Family Trip Magazine

Santiago: Quem quer brincar na neve?

Numa viagem para Santiago e arredores durante o inverno, a neve fica pertinho, as vinícolas também e há muito o que fazer em família.

Por Jaime Borquez

O Chile tem sido, por anos, um destino muito apreciado pelos brasileiros. Depois das nuvens negras da pandemia,  a capital Santiago abre suas portas com a esperança de receber a alegria que as famílias carregam em cada viagem. Sim: brasileiros são muito queridos no Chile, gostam de nosso jeito descomplicado, do tudo bom e tudo bem. Por isso, os chilenos capricham em mostrar seu afeto e os encantos do país. 

Santiago e seus arredores têm sido destinos perfeitos para viajar com crianças. O leque de possibilidades é longo e variado para as famílias.

Em geral, sugerir que crianças visitem um museu, provoca uma vaia daquelas – mas quem for ao Museo Interactivo Mirador de Santiago, o MIM, vai ganhar uma salva de palmas. Aqui a garotada pode ter uma visão da ciência em forma lúdica e muito divertida. Temas como as matemáticas,  a astronomia, as comunicações,  o cinema, a Terra,  a luz,  a energia, a robótica e vários outros não só são explicados  na amostra de cada sala como as crianças podem participar e interagir nas diferentes matérias, recebendo assim um banho de conhecimento no meio da brincadeira. 

Em Santiago, como em São Paulo, há um KidZania que pode ser também uma boa opção de diversão para a garotada. No chamado “edutenimento” eles podem testar mais de 80 profissões, aprendendo diretamente da experiência de ser, por exemplo, médico, ator, polícia, mecânico de carros, aeromoça, bombeiro, advogada, farmacêutico e uma grande gama de ofícios e profissões. Dá pra passar uma tarde inteira sem ter maior preocupação.

Santigo_Kidzania_DSC5939_

Ok: chega de lugares fechados, vamos sair e respirar os ares da cidade, esses que chegam da cordilheira dos Andes, com um friozinho gostoso. O Bicentenário oferece parquinhos para todas as idades, área verde para um piquenique ou restaurante gourmet ao ar livre, o Mestizo.  Santiago tem vários morros nas redondezas, todos dignos de uma boa visita e, claro, uma caminhada em família sem muito esforço. Começamos pelo menor de todos e o mais central – o Santa Lucia. A história conta que em seu topo o espanhol Dom Pedro de Valdivia iniciou a fundação de Santiago. A entrada, as escadarias, o chafariz, seus jardins, praças e o caminho que levam ao cume bem valem a visita e muitas fotos. Para uma vista mais completa e um belo passeio, a opção é ir até o Cerro San Cristobal, onde há muito a fazer em família. O zoológico da cidade, por exemplo. Ou o funicular, que sobe direto pelas encostas do morro até o topo e as crianças adoram Este bondinho é monumento nacional e data de 1924, mas não fique preocupado, ele é muito seguro e a viagem vale a pena, pelos panoramas espetaculares da cidade. Bem em cima do topo fica a Virgem da Imaculada Conceição, que protege e ora pelos santiaguinos.

Falando em vista, a quinze minutos de lá fica o Costanera Center, o maior prédio do Chile, orgulho nacional. Tem 297 metros de altura e 62 andares. Tem um moderno shopping center e um mirante no topo da torre de onde se tem a melhor e mais espetacular vista da capital do Chile. 

Santiago, também, pode ser a melhor chance de suas crianças terem contato com a neve pela primeira vez. Que tal? Então ponha roupa para o frio na mala e não perca a visita aos centros de esqui que ficam a menos de duas horas do centro da cidade (isso: é pertinho mesmo!).

Publicidade

Aí estão Farellones, Valle Nevado e Portillo, basta fazer a escolha e partir para brincar com a criançada. O parque de Farellones oferece variadas opções para a garotada, canopy ou tirolesa, circuito de tubing, muro de escalada e descidas de trenós. Valle Nevado e Portillo oferecem aulas de esqui e bons restaurantes. Seja esquiando, aprendendo snowboard ou simplesmente fazendo guerra de bolas de neve este será aquele passeio que vai fazer a festa de toda a família, com certeza. Você pode ir em carro alugado, mas a estrada é muito sinuosa e pode estar cheia de gelo. Ou em passeio de ônibus, cujos contatos estão no fim desta reportagem.

Antes de regressar ao Brasil saia da cidade e visite a Viña Vik, a mais espetacular e chique do país. Fica perto da cidade de Santa Cruz,  160 km ao sul de Santiago, no vale de Millahue. Tudo o que a gente falar da vinícola soa insuficiente: há que visitar e passar uma noite por lá. Os vinhos? Um melhor que o outro – ainda que o foco seja o desenvolvimento de rótulos de qualidade. As instalações? No padrão de um filme do James Bond. Os quartos? Desenhados, um a um, por artistas locais. O restaurante Pavillion? Imperdível. Para os pais, um spa de respeito e piscina aquecida. Para a família, a oportunidade de fazer, em conjunto, um divertido (e saboroso) curso de empanadas.

A Vik também oferece cavalgadas, almoços no meio dos campos e mountain bike entre os parreirais.

Conhecer a vinha Vik vai ser um ponto alto da viagem, pode estar seguro disso. Ela é realmente surpreendente. Veja abaixo.

Serviços

Dicas da Família Way do que não pode faltar na mala

Gate

Ele adora levar eletrônicos para a viagem: celular, drone, máquina fotográfica, carregadores,..

Fly

Ela é apaixonada pelo mochilão de viagem colorido, mas adora também outros acessórios como garrafas, fones…

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Rolar para cima
Pular para o conteúdo