Family Trip Magazine

Publicidade

O site KidsinDoors fez uma seleção de livros infantis que falam sobre o Câncer de mama

Neste Outubro Rosa, a Destiny, mãe da Família Way, trouxe uma dica: conheça livros infantis que ajudam a falar com delicadeza de um assunto tão importante.

Por: Redação

“Quando precisamos falar com as crianças de alguns assuntos sérios e difíceis, nós gostamos de passar por outros canais de comunicação, como filmes ou livros. Para isso, recomendo o site Kids in Doors, feito pelas amigas Gisele Federizzi Barcellos e Catherine De Léon, ambas mães,  escritoras, ilustradoras e devoradoras de livros infantis. A Gisele ainda passou pela própria experiência de ter tido câncer de mama, está curada e, portanto, além do seu conhecimento literário, fala por experiência própria. Vamos à seleção que elas fizeram: 

Mamãe está com Câncer – Brian Fies

Um livro comovente em quadrinhos, que ganhou o prêmio Eisner (tipo Oscar dos quadrinhos). É muito recomendado para quem conhece alguém que está passando por esse problema; ajuda a entender o lado do paciente e família. Veja aqui.

Quando Mamãe adoeceu – Belize Mofeoli e Veruschka Guerra

O livro já começa com o final feliz, mostrando que é possível se curar, com amor, busca de informação e cuidados médicos. Ele conta a história de um menino que, junto com a mãe, vai descobrir mais sobre o câncer de mama (que é o mais comum entre as mulheres e também o mais letal se não for tratado a tempo). Juntos também vão passar por todo processo de tratamento e cura. Veja aqui.

Cadê seu Peito, Mamãe? – Ivan Chedier Maluly

Neste livro, de forma delicada e comovente, conhecemos a história de Elias e sua mãe, que enfrenta o câncer de mama. A história fala sobre a coragem e sabedoria da mãe, que buscou contar para Elias sobre a doença sem assustá-lo. Veja aqui.

Publicidade

NoWhere Hair –  Sue Glader

Um livro (em inglês) ricamente ilustrado e comovente que se concentra em explicar a perda de cabelo devido à quimioterapia. Explica chapéus, lenços, perucas, ficar careca em público e a ideia de que o que está dentro de nós é muito mais importante do que como parecemos por fora. Veja aqui.

Cancer hates Kisses – Jessica Reid Sliwerski

Mães são super-heroínas quando estão lutando contra o câncer, e este livro ilustrado empoderador oferece a elas uma maneira honesta, porém cheia de energia, de compartilhar a difícil experiência com seus filhos. A autora Jessica Reid Sliwerski foi diagnosticada com câncer de mama quatro meses após dar à luz sua filha. E em todas as fases do tratamento – cirurgia, quimioterapia, radioterapia, perda de cabelo – ela pensou em como seria difícil falar com seu filho mais velho sobre o câncer, enquanto lidava com ele. Ela escreveu este livro ilustrado para dar a outros pais e seus filhos uma ferramenta encorajadora para ter essas conversas – um livro carinhosamente otimista que também é surpreendentemente autêntico e direto.


Espero que tenham gostado da seleção de livros. Outubro Rosa é o mês da conscientização do câncer de mama (que também acomete os homens, vale lembrar)! É importante conscientizar que prevenção e diagnóstico precoce podem salvar vidas. E, com o tratamento adequado, a cura é possível. Vamos nos cuidar e cuidar das nossas famílias! 

Até a próxima!”

Destiny

Rolar para cima
Pular para o conteúdo