Museu do Futuro em Dubai: como será o amanhã?
Novo Museu do Futuro, em Dubai, lança mão de tecnologia de ponta para mostrar o mundo em 2072 para os visitantes
Por: Redação
É um pássaro? É um avião? É uma nave espacial? Não é, mas poderia ser. Aliás, a arquitetura impressionante e futurista do novo Museu do Futuro, em Dubai, é uma atração por si só. Em forma de um anel elíptico feito em placas de aço decoradas com versos árabes, o impressionante edifício, só de olhar, dá margem à imaginação: mais um projeto ousado do emirado dos superlativos.
A ideia do novo museu, inaugurado no início de 2022, é justamente essa: explicar e discutir como a tecnologia pode evoluir nos próximos cinquenta anos, melhorando a vida, a saúde, a sociedade e o planeta. Um dos grandes pontos é em relação aos rumos da situação climática em 2050: ali o visitante vai encontrar protótipos, inovações e ideias para essa questão e tantas outras e serão convidados a participar de uma jornada pelo futuro, prevendo o ano de 2072.
Alimentado por energia solar, o museu guarda sete andares que podem ser acessados através de rampas interligadas. Para impressionar e não deixar dúvidas de que ali o futuro já chegou, o empreendimento lança mão das mais recentes tecnologias de realidade virtual e aumentada, análise de dados, inteligência artificial e interação entre máquinas e humanos. Sua chance de interagir com um robô ou integrar uma viagem espacial, por exemplo. Há ainda uma área dedicada ao renascimento da cultura árabe
Vale ressaltar que o programa não deve impressionar os pequenos, mas crianças maiores e adolescentes ligados em tecnologia certamente vão apreciar as experiências interativas e a chance de viajar no tempo.
Museum of the Future:
Ingressos a partir de 145 Dirham (cerca de R$200)
www.museumofthefuture.ae
#DicaFamilyTrippers: Se vocês gostam de museus e prédios modernos, visitem o Museu do Amanhã no Rio de Janeiro e o Instituto Inhotim, museu a céu aberto.