Instituto Yandê Itacaré impulsiona o desenvolvimento sustentável com paixão e compromisso
Uma ONG que preserva a beleza natural de Itacaré e a transforma em um oásis de desenvolvimento sustentável às Margens do Atlântico
Por Sut-Mie Guibert
Localizado na pitoresca cidade costeira de Itacaré, no coração da deslumbrante região litorânea da Bahia, o Instituto Yandê Itacaré (IYI) tem se destacado como um farol de esperança e inovação no campo do desenvolvimento sustentável. Fundada como uma organização sem fins lucrativos, pelo Grupo Barracuda e moradores da cidade, o Instituto Yandê tem o objetivo de preservar a rica biodiversidade da área, promover práticas sustentáveis e empoderar as comunidades locais.
Ele é muito mais do que apenas uma organização. É uma força motriz que impulsiona a mudança positiva, canalizando sua energia em várias iniciativas que abrangem a conservação ambiental, a educação, o turismo responsável e o empoderamento local. Seu nome, “Yandê”, significa “nós”, “nosso” na língua Tupi-Guarani, um lembrete constante de que todos nós – humanos e natureza – estamos intrinsecamente ligados.
Preservação ambiental e conservação da biodiversidade
Um dos pilares centrais do Instituto Yandê Itacaré é a preservação ambiental. Itacaré é abençoado com uma diversidade biológica única, incluindo florestas tropicais, manguezais, praias intocadas e rios serpenteantes. No entanto, o crescimento desenfreado do turismo e a exploração inadequada ameaçam esses ecossistemas delicados. O Instituto Yandê assumiu a responsabilidade de proteger e restaurar essas áreas, trabalhando em estreita colaboração com especialistas em conservação e autoridades locais.
O instituto realiza programas de monitoramento ambiental, limpeza de praias, reflorestamento e educação ambiental através de três programas: Itacaré + Verde, que revitaliza áreas verdes de uso público, como a Praça dos Cachorros, com fertilização orgânica dos canteiros, luminárias, bancos para repouso, recipientes para resíduos recicláveis e rejeitos.
A Praia + Limpa faz um enorme trabalho de conscientização junto aos cabaneiros e público frequentador da Praia do Resende. Os cabaneiros foram capacitados para a varrição, triagem, embalagem e destinação correta de seus resíduos. Agora há lixeiras específicas (cascas de coco, materiais recicláveis e rejeitos), recolhidas por diferentes serviços e, junto com voluntários, o IYI monitora e sensibiliza o público frequentador recolhendo e pesando o micro lixo espalhados pelas praias, costões e trilhas.
Isso tudo com intenções de chegar Rumo ao Lixo Zero, um projeto piloto com a intenção de apoiar as iniciativas de coleta seletiva no município e em diferentes pousadas e empresas. Foi elaborado um Guia de Coleta Seletiva adequado às características de cada empreendimento. Os materiais recicláveis provenientes do projeto são levados pela Prefeitura e entregues à Associação de Catadores Vitória, sediada em Itacaré.
O IYI também apoia o projeto Surfando para o Futuro – 40 crianças da rede pública recebem aulas de surfe, dinâmicas de educação ambiental e lanche balanceado por nutricionista. O surfe é um esporte completo, e não apenas sob o aspecto físico, pois também exige consciência ambiental, senso de segurança, respeito, disciplina, determinação e espírito de grupo, além de incentivar a adoção de um estilo de vida mais saudável.
Através dessas iniciativas, o Instituto Yandê Itacaré aumentou a conscientização sobre a importância da conservação entre os moradores locais, turistas e empresários, contribuindo para a criação de uma mentalidade mais sustentável e responsável.
Empreendedorismo, geração de renda e valorização cultural
Uma das conquistas notáveis do Instituto Itacaré é o apoio ao empreendedorismo local, através do PINSI (Programa de Incubação Social de Itacaré). O instituto oferece capacitação, treinamento e assistência técnica para pequenos negócios, incentivando a geração de renda e a diversificação econômica da região. Isso não apenas fortalece a economia local, mas também reduz a dependência de atividades prejudiciais ao meio ambiente.
O Instituto também reconhece a importância de preservar a rica herança cultural da região. Através de programas que destacam a arte, a música, a culinária e outras expressões culturais locais, o instituto contribui para a valorização da identidade da comunidade. Esses esforços não apenas fortalecem o senso de orgulho entre os moradores
Isso acontece através de 8 propostas em diferentes áreas:
Linhas Conscientes – Capacitação técnica para modelagem, corte & costura e criação de um ateliê sustentável. Projeto delineado para desenvolver um ofício e promover a geração de renda para mulheres da área urbana de Itacaré.
Pimentas no Batuque – Capacitação cultural, Empoderamento e fortalecimento do protagonismo de mulheres em condições de vulnerabilidade social por meio da música percussiva, elaboração de figurinos e cenários
Canoagem Sustentável – Contribuir para a sustentabilidade econômica da Associação de Canoagem de Itacaré – ACI por meio da criação de uma linha de produtos esportivos para comercialização, a fim de subsidiar a participação de atletas em competições. Itacaré é uma importante referência na canoagem olímpica de velocidade, com vários atletas premiados em provas nacionais e internacionais. (Lembrando que campeão mundial e medalhista olímpico de canoagem, Isaquias Queiroz, é nativo da cidade).
Lutar para Vencer – Projeto Social que busca oferecer às crianças da comunidade, o aprendizado físico-social-educativo, através do Jiu-Jitsu, além de disciplina, honra e princípios éticos.
Cine Clube – Oferecemos oficinas na área audiovisual e fazemos exibições de cinema por toda cidade!
Uruçu Viva (sem Instagram) – Fortalecimento técnico do grupo de meliponicultores (criadores de abelhas nativas, sem ferrão) do Assentamento Pancada Grande, na zona rural de Itacaré, como foco no manejo de colônias de abelha Uruçu-amarela (Melipona mondury), espécie ameaçada pelo desmatamento do bioma Mata Atlântica. A meliponicultura colabora para a conservação das abelhas nativas sem ferrão e capacitação para geração de renda para as famílias da zona rural, na produção de colônias e produção de mel e seus derivados.
Clube Digital (sem Instagram) – Inclusão digital e social por meio da capacitação em competências de planejamento e comunicação virtual.
Fé e Memória (sem Instagram) – Projeto de ampla relevância para o desenvolvimento cultural e turístico local, que consorcia o restauro artístico e arquitetônico da Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo com a implantação do Museu de Itacaré.
Em uma época em que a conscientização ambiental e a sustentabilidade são mais cruciais do que nunca, o Instituto Yandê Itacaré serve como um farol de esperança, demonstrando que a harmonia entre a humanidade e a natureza é uma meta alcançável – uma lição valiosa que todas as famílias podem aprender e aplicar em suas próprias vidas e comunidades.
Serviços
COMO COLABORAR COM O INSTITUTO YANDÊ ITACARÉ?
Para saber mais:
institutoyandeitacare.org
A doação pode ser feita por contribuição financeira, diretamente na conta do instituto ou comprando produtos sustentáveis, feitos com fibra de casca de coco: aqui