Family Trip Magazine

Publicidade

Gravidez e viagem: dicas para viajar com segurança durante a gestação

Descobrir a gravidez é um momento mágico, mas para casais que amam viajar, surge uma grande questão: é possível continuar viajando durante a gestação? A resposta é sim!

Por: Redação

Descobrir a gravidez é um momento mágico, mas para os casais que adoram viajar, logo vem a pergunta: e agora, é possível viajar grávida? A resposta é sim, desde que a gravidez não seja de risco e tanto a mãe quanto o bebê estejam saudáveis. Aproveitar a oportunidade de uma viagem romântica antes do bebê nascer pode tornar a experiência ainda mais especial.

O mais aconselhável é viajar durante o segundo trimestre de gravidez, quando normalmente a mãe já não sofre com enjoos e a barriga ainda não está pesada. No terceiro trimestre, é aconselhável fazer somente pequenas viagens para perto e de carro.

As companhias aéreas têm regras claras para as grávidas, e é importante informar-se antes de embarcar. Por exemplo, na GOL, a partir da 27ª semana de gestação (6 meses), a grávida deve preencher uma Declaração de Responsabilidade. Entre a 28ª e 35ª semana de gestação (7 a 8 meses), essa mesma declaração deve ser preenchida, mas a grávida também deve apresentar um atestado médico autorizando a viagem em avião de cabine pressurizada. Se a grávida precisar viajar de avião além desse prazo, entre a 36ª e 39ª semana de gestação (9 meses incompletos), isso só pode ser feito na companhia do médico responsável. Após as 40 semanas (9 meses completos), a grávida não pode mais embarcar, salvo exceção e acompanhada do médico obstetra.

Publicidade

Algumas dicas para uma viagem de avião mais confortável incluem pedir um lugar onde possa esticar as pernas, levar meias elásticas com alguma compressão, levantar e andar de vez em quando para ativar a circulação sanguínea e evitar inchaços, e beber bastante água para se hidratar. É importante usar roupas confortáveis, levar lanches e consultar o médico sobre riscos, medicamentos e andar com atestados e telefones de contato. Informe-se também sobre a cobertura do seguro; geralmente, ele é diferente do seguro habitual. 

No exterior, vários hotéis fazem pacotes especiais para grávidas, como o “Babymoon”, uma Lua-de-Mel antes do bebê nascer. Se não quiserem arriscar de avião, uma viagem de carro para alguma pousada por perto pode ser uma boa opção. Aproveite o momento para fazer uma viagem única e romântica!

Rolar para cima
Pular para o conteúdo