. Em conjunto, as duas capitais têm 4 mil anos de história para contar – e se você acha que viajar é aprender muito e distribuir cultura para seus filhos, essa dobradinha vai ser um espetáculo de aulas práticas ao vivo.

Faça, de antemão, junto com os companheiros de viagem, a sua própria lista de feira, que vai ser a coluna vertebral do roteiro a cumprir. Mas tenha certeza de que, nos caminhos de ambas as cidades, você vai descobrir muito mais a ver e acrescentar aos seus planos. Que podem não caber, completamente, no tempo que você tem disponível, mas vão criar a vontade de voltar sempre que possível.

Serviços

Gate

Ele adora levar eletrônicos para a viagem: celular, drone, máquina fotográfica, carregadores,..

Fly

Ela é apaixonada pelo mochilão de viagem colorido, mas adora também outros acessórios como garrafas, fones…

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rolar para cima
Pular para o conteúdo