Segurança em primeiro lugar
Empresas oferecem pacotes com seguros especiais para viajantes e famílias que procuram esportes radicais
Da Redação
João resolveu levar seus filhos para conhecer a neve de Aspen Snowmass e tomar algumas aulas de esqui. Pelo Brasil, as praias do Ceará estão recebendo cada vez mais praticantes de uma atividade que vem crescendo a cada dia: o kitesurf. Há quem prefira a Trilha Inca (Peru), o Matterhorn (Suíça) ou Metéora (Grécia), para suas mais arrojadas escalas, ou as praias da Tailândia e da Polinésia para um mergulho. Essas são algumas das opções do chamado turismo radical, onde famílias procuram atividades mais inusitadas para vivenciar seus momentos preferidos.
Quem pratica surf, rafting, esqui, escalada e rapel, mergulho, trilhas íngremes, por exemplo, tem uma necessidade em comum antes de pegar o avião: realizar um seguro específico para esportes. É importante, porém, perceber que cada pessoa tem suas peculiaridades.
A primeira é a definição entre os esportistas amadores e profissionais. Como a maioria segue com uma atividade de lazer, é fundamental selecionar as assistências médicas corretas com o seguro adequado. “Na minha lua de mel, há 15 anos, fui para a Polinésia mergulhar. Há menos tempo fui para a Croácia também conhecer os mares locais. Porém, como fizemos tudo particularmente, não fechamos o seguro adequado”, conta a administradora Carla Martins. “Chegando lá, uma de nossas amigas teve problemas na hora da descida dos mares, com o ouvido, e tivemos uma enorme dificuldade com hospital. Hoje não saio sem saber ao certo qual plano escolher para ficar super coberta”.
A preocupação não é apenas local. Quem busca praticar hobbies radicais em suas viagens deve ficar atento aos primeiros socorros, traslados para hospital e até, eventualmente, uma assistência de retorno ao Brasil deve estar incluída. Assim, os valores possuem variações, tanto de destino quanto de atividade, que geralmente variam de 500 a 30 mil dólares e nem todas as práticas esportivas estão cobertas pelas seguradoras; então é necessário prestar muita atenção na apólice. Confira algumas empresas que podem te auxiliar:
Assist Card: uma das mais procuradas, a empresa cobre esportes como surf, corrida de competição amadora e paraglider.
Affinity: hoje é a seguradora com a maior cobertura para esportes: ski, patinação, snowboard, futebol amador em competição, surf (sem resgate ao mar), trilhas, kaiak, hiking, trekking, passeio de barco e paraglider.
Serviços
Dicas da Família Way do que não pode faltar na mala
Gate
Ele adora levar eletrônicos para a viagem: celular, drone, máquina fotográfica, carregadores,…
Destiny
Fly
Ela é apaixonada pelo mochilão de viagem colorido, mas adora também outros acessórios como garrafas, fones…
Trip
Hope
Nick
O Nick precisa da caixa transportadora, da coleira prática, da garrafa para beber água em passeios e de ração, claro!