Tanzânia, uma aventura perfeita com adolescentes
A Tanzânia reúne algumas das mais impressionantes reservas de vida selvagem do planeta, com experiências pensadas para famílias
Por Mari Campos
Manadas imensas atravessam rios e terras com impressionante estrondo, fazendo o chão sob o carro literalmente tremer. São os intensos deslocamentos de animais entre a Tanzânia e o Quênia da chamada “grande migração“, um dos maiores espetáculos naturais do planeta.
Mas não é apenas neste período – que acontece majoritariamente entre julho e agosto – que a Tanzânia é um destino fascinante para fazer safáris. Mesmo no auge do verão, este adorável país africano tem fartura de espécies selvagens, distribuídas por territórios tão espetaculares quanto diversos, das tradicionais savanas a crateras de vulcões.
Os principais destinos para fazer safári por ali são os parques nacionais Serengeti, Ngorongoro (nos arredores da cratera do vulcão protegida pela UNESCO), Tarangire (de comunidades Massai) e Lake Manyara (com leões que sobem em árvores e incontáveis flamingos).
Com tempo disponível, o ideal é experimentar lodges em diferentes áreas do país, já que paisagens, flora endêmica e vida selvagem presentes em cada uma delas são muito distintas entre si.
Foto 1: Gnus na savana / Foto 2: Leoa sobre a árvore / Foto 3: Flamingos no Lago Manyara / Foto 4: Manada de elefantes com o Ngorogoro atrás
O imperdível Serengeti
Mas é inegável que o Parque Nacional Serengeti, com mais de 1.5 milhão de hectares, é a grande estrela. Suas planícies são Patrimônio da Humanidade tombado pela UNESCO pela geografia peculiar (há também colinas e muitos rochedos) e intensa presença de vida selvagem, que promove a maior migração de mamíferos do mundo: mais de um milhão de gnus e cerca de 250mil zebras, dentre diversas outras espécies, atravessando savanas e rios entre Maasai Mara e Serengeti todos os anos.
Além disso, o parque é considerado também um dos melhores lugares do mundo para avistar felinos: estima-se que existam mais de três mil leões vivendo ali, além dos ariscos leopardos. Gnus, zebras, girafas, hipopótamos e impalas também são abundantes.
E, se o inverno é o tempo da grande migração, o verão costuma coincidir com a temporada de nascimento de filhotes de diversas espécies, e eles se espalham pelo parque num festival de fofuras que encanta a molecada – e os adultos também, é claro.
Uma experiência única: um Lodge itinerante
Para acompanhar as migrações das principais espécies ao longo do ano, o lodge itinerante Roving Bushtops une o luxo e o serviço de um hotel 5 estrelas com o charme da savana; ele é constantemente desmontado, transportado e montado novamente em regiões distintas, seguindo a migração dos animais. Com tendas cheias de conforto (únicas ou conjugadas) e boa mesa, é uma experiência única, recomendada para famílias com crianças maiores e adolescentes. Todos vão ficar encantados com esta vivência. Dormir e acordar em plena savana formam memórias inesquecíveis. Para uma família que já conheceu a aventura de um safári, esta proposta é ideal porque se trata de um safári diferente, mais intenso, com quantidade maior de animais e avistamento de manadas em movimento.
Além dos dias de safári cheios de aventura, com possibilidade até de voar de balão, o lodge promove também atividades educativas como o Bushcraft Challenge, que ensina aos adolescentes habilidades básicas de sobrevivência (como fazer fogo sem fósforos, localizar animais ou identificar rastros) e detalhes de fauna, flora e cultura locais. Tudo através de pequenos desafios, com direito a certificado no final, para deixar qualquer aventureiro ainda mais feliz e confiante. Oportunidades únicas de aprender de forma lúdica sobre animais e sustentabilidade.
Roving Bushtops: lodges itinerantes
Escapada a Zanzibar
Com praias paradisíacas distantes pouco mais de uma hora de voo do aeroporto internacional Kilimanjaro ou meia hora de voo do aeroporto internacional de Dar es Salam, o arquipélago de Zanzibar, na costa da Tanzânia, pode ser o encerramento perfeito para as aventuras africanas em família.
Segura e tranquila, Stone Town tem um centro histórico com fortes influências suaílis e islâmicas e ampla oferta comercial, inclusive para artesanato e souvenirs. Mas Zanzibar é famosa mesmo por suas praias de areia clarinha e mar turquesa.
A oferta de hotéis e resorts focados em famílias é extensa (sobretudo nos vilarejos de Nungwi, Kendwa, Kiwengwa e na península Michamvi), com variedade de acomodações disponíveis (quartos conjugados, suítes, bangalôs, vilas inteiras). Experimentem o Marafiki Bungalows, simples e com excelente localização ou o Melia Zanzibar para um serviço top.
A maior parte das praias é protegida por grandes lagoas repletas de corais, com mar calmo e abundantes peixes e tartarugas. E a ilha ainda tem o Aquário Natural Mnarani, as tartarugas gigantes da ilhota Changuu e as milhares de borboletas coloridas do Zanzibar Butterfly Centre. Impossível não encantar a família inteira.
Serviços
Como chegar
O caminho mais curto para brasileiros chegarem à Tanzânia é voar ao aeroporto internacional Kilimanjaro via África do Sul, e seguir em voo doméstico até distintos parques nacionais.
Vistos e vacinas
É preciso comprar o visto de entrada na chegada, válido por até 30 dias; e é obrigatória a apresentação do certificado internacional de vacinação contra a febre amarela.
Quando ir
As melhores épocas para fazer safáris na Tanzânia são janeiro e fevereiro e de junho ao começo de outubro. Durante a Grande Migração os preços costumam disparar; e abril e maio são em geral os meses mais chuvosos.
Como reservar
Site em inglês: bushtopscamps.com/destination/roving
A agência Viajar com Adolescentes conhece bem o destino e pode organizar essa viagem para a sua família.
Dicas da Família Way do que não pode faltar na mala
Gate
Ele adora levar eletrônicos para a viagem: celular, drone, máquina fotográfica, carregadores
Fly
Ela é apaixonada pelo mochilão de viagem colorido, mas adora também outros acessórios