Family Trip Magazine

Publicidade

Tiradentes com crianças  

Lugar para reviver momentos da história do Brasil, conhecer a arte barroca, comer muito bem e viajar no tempo

Por: Redação

Tem muita gente que pensa: nossa, não vale a pena levar crianças para destinos históricos, eles não vão aproveitar. É verdade que pode ser preciso adaptar a programação, fazer concessões, mas viajar pela história, além de cultura, fornece grande material para a imaginação dos pequenos. 

E o Brasil é um país repleto de possibilidades nesse sentido. Se você (e seus filhos) são iniciantes nesse tipo de viagem, vale começar por um dos mais belos redutos brasileiros: as cidades históricas mineiras, mais especificamente Tiradentes, capaz de conduzir a uma jornada no tempo e, o melhor de tudo, fazê-la a bordo de uma charrete. Isso mesmo, é possível desbravar a pequena cidade em um carro puxado por cavalos, ou mesmo a pé – atenção: o chão de paralelepípedos pode ser um desafio para carrinhos ou crianças que ainda não andam tão bem. 

Praça das Forras:

O lugar mais central da cidade, largo onde antigamente os escravos eram alforriados, é um lugar para explorar, com seus restaurantes, bares e lojinhas no entorno. Os restaurantes da cidade, especialmente os de comida típica, são de encher os olhos (e a barriga). 

Igreja de Tiradentes:

Instalada no ponto mais alto da cidade, é uma espécie de estandarte histórico, e cujo interior guarda preciosas peças de arte barroca. Vale a pena visitar com um guia.

Casa de Bonecos de Tiradentes:

Muitos artistas vivem na região e há vários espaços dedicados às artes. Em uma construção antiga, a Casa de Bonecos oferece apresentações de teatro de marionetes. Bem em frente ao lugar há um café-restaurante com espaço kids. 

Publicidade

Museu de Liturgia:

O lugar guarda uma coleção de peças restauradas, abandonadas no acervo das igrejas da cidade. Há recursos multimídia e um programa voltado só para crianças, o verdadeiro sentido de aprender se divertindo. 

Casa Torta em Bichinho:

À 20Km de carro de Tiradentes, fica Bichinho, uma vila cheia de lojas de artesanato, comida boa feita no forno à lenha no Tempero da Ângela e brincadeiras na Casa Torta, uma brinquedoteca muito lúdica e especial, que lembra os tempos de infância.

Passeio de Trem:

Para fechar com chave de ouro, faça o passeio de Maria Fumaça entre Tiradentes e São João Del Rey, uma forma de vivenciar o passado no melhor estilo. 

Vale saber que, como se trata de uma cidade turística, a maior parte da programação só acontece de quinta a domingo ou aos finais de semana. E é tudo super concorrido, por isso vale planejar com antecedência.

Hotel
Santíssimo Resort: uma das melhores opções da cidade para quem viaja com filhos pela estrutura completa. Tem piscina e piscina infantil, parquinho, um spa, restaurantes. Não tem o charme de outros hotéis instalados em propriedades históricas (em geral lindos, mas mais voltados para o romance), mas tem conforto e facilidades Diárias a partir de R$531. Reservas aqui.

Para fazer um programa diferente e dormir dentro de um vagão de trem: Pousada Trem do Imperador.  

#DicaFamilyTrippers: Caso estejam de férias, vale se programar para dormir em Brumadinho e conhecer Inhotim, o museu moderno a céu aberto. Fica a 3h de carro de Tiradentes. 

Rolar para cima
Pular para o conteúdo