Family Trip Magazine

Publicidade

Passeios perto da água são benéficos para a saúde mental

Estudo aponta os efeitos positivos para a mente de caminhar com vista para espaços azuis. Descubra como a atividade pode melhorar o bem-estar de toda a família.

Por: Redação

Caminhar ao longo de corpos d’água, como o mar, lagos, rios e fontes, pode ter um efeito positivo no bem-estar e no humor das pessoas, sugerem os resultados de um estudo conduzido pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal). Enquanto numerosos estudos já identificaram benefícios para a saúde alcançados pelo contato com áreas verdes, este fornece evidências mostrando que os chamados “espaços azuis” são um ambiente favorável à saúde mental, estejam eles inseridos na natureza ou em áreas urbanas.

Passeios em família perto da água, portanto, são uma chance de proporcionar momentos enriquecedores para todos. Geralmente tais cenários são belos e tranquilos, garantindo uma pausa na agitação da vida cotidiana, o que dá a chance de desacelerar e apreciar o momento. Além da visão da água ser esteticamente agradável, o som provocado por ela é relaxante, o que ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade e os pensamentos negativos.

Publicidade

Essa mudança de ambiente também costuma ser mentalmente estimulante e revigorante, o que tende a melhorar nossos níveis de energia e a estimular a prática de atividade física. Afinal, nada como um lindo cenário para fazer com que o exercício da caminhada pareça menos uma tarefa árdua e mais um momento de prazer e contemplação.

Apesar de nem sempre ser viável inserir caminhadas com vista para água na rotina corrida do dia-a-dia com as crianças, as férias são uma excelente oportunidade para desfrutar deste prazer. Veja aqui algumas opções de destinos kids friendly que oferecem esse tipo de passeio.

Rolar para cima
Pular para o conteúdo