Family Trip Magazine

Sabi Sabi Bush Lodge para um safári espetacular em família na África do Sul

Quando o luxo, a excelência de serviços e a savana se encontram na África, eis o resultado: um Lodge fantástico onde ficar em família e fazer os melhores safáris

Por Sut-Mie Guibert

Fazer um safári na África é uma das experiências mais impactantes que se pode ter, ainda mais quando essa emoção pode ser compartilhada com a família. Mas a maioria dos lodges africanos não aceitam crianças; geralmente, conhecer a savana é um tipo de viagem reservado para casais. Ainda bem, alguns hotéis entendem o quanto essa aventura traz de ensinos e memórias para todos. Entre os vários lodges de luxo espalhados pela região, destaca-se o Sabi Sabi Bush Lodge, o Lodge mais voltado para famílias do grupo Sabi Sabi Game Reserve, um retiro sofisticado que oferece aos visitantes a oportunidade de mergulhar profundamente na beleza e na vida selvagem da África.

EXCELENTE LOCALIZAÇÃO

Situado na reserva Sabi Sand, adjacente ao mundialmente famoso Kruger National Park, a maior reserva de animais na África do Sul e um dos maiores santuários da fauna selvagem do mundo, o Sabi Sabi Bush Lodge desfruta de uma localização privilegiada, pois ela é uma das poucas que não tem fronteiras físicas nem com o Kruger, nem com as reservas vizinhas. Os animais selvagens circulam livremente na região, proporcionando aos hóspedes uma chance única de testemunhar a majestade da vida selvagem africana em seu habitat realmente natural.

SAFÁRIS AUTÊNTICOS E ACOLHEDORES PARA FAMÍLIAS

Essa excelente localização muda tudo na experiência dos safáris! Ao contrário do que acontece dentro do Kruger Park, as estradas na reserva Sabi Sabi não são asfaltadas mas naturais, de terra batida, trilhas feitas pelos animais e carros 4×4. Também não há áreas delimitadas, então é possível fazer off road, atrás dos bichos. Os animais andam livremente e, se por acaso passarem para outra reserva (após um rio ou uma estrada) o carro simplesmente para e sai à procura de outro. Este não será perseguido. Chegamos em um ponto essencial: o papel imprescindível dos Rangers (altamente experientes e certificados, que sabem dirigir na savana) e guias (sentado na frente do carro). Eles trabalham em dupla perfeita, têm um excelente treinamento, um conhecimento profundo sobre a fauna e flora e um grande respeito por toda a natureza. Faz toda a diferença andar na savana entre animais selvagens com especialistas: é uma segurança extra; principalmente em relação ao eventual perigo dos safáris self-driven (com carro próprio). Além de que, aprende-se muito ao conversar com eles, ver pegadas, escutar histórias, características de cada espécie. Receber todas as explicações e detalhes sobre o que é visto, eleva a experiência à um outro nível. As crianças ficam encantadas e cada vez mais sabidas. 

Os carros são abertos (diferente de safáris em outros destinos africanos) e trocados a cada 3 anos para uma manutenção ideal. São game drives com somente até 8 lugares e se a família estiver hospedada em uma Villa de Luxo, o carro privativo está incluído e portanto o serviço é personalizado.

Os game drives (safáris) saem 2 vezes ao dia: ao amanhecer e ao entardecer. São as momentos ideais quando os animais saem para caçar, se alimentar e os passeios duram em média 3h… Como em qualquer tour que depende da natureza, são os fatores externos que ditam o curso do dia: podemos passar um tempo sem ver nada ou ver os famosos big 5 (leão, leopardo, elefante, búfalo e rinoceronte) de uma vez só. Não há controle sobre isso. Mas a fauna engloba muitos outros animais como impalas, pássaros coloridos e raros, girafas, hipopótamos, etc… Emoções não vão faltar! Os pequenos ganham um livrinho com explicações sobre cada bicho e o mais legal é ir ticando à medida que vão sendo encontrados. Uma brincadeira onde todos os membros da família se envolvem e se divertem.

Crianças acima de 6 anos são aceitas e ainda assim, devem saber “se comportar”, não gritar, ficar sentadas,… é uma questão de segurança. Mas, geralmente, elas entendem e participam da experiência, excitadas e emocionadas. Não esqueçam dos binóculos! Para as menores, a família pode pagar por um carro privativo ou se hospedar na Villa de Luxo.

UM LODGE KIDS FRIENDLY E EDUCATIVO

Uma raridade nesse tipo de viagem, com ambiente tão luxuoso e voltado para casais, o Bush Lodge Camp aceita crianças mas não recomendamos levá-las muito pequenas para o meio da savana (lembrando que os game-drives só aceitam crianças a partir de 6 anos. Com crianças menores, a família deve pagar por um carro privativo). A criança precisa ter no mínimo 4 anos para entender a noção do silêncio necessário nos safáris para não assustar os animais. Já os três outros lodges do grupo, Little Bush Camp, Selati Camp e Earth Lodge, só aceitam  jovens acima de 13 anos. Verdade seja dita que as crianças precisam ter um mínimo de idade para aproveitar a aventura.

O principal vai estar ali, do lado de fora, bem em frente ao Lodge, onde os animais param para beber água no lago: elefantes, impalas, zebras…
Mas nas horas vagas, entre dois game drives e após o almoço, dá para aproveitar do Elefun Centre, um kids club diferente, ecológico. Sim, apesar de todas as ambientações em volta serem de um luxo acolhedor, a área infantil é voluntariamente simples, com brinquedos externos de madeira, balanços feitos com pneus e atividades ligadas ao aprendizado da fauna e da flora. A responsável pela área faz brincadeiras ecológicas, pinturas, colagem com recicláveis, plantações de sementes e reconhecimento de pegadas. A intenção é ensinar sobre ecologia e sustentabilidade, conscientizar as novas gerações. O momento emocionante é quando as crianças pintam a mão e deixam nas paredes “my handprint in Africa” (a marca da minha mão na África). 

Como todos falam em inglês, se a criança não quiser participar das atividades (mesmo a língua da brincadeira sendo universal), ela pode dar um pulo na piscina, antes de partir novamente em um game drive em busca de novos animais. Durante o lanche ou café da manhã nos safáris, os Rangers lembram dos pequenos e trazem sucos, frutas e biscoitos, pequenas atenções

As refeições são práticas em buffet self service com produtos frescos e variados e que misturam sabores locais e internacionais (inclusive buffet infantil em alguns dias) ou à la carte com menu infantil. À noite acontece um jantar ao ar livre sob o céu estrelado africano, onde se a conversa rola solta sobre os animais vistos durante o dia e as boas histórias contadas pelos Rangers. A família fica fascinada. É possível provar vários tipos de carne de impala, gnus, crocodilo… mas as crianças vão gostar mesmo é de queimar marshmallow na fogueira

A excelência do serviço é encontrada nos pequenos detalhes, como o bichinho de pano feito pela comunidade local vizinha, deixado no final do dia sobre a cama para servir de naninha

Foto 1: Avistamento de animais desde o deck do Lodge / Foto 2: Elefun Centre / Foto 3: Área externa com brinquedos sustentáveis e reciclados /
Foto 4: Instrutora explicando sobre fauna e flora / Foto 5: Mural do final das férias

ACOMODAÇÕES CONFORTÁVEIS E LUXUOSAS

O Sabi Sabi Bush Lodge é um exemplo de hospitalidade de primeira classe, oferecendo acomodações luxuosas que harmonizam perfeitamente com o ambiente circundante. As Suítes e Villas de Luxo são cuidadosamente projetadas, combinando toques modernos e tradicionais para criar um ambiente aconchegante e elegante. Cada unidade é equipada com comodidades de alta qualidade, como cama King size, mosquiteiro, ar-condicionado, secador, mini-bar, banheiros espaçosos com banheiras, áreas de estar privativas e varandas com vistas panorâmicas da savana. Vale mencionar que uma das Suítes é acessível para deficientes

Como as Suítes são grandes, cabem facilmente três a quatro pessoas ou casal com duas crianças pequenas. Se já forem adolescentes, nesse caso todos vão ficar mais confortáveis nas Villas de Luxo que são verdadeiras casas com sala e dois quartos-suítes e até uma pequena piscina privativa. Lembrando que as Villas têm direito à game drives com carro privativo também

As áreas em comum do Lodge também são muito bem decoradas; há diversos lounges,  muitos sofás e mesinhas, para cada hóspede se sentir em casa em plena savana, sem sentir a presença das outras pessoas. Como o dia é cadenciado por dois game drives, quase não dá tempo de curtir e aproveitar isso tudo, mas há vários ambientes ideais para ler um livro, conversar com calma, se reencontrar. E após um dia de safári, nada como receber uma massagem e relaxar no Amani SPA, antes do jantar ao ar livre. 

Do lado de fora, uma agradável piscina com vista para savana e long chaises no deck de onde observar o lago e os bichos que vêm beber.

Vale lembrar que dada a distância do Lodge no meio da savana, o sistema é all inclusive, incluíndo as refeições mas também os dois game drives por dia. 

Fotos 1 e 2: Sala e quarto Villa de Luxo / Foto 3: Área comum / Foto 4: Piscina com deck com vista para os animais /
Foto 5: Jantar ao ar livre

COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE E TURISMO RESPONSÁVEL

O Sabi Sabi Bush Lodge também se destaca pelo seu compromisso com a sustentabilidade e a conservação. O lodge adota práticas eco-friendly para minimizar o impacto ambiental e contribuir para a preservação da natureza e da vida selvagem da região.

O Lodge participa também de diversos projetos sociais: o Sabi Sabi Dreamleague envolve 15 escolas das comunidades rurais vizinhas, que participam de torneios de futebol e netbol. O grupo montou um centro digital que serve de hub para escolas, com uma plataforma digital para ensinar inglês, matemática e literatura. E tem também um projeto de aprendizes, que permite às escolas de hotelaria de ter seus alunos aprendendo e praticando in loco nos diferentes Lodges do grupo. 

Os Community Tours permitem conhecer vilarejos locais vizinhos e descobrir a vibrante cultura sul africana. Esses Tours têm um custo à parte que ajuda as próprias comunidades. Uma visita muito interessante para ser feita em família e mostrar para as crianças outros tipos de vida e de escolas, além da alegria, musicalidade e receptividade do povo. 

O Sabi Sabi Bush Lodge é mais do que apenas uma acomodação de luxo na África do Sul; é uma experiência de imersão na beleza natural e na vida selvagem cativante deste incrível continente. Com a combinação perfeita de elegância, conforto, culinária requintada e encontros emocionantes com a fauna africana, o lodge oferece aos visitantes uma experiência inesquecível e enriquecedora que ficará gravada na memória das famílias para sempre.

Serviços

Como chegar? 

Sabi Sabi Game Reserve fica a somente 500Km de Joanesburgo. É possível chegar de carro ou, preferencialmente, de avião. Pode ser particular (o Lodge tem sua própria pista, há voos da Federal Air e o transfer é gratuito) ou comercial, pelos aeroportos de Mpumalanga International Airport (distante de 2h de carro) ou melhor ainda, pelo de  Skukuza Airport que fica a menos de 1h de carro. O hotel pode providenciar o transfer (custo à parte). 

2 formas de fazer uma reserva: 

www.sabisabi.com – através do site em inglês,

Através das agências de viagens Viajar com Crianças ou Viajar com Adolescentes que tem roteiros incríveis pela África toda

Dicas da Família Way do que não pode faltar na mala

Gate

Ele adora levar eletrônicos para a viagem: celular, drone, máquina fotográfica, carregadores,..

Fly

Ela é apaixonada pelo mochilão de viagem colorido, mas adora também outros acessórios como garrafas, fones…

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rolar para cima
Pular para o conteúdo