Family Trip Magazine

Cobasi, essencial para a vida do seu pet, casa e jardim

O líder do mercado de pet shops e megastores para animais é a nossa lovemark da edição

Por Sut-Mie Guibert

Que o pet já faz parte da família, a gente sabe. Mas nem sempre foi assim. Isso é um conceito recente: hoje temos cada vez mais serviços direcionados para o mercado crescente de pets, incluindo megastores, maiores que muitas lojas “de gente grande”. A Cobasi, rede de shoppings para pets, é o líder desse mercado e uma marca familiar que tem tudo a ver com a Family Trip Magazine.

A Cobasi nasceu na família Nassar. Rame Nassar, que já trabalhava no comércio, abriu a primeira loja Cobasi para os seus filhos João, Paulo e Ricardo trabalharem na área de varejo. Tudo começou com um presente do pai para os filhos e até hoje a marca é dirigida pelos 3 irmãos

O galpão de 300m2 lançado em outubro de 1985 na Vila Leopoldina em São Paulo vendia essencialmente itens agrícolas, produtos agropecuários como ração, sementes, fertilizantes, adubos… Mas a crise financeira dos anos 80 com congelamento de preços e trocas de moedas obrigou a família a pensar em novos horizontes. Foi assim que, ao voltar de uma viagem nos Estados Unidos, onde o mercado de pets já estava mais desenvolvido, um dos irmão teve a ideia de desenvolver aqui o conceito para pets. Nasceu assim a “Cobasi o shopping do seu animal“, redirecionando totalmente a oferta de produtos para coleiras, caminhas, ração importada, farmácia veterinária mas também itens para a casa e jardim. O nome da marca vem da abreviação da razão social da empresa: Comércio de Produtos Básicos e Industriais. 

A nova guinada deu muito certo, pois, efetivamente, a onda que já acontecia lá fora chegou também ao Brasil, trazendo os pets para dentro da casa e família, centro de cuidados como outro membro querido. O mercado e conceitos se desenvolveram e hoje já temos até marcas de nicho como rações específicas para diferentes raças. 

A Cobasi também sobreviveu às restrições da crise sanitária vivida durante a pandemia: as lojas de shopping tiveram que fechar, mas as lojas de rua permaneceram abertas, já que foram consideradas serviço essencial e o e-commerce, que prodigiosamente, já estava desenvolvido, estourou trazendo até novas iniciativas como compra online e retirada em loja e criando parcerias com outras redes como a SPet, de clínicas e hospitais veterinários e serviços de banho e tosa. As lojas físicas se tornaram totalmente integradas com o on-line, criando um grande ecossistema de serviços para pets. 

Hoje a marca tem mais 130 lojas, está presente em mais de 11 estados e apresenta faturamento de R$ 2 bilhões. O primeiro galpão de 300m2 segue existindo, mas hoje tem 11.000m2!

A Cobasi não se resume à lojas onde comprar e vender. Hoje ela quer realmente fazer parte da família, ser ambientes onde o cliente pode passear com o seu pet, descobrir as novidades e saber que vai ser bem recebido. A marca desenvolve eventos de adoção, doação, corridas…tudo para integrar a comunidade de pais e mães de pets.  

Segundo o próprio conceito da empresa, a principal transação da Cobasi é a de afetos; um lugar que proporciona tantos encontros: de colaboradores, de clientes, de pets. “Somos quem abastece a parte divertida do lar. Porque uma casa de verdade tem vida, tem amor, tem pessoas que cuidam”. A marca quer inspirar as pessoas a se reconectar com a sua melhor natureza. Hoje do slogan habitual do “shopping do seu animal” passamos para “Cobasi, essencial para a vida“! 

E vejam só: a Cobasi tem dois mascotes, o cachorro COB e o gato ASI. Quem sabe um dia não se encontram com o nosso Nick, mascote da Família Way? Eu disse ou não disse que a Cobasi tinha tudo a ver com a Family Trip Magazine? 

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