Family Trip Magazine

Novo Lodge Explora dentro do Parque Nacional Patagônia

Conheça o novo hotel da rede Explora em meio às montanhas e estepes da Patagônia Chilena e novo Parque Nacional inaugurado em 2018

Por Claudine Blanco

Com voo de menos de duas horas desde Santiago até Balmaceda e mais quase 6 horas de carro até o parque, parece meio assustador encarar essa jornada com filhos, porém certamente é um destino ideal para ir com adolescentes e para uma reconexão total com a natureza

Só o trajeto, que é feito pela famosa estrada panorâmica Carretera Austral, já é um espetáculo à parte. A cada curva, uma paisagem de tirar o fôlego.

Na entrada no parque, cadeias de montanhas de todos os formatos e cores, picos nevados, lagos e rios, além de uma fauna e flora abundante, são impactantes. 

Dá para entender porque Douglas e Kris Tompkins conhecidos como Picaflor e Águila se apaixonaram pelo lugar e usaram de seus próprios recursos financeiros para transformá-lo em um dos mais lindos parques nacionais do Chile, comprando as terras dos locais só para poder preservá-los. Conheça mais sobre essa história em nossa matéria sobre a Fundação Tompkins.

Sabe aquele tipo de lugar que você fica atordoado com tanta beleza que não sabe para onde olhar e que por melhores que sejam suas fotos nunca irão de fato expressar o que é de verdade. Então…pode acreditar! Esse lugar é maravilhoso, um dos mais lindos que já vi!

É um espetáculo também o novo Lodge Explora Parque Nacional Patagônia, o mais novo e exclusivo da rede. São apenas 13 quartos, construídos todos em pedra que se integram completamente à paisagem. Alguns quartos são interconectados para famílias

Em minha visita, eles estavam terminando de construir o Spa e remodelando algumas áreas, porém o grande forte dessa rede é a qualidade da prestação de serviço e as expedições incríveis com seus guias naturalistas que fazem da viagem uma experiência única e exclusiva. 

Em seu estilo rústico chique, o staff todo te chama pelo nome e lembra de suas preferências. Nos sentimos realmente bem cuidados. A gastronomia é toda natural com produtos frescos e locais de pequenos produtores da região e foi desenhada pelo Pablo Jesús Rivero – dono do restaurante “Don Julio” eleito 10° melhor restaurante da América Latina pelo ranking The World’s 50 Best Restaurants – e preparada para nosso bem-estar e melhor desempenho nos passeios.

Sobre as maravilhosas expedições diárias, que são o diferencial da rede, todas têm foco em natureza e sustentabilidade. Todos os dias os guias conversam com sua família e definem as expedições do dia seguinte, de acordo com o clima, graus de dificuldade e interesse. 

Aqui tem opções para todos os gostos e a família ficará encantada com as paisagens ao fazer as trilhas de bike que, para a alegria de alguns pais, são elétricas. Há diversos tipos e níveis de trekking, passeios de caiaque em lagos de cores incríveis ou nas águas transparentes que descem das geleiras.

Entre piqueniques e conversas, uma parada obrigatória para uma (ou várias) selfies com os simpáticos guanacos que ficam espalhados pelo parque todo, será uma diversão. 

Há um passeio panorâmico que é imperdível: ele cruza o parque inteiro do lado do Chile e vai até a fronteira com a Argentina (não esqueça de lavar o passaporte para cruzar a fronteira). Da cadeia montanhosa com picos nevados aos pampas argentinos, prepare-se para tirar muitas fotos incríveis! 

Outro passeio muito interessante que vai fazer a alegria da molecada é o Museu do Parque. Doado pela Fundação Tompkins, vai deixar a família de queixo caído com todas as atividades interativas que mostram a fauna e flora local, além do documentário incrível e também chocante sobre a irresponsabilidade das ações humanas que destroem a natureza. O depoimento final de Douglas Tompkins, que dedicou a vida para fazer a sua parte para preservar o planeta, é emocionante. É um passeio obrigatório para os pais ensinarem aos seus filhos a nossa responsabilidade diante do mundo!

E acreditem, os pumas estão também por lá, circulando livremente junto com as várias espécies de aves e outros pequenos mamíferos. E para quem acredita que as palavras têm poder, profetize; eu já cheguei falando que não poderia ir embora sem vê-los, e, no último dia, vi três deles de  uma vez só na hora que estava indo embora, como um presente de despedida. 

Às vezes as coisas demoram um pouco para acontecer, mas para quem tem fé, amor e paciência, a vida retribui três vezes mais. 

Esse é o novíssimo roteiro da Viajar com Adolescentes que vai superar em tudo as expectativas de viagem de sua família.

Fotógrafo: Martín Cárdenas

Claudine Blanco é fundadora das agências de viagem Viajar com Crianças e Viajar com Adolescentes, Sócia-fundadora da Family Trip Magazine e mãe do Pedro e da Marina. Ela assina a coluna de especialista em viagens da plataforma e compartilha seus conhecimentos, paixões e propósitos sobre viagens em família.

Serviços

Dicas da Família Way do que não pode faltar na mala

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rolar para cima
Pular para o conteúdo