Family Trip Magazine

Conheça os serviços de assistência especial das companhias aéreas no Brasil

Os serviços que as empresas aéreas brasileiras oferecem para pessoas com necessidades especiais terem uma viagem tranquila

Por Diego Paiva

Viajar de avião pode ser uma experiência incrível, mas para algumas pessoas, como idosos, gestantes, crianças e pessoas com deficiência, pode ser um desafio. Felizmente, as companhias aéreas brasileiras, Latam, Azul e GOL, oferecem serviços de assistência especial gratuitos para ajudar esses passageiros a terem uma viagem mais tranquila e confortável. Esses serviços são uma forma de garantir a inclusão e a acessibilidade para pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes, crianças desacompanhadas e outras pessoas que precisam de assistência especial.

Assistência para pessoas com deficiência

As companhias oferecem atendimento especial para pessoas com deficiência, incluindo cadeirantes, pessoas com deficiência visual, auditiva, intelectual e outras. Essa assistência inclui o acompanhamento desde o check-in até o desembarque, com ajuda para embarque, desembarque e locomoção dentro do avião. Cada tipo de deficiência demanda uma abordagem e auxílio diferente, mas em geral um funcionário fica responsável por todo o trajeto em aeroportos, enquanto a tripulação dá a assistência a bordo. O transporte de animais de serviço como cão-guia também é gratuito e cada passageiro que necessitar pode levar um, basta conferir o que cada companhia necessita de documentações para o embarque do cão.

Assistência para idosos

Os passageiros idosos também contam com atendimento diferenciado, que inclui auxílio para embarque, desembarque e locomoção dentro do avião. Em casos em que o idoso tenha dificuldade de locomoção, também pode pedir uso de cadeira de rodas, mesmo que não tenha uma. Todas as companhias têm cadeiras à disposição para uso. Caso tenha cadeira própria ou andador, estes podem ser despachados e devolvidos na porta do avião sem custo.

Assistência para gestantes e lactantes

As companhias oferecem apoio para mulheres grávidas e lactantes, com ajuda para embarque, desembarque e transporte de seus pertences, além de orientações específicas para essas situações. No caso de pais com bebês de até 2 anos de idade, podem levá-los sem custo em todos os voos nacionais, com direito a 2 itens de locomoção do bebê, como carrinho e bebê conforto. Ambos devem ser despachados e entregues na porta do avião, onde serão recebidos de volta no desembarque. Em casos de carrinhos que desmontam em 2 partes, apenas eles podem ser levados, pois já incluem o bebê conforto. Em casos em que o carrinho desmonta e fica do tamanho de uma mala de mão, são os únicos que podem ser levados a bordo.

Assistência especial

Algo pouco falado, mas que as companhias oferecem, é um acompanhamento para pessoas que por algum motivo precisam de auxílio pontual naquele voo. Seja um passageiro de primeira viagem que está indo sozinho, pessoas analfabetas, alguém que está só num aeroporto desconhecido, entre outros. Os passageiros são acompanhados durante a locomoção no aeroporto entre o check-in e o portão de embarque, assim como também ao chegar ao destino até o desembarque.

Assistência para crianças desacompanhadas

Um serviço que já foi gratuito, mas que há alguns anos passou a ser pago: as companhias aéreas possuem serviços específicos para crianças que viajam desacompanhadas, que incluem acompanhamento desde o check-in até o desembarque, além de orientações para os responsáveis e para as crianças, que ficam assistidas por alguém da cia aérea durante todo o tempo no aeroporto e em voo. Pais ou responsáveis de crianças entre 08 e 16 anos incompletos podem solicitar o serviço em voos direto dentro do Brasil, mediante taxa.

Além desses serviços, as companhias aéreas também oferecem outros recursos para garantir a segurança e o conforto de todos os passageiros, como assentos especiais para pessoas com deficiência, extensores de cinto de segurança, cardápios especiais para pessoas com restrições alimentares (em voos internacionais de média e longa distância), programas de entretenimento adaptados para pessoas com deficiência visual e outros serviços pontuais de cada companhia.

Como solicitar esses serviços? 

Para solicitar os serviços de assistência especial, é necessário informar à companhia aérea com antecedência, durante a reserva da passagem ou pelo telefone. É importante destacar que esses serviços são totalmente gratuitos (exceto o acompanhamento de menores de idade) e não há custos adicionais para o passageiro de nenhuma forma. Na maioria dos casos também é possível solicitar esses serviços no momento do check-in, já que não há limitação de uso por parte dos passageiros, mas para evitar transtornos de falta de pessoal e até mesmo atrasos de voo, se faz extremamente necessária essa comunicação prévia. Existem casos específicos de uso de equipamentos bem específicos (cadeira elevatória, ambulift, entre outros) ou de um grupo em que todos necessitam de assistência, por exemplo, que exigem uma organização maior por parte das empresas.

Vale ressaltar que as companhias aéreas também oferecem informações e treinamentos para seus funcionários sobre como lidar com passageiros com deficiência ou necessidades especiais, garantindo um atendimento mais adequado e respeitoso.

Os serviços de assistência especial gratuitos oferecidos pelas companhias aéreas brasileiras são uma forma de garantir a inclusão e a acessibilidade para todos os passageiros. Com essas medidas, as empresas reforçam seu compromisso com a satisfação do cliente e com a qualidade de seus serviços, mas principalmente com a segurança de todos. Se você precisa de algum desses serviços durante a sua viagem de avião, não hesite em entrar em contato com a companhia aérea com antecedência e solicitar a assistência necessária.

Serviços

Dicas da Família Way do que não pode faltar na mala

Gate

Ele adora levar eletrônicos para a viagem: celular, drone, máquina fotográfica, carregadores,…

Fly

Ela é apaixonada pelo mochilão de viagem colorido, mas adora também outros acessórios como garrafas, fones…

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rolar para cima
Pular para o conteúdo