Family Trip Magazine

Publicidade

O que fazer se alguém ficar doente durante uma viagem?

Adoecer durante uma viagem é mais comum do que se imagina – e do que se espera. Dicas de como se prevenir ou remediar

Por: Redação

É o maior mico, mas acontece. Adoecer durante uma viagem é mais comum do que se imagina – e do que se espera. Ainda mais viajando com crianças, que podem estranhar a mudança de rotina, de temperatura, de fuso-horário e de comida, as chances aumentam muito. 

É preciso prevenir-se com as vacinas do calendário regular e as “extraordinárias” (caso da vacina de Covid-19, devido à pandemia ou a de febre amarela para certas regiões). Vale saber, ainda, que é muito incomum contar com sistemas de saúde gratuitos para cidadãos estrangeiros na maior parte do mundo. Junto com o Brasil, apenas Reino Unido, Canadá, Austrália, França e Suécia integram o pequeno grupo com sistema de saúde público e gratuito. Alguns acordos internacionais permitem o atendimento. 

Também há chance de ser atendido de graça em Cabo Verde, Itália e Portugal. Brasileiros podem usar os hospitais desses países; e os estrangeiros, os hospitais do Brasil, graças a acordos diplomáticos recíprocos. 

Outra dica importante, e que pouca gente sabe, é que, para viagens de turismo, estudo ou trabalho, há a possibilidade, se preciso, de obter receitas médicas, pedidos para exames e internações com gratuidade: basta ter um Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM), emitido pelo Ministério da Saúde. Nos dois primeiros países, é necessário comprovar vínculo com o INSS. Saiba mais no site www.gov.br

Publicidade

De qualquer forma, é sempre mais prático e garantido contratar um seguro de viagem, que garante tratamento e reembolsos. Se alguém da família apresentar um problema de saúde pode, por exemplo, contatar o seguro que poderá enviar um médico ao hotel (ou ao local onde o paciente está hospedado) ou indicar uma clínica para uma consulta. O mesmo vale para acidentes (acidentes graves devem ser reportados ao Itamaraty) e necessidade de utilizar um hospital. Há diversas empresas especializadas em seguro de viagem e os próprios cartões de crédito oferecem o serviço também. Informe-se sobre as coberturas e qual delas atende melhor sua família.

Rolar para cima
Pular para o conteúdo