Family Trip Magazine

O Rio de Janeiro para crianças e famílias

Um dos melhores destinos brasileiros para se ir em família, aproveitando um feriado ou um fim de semana, o ano inteiro.

Por Sut-Mie Guibert

A Cidade Maravilhosa continua linda e já está retomando a sua posição de um dos destinos preferidos no Brasil para turistar. Durante o Réveillon e o Carnaval, a ocupação dos hotéis na cidade deve variar entre 80% e 100%.  O destino também vem sendo um dos mais procurados nos maiores buscadores. O Rio não precisa fazer esforços: sua beleza natural é estonteante! Com seus morros verdes de Mata Atlântica em plena cidade, Lagoa e praias míticas a perder de vista, tem atrativos para todos as idades, estilos e gostos de famílias.

Um Rio de Janeiro SOLAR

Uma cidade com tantos atrativos naturais pede dias de sol que podem ser amplamente aproveitados ao ar livre. 

A subida para o famoso Corcovado (ou Cristo Redentor) pode ser feita de van ou táxi, mas o mais divertido é mesmo subir de trenzinho que passa pela floresta. Lembrem-se de sentar do lado direito na ida, para verem, a um dado momento, “a vista mais maravilhosa do mundo”.

A visita ao Pão de Açúcar também pode ser diferenciada: famílias esportivas podem subir a pé pela trilha que começa na pista Gago Coutinho (na Urca) . A caminhada tem muitos degraus mas é de nível médio-fácil. As crianças vão surpreender e muitas vezes irão longe na frente! Na chegada, há estrutura de bares e restaurantes para beber, tomar um sorvete e tirar muitas fotos. Depois, é possível comprar ingresso para subir de bondinho até o ponto mais alto, no segundo morro. O Rio de Janeiro é uma cidade muito visual, então todas as vistas, a qualquer hora do dia, céu azul ou pôr do sol, valerão a pena. 

A Lagoa Rodrigo de Freitas, no centro da Zona Sul, pode ser visitada de diferentes maneiras: de pedalinho (na altura do corte do Cantagalo), de bike alugada ou quadriciclos para dar a volta inteira de 7,5Km. Os quiosques em volta da Lagoa estão bonitos e renovados, e são lugares ideais para lanchar após os passeios. O Terrazza Garden Rio (do grupo paulista de mesmo nome) tem vista linda para o Morro Dois Irmãos e Pedra da Gávea.  Há vários lugares gramados em torno da Lagoa, onde é possível fazer um piquenique. Aproveite para relaxar com as crianças e puxar uma conversa gostosa.

As praias…ah, as praias…! Difícil escolher entre a enorme extensão de areia do Leme, a vista da Princesinha do Mar, Copacabana, o pôr do sol na Praia de Ipanema ou a melhor estrutura para crianças pequenas no Geneal Baixo Bebê, no Leblon, com “brinquedoteca” na areia e fraldário. Aproveitem para brincar bastante na areia, mergulhar, pular muitas ondas e até “pegar jacaré” (bodysurf sem prancha). Aqui também os quiosques estão renovados e alguns são verdadeiros “Beach Clubs” e restaurantes sofisticados, como o Sel d’Ipanema, do grupo Accor, o restaurante de Lamare, no Posto 8 ou o Arp Bar no Arpoador. Sem ser pé na areia, mas pegando ainda toda a vista, novos restaurantes como o Boteco Belmonte, na Farme de Amoedo, ou o Boteco Boa Praça, no Arpoador, são boas pedidas para um pós-praia. As praias na Barra da Tijuca e Recreio ficam mais distantes da Zona Sul, mas também são de areia branca e infinita com calçadão e quiosques.

O Jardim Botânico completa 215 anos e exibe suas famosas palmeiras imperiais, orquidário, jardim japonês, Samaúmas amazônicas e para as crianças, há um grande parquinho no fundo do jardim, com brinquedos, café e areia. Não é raro ver micos e macacos pregos.

Ali perto, o instagramável Parque Lage é um programa gratuito se forem visitar somente os jardins, parquinho e grutas. Há mesas para fazer um agradável e bucólico piquenique ou, podem comer no Plage Café, dentro do casarão do século XIX, que oferece café da manhã e refeições com vista para o Cristo; porém a fila de espera é sempre considerável.

Para programas diferentes e que mostram toda essa exuberante natureza, considerem um passeio de helicóptero, que sai do Morro da Urca ou Lagoa, ou de barco, a partir da Marina da Glória

Publicidade

Um Rio de Janeiro CULTURAL

A natureza e o verde que envolvem a cidade é tão grande que temos tendência a esquecer dos passeios culturais que só são lembrados em dias de chuva. Mas o Centro da cidade contém tesouros! Por exemplo, o premiadíssimo Museu do Amanhã, que levou o Oscar de Melhor Museu da América Latina, merece toda a sua atenção. É uma visita imperdível com crianças e adolescentes para que entendam a importância da sustentabilidade em nossas vidas atuais e o impacto das ações sobre o amanhã. Aproveitem para ensinar e conversar mais sobre o assunto. É um passeio agradável com muitas salas interativas e a própria arquitetura do prédio é muito diferenciada. Do lado de fora há mesas para fazer um piquenique com vista para a Baía de Guanabara. Em frente, o Museu de Arte do Rio oferece galerias com exposições diversas. Ainda por ali, no Píer Mauá, é possível ver o famoso mural do artista de graffiti Kobra e conhecer o Aquário do Rio, passeio interessante com crianças pequenas.


Ainda na região, o CCBB Rio de Janeiro tem sempre exposições interessantes e fica em prédio histórico com cúpula de vidro que ilumina tudo. No segundo andar, há uma filial da Confeitaria Colombo, mas se quiserem conhecer a original, também não fica longe dali, na Rua Gonçalves Dias. Mas já avisamos: desde que virou “point instagramável“, tem que chegar cedo para conseguir uma mesa.

A 5 minutos dali, fica o Real Gabinete Português de Leitura: uma visita imperdível, gratuita e rápida, que mostra uma biblioteca muito antiga com arquitetura distinta e belíssima, considerada das mais bonitas do mundo.

Outro passeio diferente é o do Bondinho de Santa Teresa, que pode ser pego no Centro, na Estação Carioca, atrás do prédio da sede da Petrobrás. Todos vão curtir esse passeio diferente que passa por cima dos Arcos da Lapa e vai até o bairro artístico de Santa Teresa, com lojinhas e restaurantes despojados (desçam no Largo dos Guimarães).

A Cidade Maravilhosa vai lhe conquistar! É interessante passar mais de um fim de semana para pegar o que vai além da vista: as ruas arborizadas, o ambiente despojado, as avenidas principais das praias que fecham no domingo, para mais pessoas e famílias passearem pelo calçadão. Não esqueçam de provar o biscoito Globo e o mate Leão, sentados numa cadeira de praia e aproveitem para aplaudir o pôr do sol…Esse desacelerar em família vai ser muito bom. Uma desconexão total com o dia a dia e uma verdadeira conexão de férias com as crianças. Com certeza, vocês vão querer voltar.

Serviços

ONDE FICAR?

Hotéis

Veja a matéria desta edição sobre os hotéis Accor no Rio de Janeiro para famílias

Dicas da Família Way do que não pode faltar na mala

Gate

Ele adora levar eletrônicos para a viagem: celular, drone, máquina fotográfica, carregadores,..

Fly

Ela é apaixonada pelo mochilão de viagem colorido, mas adora também outros acessórios como garrafas, fones…

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rolar para cima
Pular para o conteúdo