Family Trip Magazine

Publicidade

Teatro Amazonas: um Estandarte Amazonense

Lindas surpresas e um mergulho no passado em uma visita guiada por um dos mais belos teatros do Brasil 

Por: Redação

Principal estandarte da paisagem de Manaus, o Teatro Amazonas é também o maior orgulho arquitetônico da cidade. Opulento e majestoso, retrata a Amazônia de outrora, recontando a história da cidade. Além disso, mais de 120 anos após sua inauguração, fruto da época em que Manaus viveu seu apogeu econômico com o Ciclo da Borracha, se mantém em plena atividade artística. 

No entanto, se o intuito for conhecer os detalhes do edifício histórico com seus rebusques e suas marcas do tempo, vale embarcar em um tour guiado pelo teatro: o lugar recebe grupos, de terça a sábado, das 9h às 14h, a cada 45 minutos para visitas em português, inglês e espanhol.

Publicidade

No interior do edifício é impossível não se deslumbrar com a decoração original do final século 19, remontando a Belle Époque, com afrescos no teto e nas paredes, mobiliário e pisos preservados, uma mescla entre os estilos barroco e rococó.

Durante o programa, além de apreciar o prédio em si, é possível conhecer os outros pavimentos. 

Belas luminárias, máscaras teatrais, esculturas de rostos de grandes nomes da literatura e música mundial, colunas imensas e uma pintura original de Crispim do Amaral, no chamado “pano de boca” (entrada da plateia) em homenagem ao encontro das águas formam a miscelânea decorativa e são detalhados pelos guias, que também dão detalhes sobre a riqueza da era da borracha. 

A visita monitorada também leva o turista para conhecer os corredores do Teatro Amazonas, no andar superior, até o Salão Nobre, projetado para receber os frequentadores durante os intervalos das apresentações, e onde há incríveis painéis do artista italiano Domenico De Angelis, entre eles um retratando Ceci e Peri, da Opera Il Guarani, de Carlos Gomes.  

Há, ainda, uma maquete do teatro feita com 30 mil peças de Lego, e o grande momento da visita, quando se tem acesso ao antigo camarim dos artistas, com figurinos, móveis e objetos da época. 

O tour certamente não vai fazer a cabeça de crianças pequenas, que devem ficar entediadas com tantos detalhes históricos: para elas, vale conferir o calendário do teatro que oferece, vez por outra, em datas comemorativas como Dia das Crianças e férias, programação especial com apresentações e oficinas direcionada aos pequenos. 

#Dica FamilyTrippers: Mesmo se não fizerem a visita guiada, vale à pena checar a programação, algumas vezes gratuita, para entrar no teatro e apresentar às crianças, o esplendor deste monumento de 125 anos. 

Para uma experiência ainda mais impactante, o Hotel Juma Opéra tem piscina com vista para o Teatro!

Leia também a nossa matéria de capa da 1a edição da nossa Revista Digital: Amazônia, uma viagem em família pela maior floresta do mundo

Rolar para cima
Pular para o conteúdo